Ruben de Carvalho |
Pedro Tadeu | Diário de Notícias
| opinião
Milhares de vezes, quando aquele
número aparecia no mostrador do meu telemóvel, soava no auscultador a voz do
Ruben de Carvalho: "Olá Pedro, estás bom?... Olha lá, como é a tua vida
hoje?".
Por causa dos telefonemas do
Ruben, desde que o conheci, em 1983,
a minha vida profissional incluiu o jornal
"Avante!", a Festa do "Avante!", a Telefonia de Lisboa, o
Lisboa 94, e lembro-me lá agora de tantas outras coisas que fiz com ele, de
tantas outras coisas que fiz para ele, de tantas outras coisas que fiz por
causa dele. Ruben de Carvalho foi meu chefe.
Por causa dos telefonemas do
Ruben, tive milhares de horas de conversa, milhares de jantares, milhares de
discussões sobre política, história, sociologia, arte, música, relações
humanas. Ruben de Carvalho foi meu mestre.
Por causa dos telefonemas do
Ruben fui obrigado a estudar livros que ignorava, a ouvir discos que
subestimava, a saber duvidar de certezas absolutas, a procurar questionar as
minhas convicções para encontrar boas respostas sobre novos problemas, a
recusar dogmas e lugares-comuns mas, ao mesmo tempo, a respeitar os milhares de
anos de saber acumulado pela humanidade. Ruben de Carvalho ensinou-me a pensar.
Por causa dos telefonemas do Ruben
conheci de perto dezenas de pessoas extraordinárias: a incrível companheira
dele, a jurista Madalena Santos (que, aliás, nos apresentou); a Ivone Dias
Lourenço; o grafista e desenhador José Araújo; o músico, musicólogo e
realizador de TV e rádio, Manuel Jorge Veloso; os jornalistas João Chasqueira,
Anabela Fino, Carlos Nabais, Domingos Mealha, Henrique Custódio e Leandro
Martins; a Noémia; o apresentador Cândido Mota, o locutor Mário Dias...
Ruben de Carvalho foi ponto
central e completou a circunferência do meu círculo de relações pessoais. Ruben
de Carvalho foi meu amigo.
Contactei com importantes
dirigentes comunistas que me impressionaram: António Dias Lourenço, Carlos
Brito, Domingos Abrantes, Carlos Carvalhas e, claro, Álvaro Cunhal. Ruben de
Carvalho foi meu camarada.
A biografia do Ruben é
impressionante.
Foi militante comunista, logo
durante a ditadura fascista, antes do 25 de abril; conspirou e lutou contra o
regime.
Esteve nos movimentos unitários,
da candidatura presidencial de Humberto Delgado às candidaturas eleitorais da
CDE; esteve no apoio ao aparelho clandestino do PCP.
Foi preso político seis vezes.
Foi um jovem jornalista que
chegou precocemente a subchefe de redação de um grande jornal diário, o
"Século".
Fez a guerra colonial em Angola
como enfermeiro, decidindo não dar "o salto" para o estrangeiro, mas
encontrando uma forma de estar no exército português que não violentasse a sua
solidariedade com os movimentos de libertação.
Fez a revista "Vida
Mundial", que abriu uma janela de luz na informação opaca da época.
Foi chefe de gabinete de um
ministro no primeiro governo da democracia.
Fez a primeira redação legal do
"Avante!". Até construiu mobiliário, pois adorava o trabalho manual -
não era acaso o brinquedo preferido em criança ter sido o das construções em
Meccano.
Esteve no centro da criação da
"Carvalhesa", o hino sem letra que tantos trauteiam nas campanhas
eleitorais da CDU.
Fez, desde 1976 até hoje, a
organização dos espetáculos da Festa do "Avante!".
Fez uma rádio local chamada Telefonia
de Lisboa que o cavaquismo, assustado, fechou ilegalmente, como o tribunal
administrativo veio a confirmar numa sentença tardia sobre um concurso para
novas frequências de rádios.
Fez parte do comissariado do
Lisboa 94, Capital Europeia da Cultura - e isso fez dele, contava com ironia,
um dos comendadores da nação, com direito a medalha e tudo.
Fez trabalho parlamentar como
deputado eleito por Setúbal.
Foi um vereador empenhado na
câmara de Lisboa.
Escreveu, publicou e ajudou a
editar várias obras de referência sobre o fado. Lutou muito contra a ideia de
que o fado era uma música "salazarenta", como alguma esquerda, mais
tonta, logo a seguir à Revolução dos Cravos, crismara o género popular.
Esteve sempre no centro do debate
político; publicou milhares de artigos de jornal na "A Capital",
"Diário de Notícias", "Público", "Expresso",
"Sábado", "24horas", entre outros.
Foi comentador regular na SIC e
na RTP.
Fez dois programas na Antena 1
que se tornaram referência na rádio portuguesa e demonstram publicamente a sua
personalidade culta, pluralista e tolerante: com Iolanda Ferreira o
"Crónicas da Idade Mídia"; com Rui Pego e Jaime Nogueira Pinto, o
"Radicais Livres".
Fazer, construir, deixar obra
feita num contexto de trabalho coletivo - este era o seu projeto pessoal.
É nesse sentido que deveríamos
entender o seu maior legado: o da Festa do "Avante!".
A própria ideia inicial da
organização da Festa, inspirada em festas similares de partidos comunistas,
como o italiano e o francês, tinha como pressuposto o envolvimento coletivo de
milhares de militantes comunistas na organização de um projeto político e
cultural que demonstrasse, numa pequena cidade improvisada, o modelo de
sociedade igualitária que o PCP defende. A Festa não é, portanto, obra de um
indivíduo, é obra de um coletivo.
Com o engenheiro Fernando Vicente
e o artista plástico Rogério Ribeiro, o Ruben moldou a forma técnica e estética
inicial que milhares de camaradas seus desenvolveram, fizeram evoluir e
construíram em vários terrenos e espaços, desde os pavilhões da antiga FIL, na
rua da Junqueira, à atual Quinta da Atalaia, no Seixal.
A organização dos espetáculos, a
sua tarefa central na Festa do "Avante!", suscitou-me há alguns anos
estas palavras:
"Com ele aprendi ser sempre
mais difícil decidir quem atua a meio da tarde do que escolher quem encerra a
noite. Vi como era preciso ter coragem para dizer não a músicos ligados ao PCP,
que caíam na tentação de querer transformar a festa de todos numa coutada
exclusiva.
"Aprendi como se fabricam as
grandes ideias e as dezenas de horas de discussão redonda, esgotantes, que é
preciso ter para lá chegar. Vi como surgiram os filões das músicas brasileiras,
folk ou africana, sempre um pouco à frente das modas em que elas depois se
transformaram, e registei como aconteceu a que agora é marca definitiva do
evento: o grande concerto de música clássica.
"Na Festa do Avante!
ensinaram-me, como a muitos outros, o essencial do que me transformou num
profissional bem-sucedido: é preciso entender o quadro geral de um problema e
dar importância aos detalhes que fazem a diferença".
A Festa do "Avante!" é
também relevante porque criou uma indústria: foi lá que se formou a primeira geração
de técnicos e de produtores que tornaram os concertos e festivais de verão uma
banalidade, que antes não existia em Portugal.
O Ruben foi sempre um intelectual
ao serviço da classe operária. Era um génio que não acreditava nos golpes de
génio, que acreditava cegamente no trabalho de equipa.
Há uma dezena de anos estivemos
cerca de 20 minutos chateados.
Num fim de semana que passámos
juntos, discutíamos as mudanças no mundo da comunicação que a internet trouxe.
Às tantas fiz uma catilinária sobre a "burrice" da esquerda que
deixava para a direita e para o PS o domínio ideológico dos "blogues"
e das redes sociais. Ele, zangado (ui!, como era bravo...), espantava-se
comigo: como é que eu, militante comunista, defendia a utilização de uma forma
de comunicação que, pela sua natureza atomizada, promove o individualismo, o
egocentrismo, a vaidade pessoal, o desprezo pelo outro? "Vamos mas é fazer
bons sites coletivos, deixa lá isso dos blogues e dos Facebooks que isso é para
quem tem a mania de ser vedeta..."
Ruben de Carvalho era um
intelectual ao serviço da classe operária. Um revolucionário. Foi essa a missão
que cumpriu na vida.
Olho para o telefone, depois de
receber a notícia da morte do Ruben de Carvalho, o homem mais impressionante
que conheci.
Não evito a comoção e
pergunto-me: sem Ruben, como é a minha vida hoje?...
Um grande beijo, Madalena.
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