quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Secretário da CPLP participa nas cerimónias dos 20 anos do referendo em Timor-Leste


Lisboa, 01 ago 2019 (Lusa) - O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) visita Timor-Leste no final de agosto, onde participará nas cerimónia do 20.º aniversário do referendo que determinou a independência do país, confirmou o próprio à Lusa.

"Houve um convite [do ministro dos Negócios Estrangeiros timorense] para eu estar presente nas cerimónias do vigésimo aniversário do referendo [pela autodeterminação e independência do país]". (...) De forma, que, com muito gosto, regresso a Timor", disse o embaixador Francisco Ribeiro Telles, em declarações à Lusa.

"Uma deslocação que será aproveitada também para ter alguns encontros bilaterais e fazer uma visita oficial ao país, tal como já fiz a Angola, Cabo Verde, Moçambique e Brasil, onde estive na tomada de posse do Presidente Jair Bolsonaro", acrescentou o diplomata, garantindo que até ao final do ano visitará os restantes Estados-membros da CPLP.

"A situação e a cooperação de Timor-Leste na CPLP, que irá indicar o próximo secretário-executivo" da organização, bem como "o ensino do português no país, e das dificuldades que este está a ter" serão, segundo o diplomata, assuntos a serem debatidos nos encontros que espera ter com o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros timorenses.

Aliás, admitiu o diplomata, a discussão "será muito centrada no ensino e na promoção da língua portuguesa".


Sublinhando que na reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da organização, que decorreu, em julho, no Mindelo, em Cabo Verde, "foi registada com muito agrado a doação que Timor-Leste fez, de um milhão de dólares, para o Fundo que a CPLP criou para apoiar Moçambique", Ribeiro Telles adiantou que este também será um tema falado.
A visita de Ribeiro Telles decorrerá de 26 de agosto a 02 de setembro.

No convite que dirigiu ao secretário-executivo da CPLP, o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Timor-Leste, Agio Pereira, sublinhou o contributo da organização para a história do país.

"A CPLP é um parceiro ativo de Timor-Leste e um ator importante nos momentos mais difíceis da nossa história, num trabalho continuo a favor da paz e do desenvolvimento do país, no benefício maior de uma forte relação multilateral, de fraterna amizade e cooperação em várias áreas da governação", afirmou o ministro.

Timor-Leste celebra o 20.º Aniversário do Referendo, a 30 de agosto de 1999, data histórica em que o povo timorense votou esmagadoramente a favor do seu direito à autodeterminação e pela sua independência.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

ATR // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana