sábado, 6 de abril de 2019

Assange vai continuar na embaixada do Equador em Londres. Até quando?


Foi o site da Wikileaks que denunciou a intenção do governo equatoriano de expulsar da sua embaixada em Londres Julian Assange, a quem em 2012 concederam asilo político e por ali se mantém desde então.

Vem agora o MNE do Equador esclarecer que Assange continuará como refugiado na embaixada,  em Londres, advertindo o australiano para respeitar as regras e manter o respeito pelo país de acolhimento, porque ninguém "está acima da lei", é referido em Notícias ao Minuto.

No referido site podemos ler em desenvolvimento:

"Nenhuma pessoa sob a jurisdição do Equador está acima da lei", sublinhou na sexta-feira o Ministério das Relações Exteriores daquele país sul-americano, ressalvando, contudo, que irá manter o asilo ao australiano, que também tem nacionalidade equatoriana.

 
O Ministério das Relações Exteriores rejeitou no seu texto, como aconteceu horas antes nas redes sociais o ministro da tutela, José Valencia, os "falsos relatos que circularam" na internet sobre o fim de asilo diplomático para Assange e um pretenso acordo com o reino Unido para o deter.

"O Equador deseja reiterar mais uma vez que se aplicam ao caso do Sr. Assange as disposições pertinentes do direito internacional" sobre o asilo, mas salienta que na legislação também existem "obrigações a acatar, às quais será exigido respeito a todo o momento", pode ler-se no comunicado.

O governo também salientou que a concessão de asilo diplomático "é um poder soberano do Equador, que, portanto, tem o direito de conceder ou terminar quando considerado justificado e sem consultar terceiros".

"Ao emitir informação que distorce a verdade, o asilado e seus parceiros, mais uma vez expressam ingratidão e desrespeito para com o Equador, em vez de se mostrar agradecido para com o país que já recebeu há quase sete anos", acrescenta-se na nota.

O Equador fez "despesas significativas para pagar a sua estadia na embaixada [em Londres], que apoiou sua grosseria" e que "paradoxalmente", Assange processou o país "por adotar um protocolo de coexistência para impedir que os seus atos de mau comportamento se repitam no futuro", frisou o governo.

O portal WikiLeaks alertou esta semana que Assange seria expulso da embaixada dentro de "horas ou dias", informação que teria sido revelada por uma alta fonte do Estado equatoriano.

A mesma informação dava conta de um alegado acordo com o Reino Unido para que se procedesse à sua detenção.

Alguns dos simpatizantes do australiano reuniram-se à frente da embaixada com sinais de apoio.

O australiano refugiou-se na embaixada equatoriana na capital britânica em 2012 para evitar sua extradição para a Suécia, que solicitou que Assange se entregasse por supostos crimes sexuais.

Em 2010, o WikiLeaks divulgou mais de 90.000 documentos confidenciais relacionados com ações militares dos EUA no Afeganistão e cerca de 400.000 documentos secretos sobre a guerra no Iraque.

Naquele mesmo ano foram tornados públicos cerca de 250.000 telegramas diplomáticos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que embaraçou Washington:

Assange receia que se deixar a embaixada do Equador as autoridades do Reino Unido podem extraditá-lo para os EUA, onde poderia enfrentar acusações de espionagem que poderiam condenar a prisão perpétua.

Lusa | em Notícias ao Minuto

Uma "zanga" ou pretexto para entregar Assange aos EUA?

Analistas concluem que a denúncia atempada de Wikileaks e a movimentação reativa da ONU, sobre a presumível expulsão de Assange da embaixada em que se encontra refugiado, fez recuar o governo do Equador.

É opinião generalizada que “o plano era o da expulsão e logo de seguida, após sair da embaixada, ser detido a mando do governo britânico de May, para de seguida ser extraditado para os EUA, que sobre Assange guardam sede de vingança pelas suas revelações de há anos atrás. Com base nessa sua atividade.” Concretamente por Wikileaks revelar ao mundo os “podres” absolutamente condenáveis das administrações norte-americanas e militares.

Sabe-se que por agora Assange continuará refugiado na embaixada do Equador em Londres. Até quando? E quando será cumprida a secreta promessa do atual governo do Equador aos EUA possibilitando que Assange seja capturado pelos EUA, como alegadamente foi referido por alto funcionário do executivo equatoriano?

Redação PG com NM | Foto: Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana