sábado, 9 de fevereiro de 2019

JANEIRO INTEGRAL – I



1- Em Janeiro de cada ano que passa há bastos motivos para se dar a conhecer as raízes e a trilha dum tão telúrico quão silenciosamente devotado movimento de libertação que se distende desde princípios do século XIX até nossos dias e se alimenta aparentemente em segredo, ou em clandestinidade, de acumulação de resistências que repetem, geração após geração, a “eterna” ânsia de futuro que espreita em cada quadro insolúvel das contradições humanas existenciais.

A contradição essencial entre opressores e oprimidos a humanidade não conseguiu resolver, apesar das aquisições produtivas da revolução industrial e da revolução das novas tecnologias, por que com o rótulo da civilização se permitiu o abismo entre as classes sociais, o abismo no crescimento das desigualdades, o abismo nas múltiplas assimetrias culturais, o abismo nos desequilíbrios que acarretam o fim de tantas espécies, o abismo nos relacionamentos internacionais apesar de tantas bandeiras emancipadoras patentes nos mastros da tão pouco convincente Organização das Nações Unidas.

É do fundo desse abismo que espreitam continentes inteiros em sua ânsia de liberdade, de independência e de seu quinhão de soberania, com toda a legitimidade que isso implica, devassa fora nos relacionamentos internacionais.

Ao colocar-se a questão dum poder global adquirido nos termos da revolução industrial e das novas tecnologias em tão poucas mãos, refinando nesse sentido todos os processos produtivos e implicando-os até à exaustão na fome do lucro, chegou-se finalmente a um opressivo apagar da história, um opressivo apagar do respeito devido à humanidade em termos da sua tão diversificada antropologia cultural, uma lesão crescente do planeta que gerou repercussões incalculáveis no meio ambiente, no clima e nas condições de vida tal qual ela tem sido conhecida, ou ainda no que um contexto dessa natureza provoca em relação à mentira continuada dos que contam narrativas em função dos interesses dos poderosos e se autoconvencem que com isso impedem a dialética de pensamento e de acção que anima o resto da humanidade.

Tudo isso é feito apesar (ou a propósito) do concurso de democracias que tantas vezes têm servido para todo o tipo de representativas e ilusórias cosméticas de conjuntura e ocasião, ao invés de buscarem consensos com integração de todo o tipo de articulações participativas dando espaço ao protagonismo possível mas tão poucas vezes tentado dos exercícios democráticos mais amplos e abrangentes.

Muitos esquecem-se que com a legalidade dos poderosos não se apaga o campo enorme da legitimidade dos fracos e dos oprimidos, nem a advocacia de sua ânsia de solidariedade, de liberdade e de futuro e por isso os que servem os poderosos, ficam tentados à (exclusiva) representatividade a todo o custo, com todo o seu arsenal de instrumentos burilados por processos inquinados de civilização, que não conseguem chegar à necessária e constante crítica de barbárie para alguma vez se poder avançar justamente na lógica com sentido de vida que ilumina desde suas origens o moderno movimento de libertação e sua sequência, também ela legítima por que conduz à luta contra o subdesenvolvimento.

O movimento de libertação, a sua ética e a sua moral por via da lógica com sentido de vida, anima-se a partir de dolorosos contraditórios históricos e antropológicos, agora ainda mais quando se tornou obrigatória a acção em prol da sobrevivência da espécie e do próprio planeta.

Martinho Júnior - Luanda, 5 de Fevereiro de 2019

Ilustração: quadro de Malangatana e sua visão humanamente integral de África, berço da humanidade.

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