sexta-feira, 26 de julho de 2019

Moçambique | Processo-crime contra jornalistas de Cabo Delgado devolvido à procuradoria


O Tribunal Judicial da província de Cabo Delgado devolveu ao Ministério Público  o processo-crime contra os jornalistas de Amade Abubacar e Germano Adriano,  da Radio Comunitária de Nacedje em Macomia, para que remeta uma acusação definitiva ou para abster-se de acusação.

A informação foi confirmada hoje, 25 de Julho, depois da instrução contraditória dos dois arguidos, onde o Ministério Público e um dos quatro declarantes  estiveram ausentes  por razões desconhecidas.

No final da audiência que durou cerca de meia hora, o advogado dos jornalistas não concedeu entrevista e recomendou à imprensa a contactar o Misa Moçambique, uma organização de jornalistas para África Austral, a entidade que oficialmente está a patrocinar a defesa dos arguidos.

Amade Abubacar que foi detido a 5 de Janeiro deste ano na vila de Macomia, e Germano Adriano, em Fevereiro, e postos em liberdade desde 23 de Abril último, de acordo com o processo 27/2019, são acusados de terem desonrado as Forças de Defesa e Segurança e de instigação a crimes relacionados com os ataques armados em Cabo Delgado com uso de meios informáticos.

A instrução contraditória dos dois jornalistas foi adiado por três vezes, alegadamente devido ausência de dois dos 4 declarantes do processo e  devido a um erro cometido pelo escrivão do Tribunal Judicial da província de Cabo Delgado.

Hizidine Achá | O País

Sem comentários:

Mais lidas da semana