segunda-feira, 12 de agosto de 2019

MEMÓRIA EM HONRA DE FIDEL


Em África, honrar Fidel é honrar a vida!... http://paginaglobal.blogspot.com/2016/12/de-argel.html     

Martinho Júnior, Luanda  

01- A 2 de Dezembro de 2005, dia das Forças Armadas Revolucionárias, Cuba comemorou os então 30 anos da Missão Militar Cubana em Angola e os 49 anos do desembarque do Granma.

Nesse dia escutou-se sobre esse tema mais um memorável discurso do Comandante Fidel!

Desse discurso recordem-se algumas palavras que hoje continuam a ser para todos os combatentes progressistas do mundo, um autêntico desafio:

…“Exatamente 19 anos após o desembarque do Granma, em novembro de 1975, um pequeno grupo de cubanos travava em Angola os primeiros combates de uma batalha que se prolongaria por muitos anos.

A história da pilhagem e do saqueio imperialista e neocolonial de Europa na África, com pleno apoio dos Estados Unidos e da NATO, bem como a heróica solidariedade de Cuba com os povos irmãos, não são suficientemente conhecidas, embora fosse apenas como merecido estímulo às centenas de milhar de homens e mulheres que escreveram aquela gloriosa página que para exemplo das presentes e futuras gerações não devemos esquecer jamais.


… Continuar a divulgar a luta levada a cabo pelo movimento de libertação em África em estreita irmandade internacionalista e solidária com a revolução cubana, tem implicações profundas ainda hoje por que a libertação não é um acto automático, pelo contrário, tem profundas implicações humanas e culturais, constituindo um longo, legítimo e justo processo que se distende desde o passado com tremendas responsabilidades no presente e na construção dum futuro feliz, aspiração para todos os povos africanos e para a própria humanidade!...

Quantas vezes há que reinterpretar os fenómenos que nos cercam por que lutar pela liberdade é um exigente acto de civilização face ao prevalecer da barbárie… (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/06/angola-aprender-reinterpretando.html).



02- Creio que os milhares de jovens angolanos que estudaram em Cuba, ao longo de quatro décadas, carinhosamente conhecidos por“Caimaneros”, compreendem melhor que ninguém essas implicações e esse longo processo e por isso são dos que melhor se situam para dar sequência à expressão do Comandante Fidel naquele dia de 2 de Dezembro de 2005…

Eles são das mais ricas provas humanas do quanto em Cuba se honrava e honra a vida e do quanto, com todo o saber histórico, com toda a consciência e com todas as mais saudáveis emoções, é justo honrar Fidel agora, quando se comemoram 93 anos do seu nascimento e sempre ao longo deste e dos próximos séculos!

Lembro-me em estreita sintonia com eles, quando eu no activo soube da decisão do Presidente Agostinho Neto, secundado pelos Comandantes das FAPLA, de fazer frente aos desafios nas mais decisivas trincheiras de luta enquanto jovens adolescentes das mais variadas origens, a maior parte deles oriundos dos mais pobres substractos sociais angolanos, partiam para ser formados no exterior, particularmente em Cuba, na URSS e em outros países socialistas!

Sabia eu que seriam esses jovens adolescentes de então que dariam a contribuição sequencial às nossas capacidades demonstradas em cada trincheira, capacidades essas assumidas desde antes dos primeiros anos de independência e exercício de soberania!

Os que ficavam, jovens também mas duma geração que já tinha saído da adolescência, regozijavam-se dessa decisão, num momento em que o povo angolano estava tão carente de quadros e ávido de construir o futuro com suas próprias mãos!

As imensas carências de então haviam paulatina mas garantidamente de ser superadas!


03- A 7 de Agosto, a convite do meu muito estimado camarada professor Fernando Jaime, associei-me à memória em honra de Fidel, por alturas do seu 93º aniversário natalício e à memória de cada um dos intervenientes e tantos outros camaradas presentes no auditório do Centro de Imprensa Aníbal de Melo, na baixa de Luanda.

Os adolescentes “Caimaneros” de então, hoje são quadros experimentados de meia-idade, responsáveis em muitas áreas de actividade e têm a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam num cadinho fortalecido ética e moralmente enquanto foram estudantes em Cuba!

Muitos deles hoje ensinam, como se uma invisível cadeia de transmissão se prolongasse imparável desde o passado, chegando mesmo a atravessar os mares do hemisfério sul!

A Associação de Amizade Angola-Cuba e os “Caimaneros”, conjuntamente com membros do corpo diplomático de Cuba, da Venezuela e outras ilustres entidades, participaram na memória contribuindo com testemunhos, que se juntaram a preciosos registos em vídeo, às interpretações poéticas e musicais e a alguns momentos de saudável convivência animados pela vocação própria de quem está integrado na batalha das ideias que instruem civilização perante tanta barbárie em pleno século XXI! (https://noticias.sapo.ao/sociedade/artigos/pensamentos-de-fidel-castro-devem-ser-estudados-em-angola).

No Programa da actividade, tendo Cuba como referência, fez-se constar o que é essencial para a vitalidade da batalha das ideias pela civilização de que tanto carece a humanidade:

“La permanente enseñanza de Fidel es que si, se puede, que el hombre es capaz de sobreponerse a las mas duras condiciones si no desfallece su voluntad de vencer, hace una evaluación correcta de cada situación y no renuncia a sus justos e nobles princípios.

Fidel nunca perdió la fe en la victoria y citando el compañero Raul Castro Ruz, esse es el Fidel invicto que nos convoca com su exemplo y con la demonstración de que Si, se pudo, si se puede y se poderá superar cualquier obstáculo, amenaza o turbulência en nuestro firme empeño de construir el socialismo en Cuba, o lo que es lo mismo, garantizar la independencia y la soberania de la pátria!”

Sim pode-se e quaisquer que sejam as vicissitudes, os obstáculos, as dificuldades e até as incompreensões ou reveses, os que assumem em consciência civilizacional que a luta continua, honram Fidel e a sua memória, são parte integrante daquele rio de imprescindíveis de que tanto carece a humanidade e dos que se colocam na primeira linha do respeito inequívoca para com a Mãe Terra, no momento em que as alterações climático-ambientais e o desaparecimento de largos milhares de espécies estão em tão dramático curso!... (https://www.youtube.com/watch?v=JF67BSRjTYc).

A Associação de Amizade entre os povos de Angola e da Venezuela Bolivariana é apenas e ainda um embrião, todavia o húmus que foi lançado por via duma justa luta de há mais de seis décadas na África Austral, dar-lhe-á viçosa pujança, tal como a que fez progredir na experiência humana tão rica dos “Caimaneros”, a pujança de que tanto carece o relacionamento dos africanos com a diáspora afrodescendente da América e do Caribe, a pujança capaz de levar os africanos começar a descobrir-se num outro patamar de sabedoria a si próprios!

… “Cesen los egoísmos, cesen los hegemonismos, cesen la insensibilidad, la irresponsabilidad y el engaño.

Mañana será demasiado tarde para hacer lo que debimos haber hecho hace mucho tiempo.” (http://www.cuba.cu/gobierno/discursos/1992/esp/f120692e.html).


Martinho Júnior - Luanda, 9 de Agosto de 2019

Três imagens do acto em honra do Comandante Fidel, a 7 de Agosto de 2019, no auditório do Centro de Imprensa Aníbal de Melo.

Nota:
Meus esforços em prol da lógica com sentido de vida, por uma geoestratégia de desenvolvimento sustentável e uma cultura de inteligência patriótica em Angola, correspondem à clarividência do Comandante Fidel, no cadinho da batalha de ideias, quando tão urgentemente as ideias saudáveis têm de concorrer para a civilização que mais que nunca está em risco olhando o abismo, num clímax de intenso enfrentamento à barbárie!

Sem comentários:

Mais lidas da semana