sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Portugal | Passos Coelho pode voltar, diz Miguel Descredibilizado Relvas na TSF


Miguel Relvas diz que Passos pode voltar "se as novas gerações falharem"

Miguel Relvas não exclui que Passos Coelho possa voltar a candidatar-se à liderança do PSD mas só se as novas gerações falharem. O ex-dirigente olha para Luís Montenegro como um ativo importante da nova geração, considera que "foi corajoso" mas preparou-se mal.

Numa manhã de nevoeiro ou noutro dia qualquer. Poderá Passos Coelho voltar a um lugar onde já foi feliz? "Não está inibido" , responde Miguel Relvas. E se há alguém que conhece o ex-primeiro ministro é o homem que o ajudou a chegar à liderança do partido e que o acompanhou no governo. Nem Passos Coelho, "nem Paulo Portas", explica o ex-secretário geral do PSD, que num olhar retrospetivo, faz uma avaliação "muito positiva do que fizeram pelo país."

Mas em que circunstâncias pode Passos voltar ao PSD? Relvas acredita que esse cenário só se coloca "se as novas gerações não estiverem à altura das suas responsabilidades e se não forem capazes de se assumirem", afirmou no programa da TSF, "Às Onze no Café de São Bento."

Um cenário pouco provável, acrescenta Miguel Relvas, já que "o centro-direita e a direita têm dois ativos que, a qualquer momento, podem ajudar (o partido) a recuperar: Miguel Pinto Luz e Luís Montenegro."

Para já, foi Luís Montenegro que marcou uma posição ao desafiar Rui Rio. E "fez bem", considera Miguel Relvas, que elogia o "ato corajoso" do ex-líder da bancada do PSD, ainda que lhe aponte um crítica: "devia ter-se preparado melhor."

Ainda assim, Relvas considera que a experiência pode ser útil a Montenegro no futuro. "Gostaria que as novas gerações tivessem a sua oportunidade." É a lei da vida, sublinha Relvas: "os que saem só voltam se os que lhes sucedem, falharem."

Para os mais velhos - em idade e na política - haverá sempre outros lugares, considera Miguel Relvas: "Passos Coelho pode vir a ser um candidato a Presidente da República, nos próximos anos, ou Marques Mendes", conclui.

Sandra Xavier | Sandra Xavier | TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana