quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Governo timorense reafirma apoio ao setor dos media públicos e privados


Díli, 31 jul 2019 (Lusa) -- O Governo timorense reafirmou hoje o seu compromisso em continuar a apoiar e reforçar os media públicos e privados, incluindo no uso correto das línguas oficiais (tétum e português), para garantir mais informação e de maior qualidade.

"Vamos continuar a apoiar e reforçar os media públicos como os media privados. Vamos dar prioridade ao apoio à agência de notícias de Timor-Leste, a Tatoli", disse hoje o secretário de Estado da Comunicação Social, Merício Acara.

A estratégia do Governo para o setor incluirá apoio ao Conselho de Imprensa, apoio para infraestruturas físicas, técnicas e humanas, estando a preparar já o esboço de uma lei para regular o setor da comunicação audiovisual.

 O Governo quer ainda continuar a reforçar a formação de jornalistas, para a "diversificação e fortalecimento do setor", com mais cooperação que ajude a "potenciar e otimizar o uso correto das línguas oficiais pelos jornalistas" e junto da comunidade.

Merício Akara falava na cerimónia que assinalou o 3.º aniversário da agência de noticias timorense, a Tatoli, que o Governo quer transformar num instituto público.

Akara apelou aos jornalistas da Tatoli para continuarem a trabalhar para fortalecer a qualidade do trabalho da Tatoli, promovendo "jornalismo de desenvolvimento e jornalismo de paz".


Do lado do executivo, disse, o Governo está a avançar para transformar a agência num instituto público com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, arrancando com as obras do que será o novo edifício da Tatoli.

José da Costa, presidente Tatoli desde dezembro de 2018, saudou os fundadores da agência, considerando que foi uma "ideia visionária" para criar uma fonte oficial do Estado "credível e profissional".

"Procurámos responder às expectativas do público, o que nem sempre foi possível tendo em conta as condições do país", disse.

José da Costa reconheceu as carências com que a agência se depara, em termos técnicos, humanos e até de espaço -- atualmente opera no Palácio do Governo, em Díli -- mas falou do "orgulho" face à equipa de jornalistas e técnicos que têm dado o seu melhor pela agência.

"Queremos continuar a desenvolver e cumprir as expectativas de todos, prestando um serviço publico, profissional, credível, com rigor, qualidade e produção noticia", frisou ainda.

A agência arrancou em 2016 -- batizada com o nome de ANTIL (Agência de Notícias de Timor-Leste) -- e mudou de nome para Tatoli em março de 2017, sendo o segundo órgão público de comunicação social do Estado, depois da Rádio e Televisão de Timor-Leste (RTTL).

A Tatoli conta atualmente com uma equipa de cerca de 30 redatores, tendo ampliado significativamente a sua cobertura noticiosa, ainda que predominantemente apenas em tétum, sendo que a cobertura em português, a outra língua oficial de Timor-Leste, continua a ser escassa.

ASP // SB

Sem comentários:

Mais lidas da semana