quinta-feira, 13 de junho de 2019

Morreu Isaura Borges Coelho, antifascista que lutou pelos direitos das enfermeiras


Figura da resistência ao fascismo, lutou pelos direitos das mulheres, nomeadamente, pelas enfermeiras, profissão que exerceu. Foi presa e torturada pela PIDE. Casou-se no Forte de Peniche com António Borges Coelho

Isaura Assunção da Silva Borges Coelho morreu na terça-feira, dia 11 de junho, aos 93 anos. A notícia foi avançada esta quarta-feira pelos jornais Sul Informação e Tornado. Resistente antifascista, lutou pelos direitos das mulheres, pela liberdade, democracia e foi presa e torturada pela PIDE - Polícia Internacional e de Defesa do Estado.

Na sua atividade contra o regime de António de Oliveira Salazar, destaca-se a luta pelos direitos das enfermeiras - profissão que exerceu - em poderem casar livremente. Recentemente, foi galardoada pelo município de Portimão com o título de cidadã benemérita e com a Medalha de Honra. Em 2002, pela sua luta pela democracia, liberdade e igualdade de direitos, recebeu do então Presidente da República, Jorge Sampaio, a condecoração da Ordem da Liberdade.

Portimão manifesta "voto sentido de pesar"

Isaura Borges Coelho nasceu em Portimão, a 20 de junho de 1926, frequentou a escola de enfermagem Artur Ravara e começou a exercer a profissão no Hospital dos Capuchos.

A Câmara Municipal de Portimão já manifestou publicamente "um voto sentido de pesar e de respeito profundo, muito sincero, pela memória de tão ilustre portimonense".

Na biografia disponibilizada pela autarquia, lembra-se que Isaura Borges Coelho cedo começou a lutar "pela melhoria das condições de trabalho e dos cuidados de saúde nos hospitais".

Encabeçou um abaixo-assinado dirigido ao presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar, ao Cardeal Cerejeira e ao enfermeiro-mor dos hospitais quando teve conhecimento que 12 colegas enfermeiras do Hospital Júlio de Matos "foram despedidas, por terem casado sem autorização".

"Recolheu centenas de assinaturas para exigir a liberdade de casamento para as enfermeiras". Pedia a revogação do artigo 60 do decreto-lei nº 28794, de 1 de Julho de 1938, que exigia que para os lugares de enfermeiras e também para os de empregadas domésticas só poderiam "ser admitidas mulheres solteiras e viúvas, sem filhos".

Casou-se no Forte de Peniche com António Borges Coelho

Um gesto que lhe valeu a prisão. Em 1953, quando se dirigia para a sede do Movimento de Unidade Democrática (MUD) Juvenil "é presa juntamente com outros jovens, posteriormente libertados. Ficou em prisão preventiva". Os agentes da PIDE identificaram-na como "a casamenteira".

Durante o tempo que esteve presa, Isaura Borges Coelho, "foi sujeita ao regime de isolamento, brutalmente espancada e arrastada pelos cabelos".

Em junho de 1954, o MUD Juvenil denunciava a situação num dos seus comunicados: "Com Isaura Silva, no banco dos réus, estão as enfermeiras e a juventude de Portugal".

"Passou quatro anos na prisão. Tinha sido condenada 'apenas' a dois anos de prisão maior, à perda de direitos políticos por quinze anos", descreve a biografia divulgada pela câmara de Portimão. Encarcerada, chegou a pesar 30 quilos. Foi libertada em 1956.

Exerceu, até à reforma, o cargo de enfermeira-chefe do Serviço de Prematuros da Maternidade Alfredo da Costa, onde foi igualmente delegada sindical dos enfermeiros.

Casou-se com António Borges Coelho no Forte de Peniche, onde o futuro historiador estava a cumprir uma pena de prisão.

O funeral realiza-se na sexta-feira, às 13:30, no Centro Funerário de Cascais da Servilusa, onde decorre o velório, a partir das 18:00 desta quinta-feira, segundo o jornal Público.

Diário de Notícias

Imagem em DN | © Fotografia de Isaura Borges Coelho facultada pela própria à página do facebook - Antifascistas da Resistência (@FascismoNuncaMais)

Sem comentários:

Mais lidas da semana