segunda-feira, 6 de maio de 2019

Um alerta sem precedentes: há um milhão de espécies em risco de extinção


Há oito milhões de espécies de animais, plantas e insetos no planeta terra. Um milhão está em risco de desaparecer.

Há um número "sem precedentes" de espécies em risco de extinção: um milhão. O alerta é da Plataforma Intergovernamental de Política Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistémicos (IPBES), num estudo com 145 autores de 50 países.

Pelo menos 680 espécies com coluna vertebral já foram extintas desde 1960 e muitas outras correm o risco de desaparecer próximas décadas".



O impacto das alterações climáticas e a procura insustentável do crescimento económico são apontados como os principais responsáveis pelos danos exercidos pela civilização moderna no mundo natural.

"A essencial e interligada rede de vida na terra está a ficar cada vez mais pequena", alertou um os corresponsáveis pelo estudo divulgado esta segunda-feira, Josef Settele, citado pela Reuters.

Apenas uma transformação drástica e à escala mundial do sistema económico e financeiro poderia reverter a situação, mas "não é tarde demais", destaca Robert Watson, presidente da IPBES, organização que colabora com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climática das Nações Unidas.

Carolina Rico | TSF | Foto Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana