sexta-feira, 26 de julho de 2019

Benfica | Venda de João Félix: "Não será negócio de lavandaria?"


Casos e descasos agora no futebol mantêm a sensação de corrupções e lavagens de dinheiro perante a opinião pública. Correm milhares de milhões  de euros entre as grandes equipas a coberto de transferências de jogadores e o convencimento de muitos cidadãos é que “onde há milhões podem existir outras “confusões”. Isso é voz popular, talvez até imaginação fértil ou as chamadas teorias da conspiração. Como sempre: não basta dizer, há que provar. Mas para isso não faz sentido calar quem diz que sabe e pode contribuir para provar, porque assim a suspeição cresce, prejudicando e não dignificando os visados no diz que diz – provavelmente falso e doentio.

No caso João Félix, do Benfica, os milhões levaram-no tão imberbe para um clube espanhol, apesar de fazer um jeitão no Benfica. Ali, no clube que o “criou para o estrelato”, nem o deixaram crescer convenientemente e decerto vendê-lo por muitos mais milhões. Prováveis questão de “tesouraria” ditaram a sua venda precoce. O que foi considerado estranho por muitos benfiquistas e de outros clubes ou simplesmente apreciadores do desporto. A isso pesa a suspeição de corrupção nos clubes de futebol em Portugal.

A eurodeputada Ana Gomes falou do assunto. Incisiva, como sempre, por conta própria. No Benfica, Vieira, meteu no mesmo saco o Partido Socialista... Foi assim, é assim, que as “tricas” andam pela comunicação social sobre o caso dos milhões que recheiam a transferência do muito jovem João Félix para o Atlético de Madrid.

Põe-se a questão sobre o que saberá Ana Gomes sobre os meandros alegadamente “negros” do futebol nacional? E se tais eventuais “conhecimentos” não estarão relacionados com seus contactos e tomadas de posição, assim como declarações, do caso Rui Pinto, o ‘haker’ detido em Portugal por revelar alegada corrupção no futebol nacional e transnacional. Em prisão à ordem do tribunal e impossibilitado de colaborar com polícias e investigações no estrangeiro subordinadas ao mesmo tema e casos de alegadas ilegalidades cometidas por grandes clubes e gentes ligados à modalidade dos milhares de milhões.

Que vença o melhor, a transparência e a legalidade.

Da Lusa, em Notícias ao Minuto, a prosa em que a protagonista tenta, provavelmente, atirar mais uma pedrada no charco.

Redação PG




Corrupção no futebol? -- Ana agradece ao presidente do PS por "esclarecer o óbvio"

Ana Gomes disse hoje que o presidente do PS se limitou a "esclarecer o óbvio", quando assinalou que as declarações da ex-eurodeputada sobre a transferência do futebolista João Félix refletem uma posição pessoal e não vinculam o partido.

"Agradeço ao presidente Carlos César o afã de esclarecer o óbvio: não represento o PS e o que digo e escrevo só me vincula. Sendo socialista, e não apparatchik, não abdico de dar uso à minha cabeça... Já César, usa o que pode face a Vieira: a César, o que é de César", escreveu Ana Gomes na conta oficial no Twitter.

Na quinta-feira, Carlos César esclareceu que as opiniões de Ana Gomes "refletem apenas uma posição própria e pessoal que, tal como em muitos outros casos, não vincula o PS", em resposta a uma carta que lhe foi enviada pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, datada de 11 de julho.

O presidente do PS observou que o partido "não tomou qualquer posição institucional sobre o objeto das afirmações" de Ana Gomes, depois de Luís Filipe Vieira ter pedido a Carlos César que dissesse se as declarações públicas da ex-eurodeputada sobre a transferência de João Félix para o Atlético Madrid refletiam a opinião do partido.

"Vimos solicitar a V. Exa. que o PS, com a brevidade possível, e através da sua Direção, esclareça de forma a não subsistirem publicamente quaisquer potenciais equívocos, se as declarações proferidas por Ana Gomes refletem a opinião do partido ou se, ao invés, tais declarações não merecem senão rejeição e repúdio por parte do partido", indica a carta enviada a Carlos César, a que a Lusa teve acesso.

O Benfica já tinha anunciado que iria processar Ana Gomes devido a um comentário na rede social Twitter, em que questiona se a venda do futebolista João Félix "não será negócio de lavandaria".

A frase em causa foi escrita em 27 de junho, em resposta a um 'tweet' de um jornalista da revista Sábado, que se interrogava sobre a transferência de avançado internacional português por 120 milhões de euros para o Atlético de Madrid.

"Um jogador de futebol com apenas 19 anos, que jogou meia época num campeonato de terceira categoria, e que aí se revelou, é vendido por 120 milhões de euros, naquela que é a quarta maior transferência de sempre. Ainda não li uma explicação racional, e fundamentada, para isto", comentou o jornalista.

Ana Gomes reagiu, deixando uma interrogação: "Não será negócio de lavandaria?".

O Benfica considerou que aquele comentário conotava a transferência de João Félix "com uma operação de lavagem de dinheiro/branqueamento de capitais".

Notícias ao Minuto | Lusa | Foto: Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana