Martinho Júnior, Luanda
Uma das maiores deficiências de
que sofrem os africanos duma forma geral e os angolanos em particular, é a
ausência de reflecção própria sobre os fenómenos antropológicos e históricos
afectos ao seu espaço físico, geográfico e ambiental.
Essa falta de vontade e de
perspectiva abre espaço ao conhecimento que chega de fora, em prejuízo do
conhecimento que tem oportunidade de florescer dentro, ou seja: subvaloriza o
campo experimental próprio, quantas vezes para sobrevalorizar as teorias
injectadas do exterior!
Isso permite que outros não abram
o jogo sobre essas interpretações dialéticas em função de seus interesses,
manipulações e ingerências, aplicando a África, por tabela a Angola, as
interpretações estruturalistas de feição, de conveniência e de assimilação!
1- As minhas abordagens na
perspetiva de lógica com sentido de vida, geoestratégia para um desenvolvimento
sustentável e cultura de inteligência patriótica, têm sido deliberadamente
subvalorizadas, ou subavaliadas, quando tanto, em benefício da paz e do futuro,
se tem a ganhar a partir desse ciclo de conhecimentos devotados à vida! (https://paginaglobal.blogspot.com/2017/05/angola-deve-reequacionar-as-abordagens.html)
Essas abordagens resultam de
largas décadas de experiências mais variadas, de análises, interpretações e
reinterpretações no imenso campo experimental que para mim se tornou África e
Angola, tudo isso feito em tempo de luta, em tempo de guerra e de barbárie… (https://paginaglobal.blogspot.com/2018/11/zelar-pelos-nossos-rios-e-zelar-pela.html)
Reverter para benefício de vida,
da paz, da civilização e em proveito do planeta e de toda a humanidade, tanto o
que em tempo de guerras foi feito por aqueles que nelas se foram empenhando e
tiveram que reflectir sobre os argumentos de suas causas, ou sobre a sua própria
sobrevivência, é um ganho inestimável e um ponto de partida que, sendo
subestimado, reverte a desfavor dos povos do continente e do povo angolano e na
razão inversa a favor do campo de acção dos que chegam de fora, particularmente
os que se aplicam nas regras do capitalismo neoliberal, aproveitando as portas
escancaradas da ocasião e o que o colonialismo semeou desde o passado! (http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/2017/08/12/pela-vida-para-toda-humanidade-e-pelo/)
Esse está a ser um dilema para os
que tinham a obrigação de conferir sentido aos esforços do movimento de
libertação contra o colonialismo e o “apartheid”, falhos de atenção sobre
suas sequelas, falhos de atenção sobre as características do choque e da
terapia neoliberal que vai atingindo o continente e Angola e falhos de atenção
por fim, por que as transformações climático-ambientais necessitam de novas
abordagens e reinterpretações! (https://paginaglobal.blogspot.com/2014/09/desbravando-logica-com-sentido-de-vida_22.html).
2- Tenho muitas experiências
geradas a partir do passado próximo (https://paginaglobal.blogspot.com/2018/11/em-angola-ha-20-anos-ii.html)
que têm sido alvo de minhas reflexões e posso citar várias, entre elas, estes
três vínculos de autores e actores de muitos dos cenários que, tendo pertencido
às guerras e à barbárie, se devem melhor reflectir no presente em benefício da
paz, da civilização e da vida:
- A interpretação feita pelo colonialismo
português quando se foi assumindo paulatinamente no espaço físico, geográfico e
ambiental de Angola, a partir do mar para o interior e sobretudo desde o início
do século XX;
- A interpretação feita
pelo “apartheid” na tentativa vã de sua sobrevivência no espaço da
África Austral, incluindo as linhas de pensamento e acção elitistas inscritas
no poderoso lóbi dos minerais desde a segunda metade do século XIX;
- A interpretação de Savimbi em
relação ao movimento das guerrilhas que comandou e do seu próprio movimento no
espaço físico, geográfico e ambiental dentro de Angola, como nas fronteiras
adjacentes, desde a fundação da UNITA até ao seu final em 2002.
Cada uma dessas interpretações
deve dar azo a reinterpretações. (https://paginaglobal.blogspot.com/2012/12/a-logica-com-sentido-da-vida-iii.html).
É evidente que isso corresponde a
um intenso trabalho investigativo, um trabalho a quente (em tempo de guerra)
que impôs imensa recolha de dados, algumas deles publicados inclusive em alguns
livros, entre eles o “Angola, séculos de solidão do colonialismo à
democracia”, que na própria capa refere: “cronologia histórica baseada
numa pesquisa analítica”, (https://paginaglobal.blogspot.com/2017/07/seculos-de-solidao-v.html).
3- Desta feita vou realçar com
poder de síntese a experiência de Savimbi em função das interpretações que fez
ao longo de décadas para organizar e lançar as suas acções guerrilheiras e seu
enquadramento físico, geográfico e ambiental no espaço angolano e territórios
adjacentes (Zaíre, Congos, Zâmbia e Sudoeste Africano, Namíbia, sobretudo
enquanto foi ocupado pelo “apartheid”). (http://pagina--um.blogspot.com/2011/01/o-vale-do-cuango.html)
Ele aplicou-se nisso para fazer
as guerras e alimentar um grau de barbárie ao sabor das correntes
fundamentalistas que interpretou, com quem se aliou, entrosou e por osmose
agiu, mas hoje essa experiência conta para ser reinterpretada no sentido da
paz, da civilização, no sentido da vida! (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/04/angola-uma-paz-avida-de-futuro.html).
No Capítulo 6 do livro “Angola,
séculos de solidão” (https://www.verangola.net/va/pt/072017/eventos/8813/),
está a seguinte síntese:
“REGIÃO CENTRAL DAS GRANDES
NASCENTES E DEFINIÇÃO DOS QUADRANTES FÍSICO GEOGRÁFICOS DE ANGOLA – ELEMENTOS
QUE COMPÕEM A ESSÊNCIA ESTRATÉGICA DA LINHA DE SAVIMBI EM RELAÇÃO A ANGOLA
1 – De 1966 a 1975 – UNITA
instala-se na parte leste da REGIÃO CENTRAL DAS GRANDES NASCENTES (“OPERAÇÃO
MADEIRA”), contra essencialmente o MPLA.
2 – De 1976 a 1990 – UNITA
instala-se na parte sudeste do quadrante sul, integrada na agressão do regime
do “apartheid” contra Angola.
3 – De 1991 a 1997 – UNITA
instala-se progressivamente nos quadrantes norte e leste, de forma a, em
estreita colaboração com o regime de Mobutu, explorar as reservas aluviais de
diamantes de Angola, em especial nas bacias do Cuango e do Cuanza, a fim de
continuar a fazer a guerra.
4 – De 1998 a 1999 – UNITA, depois
da assinatura do Protocolo de Lusaka, (Savimbi) instala-se na REGIÃO CENTRAL
DAS GRANTES NASCENTES, nomeadamente nos municípios-chave do Andulo e Bailundo,
em desafio à política de Reconciliação Nacional e ameaçando a capital.
5 – De 1999 a 2002 – Savimbi
instala-se no quadrante leste, de forma a, apesar das sanções
internacionais, continuar com o terrorismo, continuando desse modo a desafiar a
política de Reconciliação Nacional, até à sua morte.”
É evidente que, de santuário em
santuário em função da conjuntura de suas guerrilhas e perspectivas, foi muito
importante para ele, inclusive por razões de sobrevivência, ganhar o
conhecimento sobre a rosa-dos-rios de Angola e com isso avaliar os aspectos fundamentais
que se ligam à região central das grandes nascentes, aspectos esses que tiveram
iniciação durante a sua instalação no Muangai (1º santuário), sob o inevitável
enquadramento colonial português nos termos da “luta contra subversão” e
conforme os postulados secretos do Exercício Alcora que lhe preparou o caminho
para o 2º e 3º santuários. (https://paginaglobal.blogspot.com/2017/05/portugal-sombra-de-ambiguidades-ainda_14.html).
Assim sendo, em nome da paz, da
civilização e da vida, uma geoestratégia para um desenvolvimento sustentável (https://paginaglobal.blogspot.com/2016/01/geoestrategia-para-um-desenvolvimento.html)
permite começar a lançar as bases duma cultura de inteligência patriótica
mobilizadora de sensibilidades que, para além das acções práticas prioritárias (controlo
e gestão das nascentes em torno do centro geodésico de Angola e num raio de 300 km ), obriga a mobilizar
também a inteligência angolana de forma a alterar profundamente algo que ficou
desde o colonialismo e é preciso definitivamente ultrapassar: as futuras
gerações merecem uma planificação geoestratégica para um desenvolvimento
sustentável a muito longo prazo, que anule o paradigma colonial de Angola
continuar ainda hoje a ser pensada, ordenada e fomentada a partir do mar e de
sua linha de litoral para o interior, quando com a água interior a identidade
nacional assume-se a partir da região central das grandes nascentes e sua
rosa-dos-rios! (https://paginaglobal.blogspot.com/2017/11/para-uma-cultura-de-inteligencia-em.html).
Além do mais, com as alterações
climático-ambientais em curso, a água interior obriga a repensar sistemas de
segurança, em especial na sua matriz, a região central das grandes nascentes.
Sendo água vida, a lógica com
sentido de vida para Angola só tem essa forma de ser abordada, reequacionada e
dimensionada! (https://paginaglobal.blogspot.com/2018/04/a-logica-com-sentido-de-vida-e.html).
Martinho Júnior - Luanda, 5 de
Junho de 2019
Imagens:
01- Definição da região central
das grandes nascentes no quadrilátero angolano;
02- O rio Cuanza no Salto do
Cavalo (médio Cuanza);
03- Bacia do Cuanza, a maior
inteiramente nacional e sua extensão na região central das grandes nascentes;
04- Trajecto do grupo de
prisioneiros do Sumbe à Jamba, realça a interpretação da guerrilha no tempo do
2º santuário, no livro “O Rapto” de Dora Fonte;
05- Savimbi – uma vida
inteiramente dedicada ao signo de Cecil Rhodes, publicado pelo semanário Actual
nº 350, no dia 15 de Março de 2003; essetrabalho consta no Capítulo 6 do
livro “Angola, séculos de solidão do colonialismo à democracia”.
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