“Existe uma terceira via: um
programa progressista comum”
Em entrevista ao El País,
primeiro-ministro ainda acredita convencer o Unidos Podemos
O presidente do Governo
(primeiro-ministro) em exercício da Espanha, Pedro Sánchez,
está confiante que o
bloqueio em que se encontra a política espanhola será resolvido sem a
necessidade de convocar novas eleições. Em uma conversa no palácio de La
Moncloa na sexta-feira, Pedro Sánchez defendeu com determinação uma “terceira
via”, um Governo baseado em um programa progressista comum, que permita não
apenas a investidura, mas também uma legislatura estável, que será apresentado
em Madri na próxima terça-feira. Sánchez argumenta que os 12 meses de
cooperação parlamentar com o Unidas Podemos (UP) foram
muito positivos e demonstraram que essa colaboração se traduziu em melhorias
importantes para a vida dos cidadãos. Inclusive deu origem a um orçamento
apoiado pelas duas formações. “As eleições de 28 de abril não foram
consequência de desacordos entre o Partido Socialista e o Unidas Podemos, mas
foram antecipadas por decisão do PP (Partido Popular), Cidadãos e
dos grupos secessionistas catalães, que votaram juntos contra esse orçamento”,
explica. O primeiro-ministro em exercício afirma que há tempo até 23 de
setembro para negociar os pontos essenciais do programa progressista comum e
lembra que em seus Governos sempre houve ministros independentes de eficácia
comprovada. Ele não acredita que seja possível voltar a uma proposta de Governo
de coalizão, como a que defende neste momento o Unidas Podemos, porque essa
incorporação ficou totalmente descartada diante da convicção, fruto de
conversas anteriores, de que seria um Governo sem coesão. Sánchez defende um
Executivo progressista que não dependa das forças independentistas e lembra que
neste momento estamos no nível mais baixo de apoio ao secessionismo desde 2017.
“Não temos por que ir às eleições”, insiste, mas adverte que isso não depende
apenas do PSOE. E caso se chegue a esse ponto, acredita que os eleitores
votarão pela estabilidade e que essa estabilidade só pode ser proporcionada
hoje pelo PSOE.
Resposta. Na investidura
fracassada de 25 de julho, a proposta de coalizão se mostrou inviável. Em 28 de
abril, os espanhóis foram claros em seu veredito nas urnas e o referendaram em
26 de maio nas eleições municipais, autonômicas [regionais] e europeias. Querem
um Governo progressista liderado pelo Partido Socialista, que não dependa de
forças independentistas. O Governo de coalizão com o Unidas Podemos se mostrou
inviável por duas questões essenciais. A primeira, por causa da desconfiança
que ficou manifesta quando eles explicaram por que tinham de fazer parte do
Governo da Espanha e, em segundo lugar, por causa de seu conceito de coalizão,
que era mais uma coalizão de governos do que um Governo de coalizão. A
investidura fracassada passou e acredito que temos de encontrar uma terceira
via para evitar as eleições; uma opção diferente daquela proposta inicialmente pelo
Partido Socialista e pelo Unidas Podemos.
P. Qual é essa opção que
permitiria evitar o bloqueio?
R. Entre as eleições e um
Governo de coalizão existe uma alternativa, que é um Governo com um programa
progressista comum. É o que fizemos durante este mês de agosto. Na próxima
semana, apresentaremos esse programa ao conjunto da sociedade civil e, em particular,
ao grupo parlamentar do Unidos Podemos para poder encontrar o apoio necessário
para que a legislatura comece e tenhamos esse Governo progressista que os
espanhóis votaram.
P. Quando o senhor planeja
se reunir com o Unidos Podemos?
R. Faremos essa reunião o
mais rápido possível. O importante é que as equipes de negociação se reúnam e
que aprendamos com os erros que aconteceram em 25 de julho. Na ocasião se
falou, primeiro, da estrutura do Governo e não dos conteúdos. Acredito que o
importante é falar sobre o programa político. O Unidos Podemos diz que a
cooperação durante os últimos 15 meses, especialmente depois da moção de
censura, não foi suficientemente positiva. Mas eu acredito que foi muito
positiva. De fato, foi possível fazer muitas coisas com um bloco de esquerda de
151 cadeiras. Hoje temos 165 cadeiras. Por que não vamos poder implementar
muitas outras coisas durante esta legislatura, quando os espanhóis reconheceram
precisamente com seu voto esse esforço de cooperação das duas formações políticas?
O orçamento, resultado da cooperação entre o Partido
Socialista e o Unidos Podemos, foi muito positivo para toda a
sociedade espanhola. Essa é a prova fundamental. Afirmo que é perfeitamente
possível cooperar durante os próximos quatro anos com uma opção diferente do
Governo da coalizão que o Unidos Podemos propõe.
P. A confiança, quebrada
neste momento, seria construída sobre os conteúdos do acordo?
R. Os conteúdos, as
políticas. As políticas setoriais vinculadas à recuperação de direitos, de
liberdades, com sua ampliação. E também com as grandes transformações de que
precisamos no campo educacional, no campo da transição ecológica, da
reconstrução do Estado de bem-estar social. Temos vários pontos em comum com o
grupo parlamentar do Unidos Podemos. No fundo, onde há mais discrepâncias é em
torno das duas razões que Iglesias esgrime para defender o Governo de coalizão.
Diz que precisa entrar no Governo porque não confia no Partido Socialista.
Alguém imagina um time de futebol em que os defensores estejam mais preocupados
com seus próprios atacantes do que com os do time adversário? O segundo
problema é sua concepção do Governo, e essa é uma discrepância muito mais
profunda. Um Governo desunido é um desgoverno e a Espanha precisa enfrentar
desafios importantes nos próximos quatro anos.
P. Quais desafios?
R. Alguns desafios são
próprios, reflexo de sete anos de total ausência de transformações em nosso
país, como uma nova lei educacional, a transição ecológica, a digitalização, a
reconstrução do Estado de bem-estar social e a reforma fiscal e também
convivência territorial e nossa participação no projeto europeu. A esses
desafios devem ser acrescentados outros que são conjunturais e que têm a ver
com a resolução da crise
de convivência existente na Catalunha e que terá um episódio muito
importante no mês de outubro, quando está prevista a sentença do procés;
que têm a ver com o Brexit,
e inclusive com os sintomas de arrefecimento
da economia mundial e, consequentemente, da economia europeia e da
economia espanhola. Desafios que são consequência das batalhas comerciais que
estão sendo propostas pelas grandes superpotências, China e Estados Unidos. Ou
seja, precisamos de um Governo forte. Não se trata de salvar a investidura e
formar um Governo, mas que esse Governo seja coerente, consistente, tenha uma
única direção e seja eficaz na resposta aos desafios enfrentados pela sociedade
espanhola e pela sociedade europeia em seu conjunto. Estou muito esperançoso de
que possamos nos entender com o Unidos Podemos nesse sentido. O que vamos
colocar sobre a mesa é um programa progressista comum para um Governo
progressista. Insisto, entre as eleições e a coalizão existe uma terceira via,
que reivindicarei nesta próxima semana.
P. O que o senhor fez para
evitar novas eleições?
R. Desde 28 de abril, o
Partido Socialista fez cinco ofertas ao Unidos Podemos. Eles fizeram apenas
uma, um Governo de coalizão. Propusemos um Governo unicamente do PS com apoio
externo, um Governo de cooperação, um Governo com independentes reconhecidos da
órbita do UP, e um governo de coalizão, que foi rejeitado pelo partido do
senhor Iglesias. Agora vamos propor um programa progressista comum para um
Governo progressista. Acredito que está na hora de todos assumirem sua
responsabilidade, no sentido de que é bastante estranho que um partido que se
qualifica como de esquerda impeça a formação de um Governo de esquerda.
Principalmente quando esse Governo de esquerda não terá maioria absoluta e,
portanto, não poderei impor meu programa eleitoral; pelo contrário, terei de
tecer alianças com diferentes forças políticas no Congresso dos Deputados para
poder implementá-lo.
P. A nova oferta pode
evitar, de acordo com o senhor, a volta às urnas?
R. Acredito que podemos
evitar as eleições, mas isso não depende única e exclusivamente do Partido
Socialista, depende de três outras forças políticas. Depende do Unidos Podemos,
que nós dizemos ser nosso parceiro prioritário. E depende também de duas outras
formações políticas: o Partido Popular e o Cidadãos, se é verdade que querem um
Governo que não dependa dos independentistas. Certamente não espero nada do
Partido Popular e do Cidadãos. Não espero absolutamente nada porque se existe
algo que eles deixaram claro nos últimos meses é que entre um Governo
socialista e um Governo do Partido Socialista com os independentistas, eles
sempre preferem o segundo ao primeiro. E acredito que isso também demonstra a
hipocrisia e o grau de irresponsabilidade, não com o Governo, mas com o Estado,
tanto do PP quanto do Cidadãos.
P. Pablo Iglesias disse
agora que se colocarem de novo sobre a mesa a oferta de julho, em poucas horas
se poderia chegar outra vez a um acordo. Por que o senhor não pode voltar a
colocar essa oferta sobre a mesa?
R. Em política, como na
vida, os fatos têm consequências. E em 25 de julho não se impediu apenas uma
investidura. Uma confiança foi quebrada. É evidente que a Espanha não pode se
permitir mais instabilidade, depois de cinco anos de confusão causada pela
resposta inadequada do PP à crise econômica, com medidas antissociais, cortes
sistemáticos no Estado de bem-estar social, aumento de impostos para a classe
média e casos de corrupção que levaram à insatisfação com as instituições. O
que não podemos nos permitir é ter um Governo que não dure quatro anos. Esse
Executivo pode vir de um Governo de coalizão? Bem, se olharmos para a Itália, a
coalizão não parece ser sinônimo de estabilidade. Ontem mesmo o senhor Iglesias
disse que lhe havíamos oferecido apenas um ministério que representava 10% do
orçamento. Perdão. Coloquei nas mãos do Unidos Podemos nada mais e nada menos
do que a gestão da saúde pública deste país, que representa 6% do Produto
Interno Bruto. Mas não somente representa isso em termos quantitativos,
representa algo muito mais importante para os cidadãos espanhóis, que é a
coesão, a redistribuição.
P. O que produz mais
instabilidade, novas eleições ou um Governo pouco coeso?
R. Não há razão para colocar
as coisas nesses termos. O Partido Socialista venceu as eleições de 28 de abril
com 28,5%. O segundo partido político teve 16%. O PP teve quatro milhões e meio
de votos. Por que não lançamos a legislatura? Por que não podemos, como disse
antes, estabelecer uma relação de confiança por meio dessa colaboração
parlamentar com os mecanismos de acompanhamento e controle que o Unidos Podemos
quer para levantar um programa progressista comum? Fizemos isso nos últimos 12
meses. Fizemos grandes coisas para este país: recuperamos o subsídio para pessoas
acima de 52 anos, aumentamos o salário mínimo interprofissional, demonstramos
que isso não destrói o emprego. Fizemos coisas que eram inimagináveis para boa
parte da sociedade espanhola. Não entendo por que eles renegam esses 12 meses.
Não há alternativa. Quando o PP e o Cidadãos dizem “vamos votar contra”, o que
oferecem a não ser o bloqueio e a repetição das eleições aos espanhóis?
P. O senhor aceitaria
independentes no Governo?
R. Sempre estive aberto à
participação de independentes. De fato, uma das propostas que fiz ao Unidos
Podemos foi, precisamente, a incorporação de independentes de reconhecido
prestígio do campo do Unidos Podemos. Já tive membros independentes no meu
Governo que não faziam nem fazem parte do Partido Socialista.
P. Quais são as principais
linhas dessa proposta progressista que o senhor faz, não apenas aos outros
partidos, mas aos cidadãos?
R. Eu diria que são cinco
objetivos, mais um. Um, a transição ecológica; dois, a manutenção das nossas
aposentadorias e a criação de emprego digno; três, a digitalização e o impacto
que terá no trabalho e na educação; quatro, a reconstrução do Estado de bem-estar
e a luta contra a desigualdade, e aí incorporar, logicamente, a desigualdade
que as mulheres sofrem. E quinto, a convivência territorial, o fortalecimento
do Estado autonômico colocado em questão, não apenas pelas forças
independentistas que querem quebrá-lo, mas também por outros que querem
recentralizar; e a participação da Espanha na Europa. O “mais um” é a educação,
que deve ser o substrato de cada um desses pilares.
P. O senhor pode especificar
um pouco mais?
R. Em relação ao emprego
digno e à sustentabilidade das aposentadorias, temos que abrir um debate sobre
a aprovação de um novo Estatuto dos Trabalhadores e reconstruir o diálogo
social em torno de um pilar fundamental, a pedra angular do nosso Estado de
bem-estar social, que é o sistema público de aposentadorias. Temos de falar
sobre a atualização das aposentadorias dos idosos de acordo com o IPC, mas
também temos de falar sobre outras fontes de financiamento para manter o nosso
sistema público de aposentadorias. A próxima legislatura será a da revolução
educacional, da formação profissional, de uma nova lei educacional e de uma
nova lei de universidades. A igualdade de oportunidades, se for baseada em
torno de alguma coisa, é precisamente na igualdade do sistema educacional, que
deve ser, sem dúvida alguma, de excelência, mas também de equidade e de
suficiência financeira.
P. As medidas progressistas
precisam de recursos...
R. Sem dúvida.
P. E de onde virão?
R. Os recursos financeiros
têm que vir de três coisas. A primeira, do crescimento econômico. Portanto, de
uma arrecadação maior em torno do nosso atual sistema tributário. Em segundo
lugar, é evidente que temos de fazer uma reforma para garantir justiça fiscal,
que por sua vez garanta a justiça social. E, em terceiro lugar, acredito que temos
de administrar melhor os recursos financeiros públicos. A eficiência na gestão
dos recursos públicos também é um valor da esquerda. Por exemplo, as políticas
ativas de emprego vinculadas à formação profissional precisam ser revistas,
porque estamos bonificando a contribuição à Seguridade Social de certos grupos
que depois não são contratados. A direita não acredita no Estado de bem-estar
social e a esquerda não pode ter uma visão conservadora de qual deve ser o
papel do setor público na dinamização da economia e na criação de emprego.
P. Qual é a possibilidade de
que, se acontecer uma antecipação das eleições, a direita se una?
R. Insisto. Não temos por
que fazer eleições. Primeiro, porque existe uma maioria ampla no Congresso dos
Deputados em torno do Partido Socialista. Segundo, porque não há alternativa.
Nem à direita nem à esquerda do Partido Socialista. Ou seja, qualquer
investidura passa pelo Partido Socialista. E, terceiro, porque os espanhóis em
28 de abril e 26 de maio já disseram que querem que o Partido Socialista
governe. A partir daí, estou convencido de que os cidadãos espanhóis, se
eventualmente houver eleições, sempre optarão por um Governo progressista,
porque somente o Partido Socialista pode ar uma resposta —e, ademais, vimos
isso durante os últimos 40 anos— aos desafios, às modernizações que o nosso
país necessita.
P. Se houver novas eleições
e a direita se unir, o senhor assumiria sua parte de responsabilidade?
R. Entendo que você me faça essa
pergunta, mas não estou nesse plano porque o que quero é que não haja eleições,
mas lhe digo uma coisa: se no final em 10 de novembro tivermos que ir às
eleições porque não fomos capazes, entre todas as formações políticas, de
resolver um labirinto bastante fácil de resolver, se aplicarmos um pouco de
raciocínio e pensarmos no interesse geral, estou convencido de que os
progressistas deste país apostarão com mais contundência no PSOE. Porque não
somente apostarão em um programa progressista como desejarão quatro anos de
estabilidade.
P. Não existe então uma
situação intratável, um labirinto sem saída?
R. Por muitas voltas que
possamos dar a essa crise de ingovernabilidade, acredito que é muito fácil sair
do labirinto. Primeiro, todas as forças políticas devem assumir o resultado
eleitoral. Desde a primeira —que é o Partido Socialista e está consciente de
que não possui maioria absoluta e, portanto, não pode governar unicamente com
seu programa eleitoral– até a última força política, que é o Unidos Podemos—
com desconto à ultradireita, que deve estar ciente de que sua contribuição
passa por unir esforços para um Governo progressista com um programa
progressista. Por parte do PP e do Cidadãos, sua responsabilidade passa por
estarem conscientes de que, se não há uma maioria alternativa que eles possam
colocar em marcha, o que terão de fazer é se abster. Estamos vendo duas forças
políticas que me censuram por um suposto apoio de forças independentistas
quando eles têm a chave para que haja um Governo sem necessidade de depender
das forças independentistas.
P. Quando as novas conversas
começam? Há pouco tempo.
R. Há tempo de sobra. Se na
verdade o que é importante são os conteúdos, há tempo de sobra. Os conteúdos da
proposta política que vamos colocar sobre a mesa na terça-feira, dia 3, não são
apenas consequência do diálogo com os grupos sociais, mas também das propostas
políticas do Unidos Podemos que se conciliam perfeitamente com as do Partido
Socialista.
P. Para que aconteça uma
nova investidura o senhor necessita de um compromisso público do UP de que apoiará
esse Governo?
R. Não necessito somente do
Unidos Podemos; necessito de outras formações políticas. Certamente, apenas uma
reflexão. Quando a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) diz que depois de 11
de setembro sua posição para facilitar a governabilidade da Espanha se torna
difícil, talvez o resto dos atores políticos —refiro-me ao PP e ao Cidadãos—
deveria levar em conta essa afirmação para ter consciência de que a
estabilidade do país não pode repousar sobre formações políticas que têm um
calendário alheio ao interesse geral da Espanha. É minha obrigação, pelo menos
minha esperança, que isso possa acontecer. É por isso que digo e falo de um
Governo progressista que não dependa de forças independentistas. Isso significa
que não quero falar sobre a Catalunha? Que não tenhamos de resolver o problema
catalão? Claro que não. Veja, outro dia li a pesquisa do CEO (Centro de Estudos
de Opinião), o CIS (Centro de Pesquisas Sociológicas) catalão, que dizia que
80% dos catalães querem diálogo. Apenas 9% apoiam a via unilateral defendida
por Puigdemont e, infelizmente, pelo atual presidente da Generalitat [Governo
autonômico] da Catalunha. Neste momento estamos no nível mais baixo de apoio ao
independentismo na Catalunha desde 2017. A política que o Governo da Espanha fez
em relação à Catalunha tem algo a ver com isso. De desinflamação, de não
confrontação, o que não significa não ser contundente naquelas questões que
consideramos suscetíveis de serem ilegais.
P. É agora, antes de
outubro, que o senhor poderia obter o apoio da ERC.
R. Sim, mas que
governabilidade é essa? Para o Brexit, para resolver a crise de convivência na
Catalunha, para fazer as reformas e transformações necessárias que
permitam que o emprego continue sendo criado e o crescimento econômico
seja sustentado, devemos apelar ao sentido de Estado do Partido Popular e do
Cidadãos.
P. Parece complicado.
R. Não. O labirinto não é
tão difícil. Vamos propor um programa progressista comum na próxima semana.
Isso implicaria, se o Unidos Podemos concordar com essa terceira via que
estamos propondo, que passaria da abstenção ao voto afirmativo. Isso também
implicaria que as outras forças políticas nacionalistas, neste caso o Partido
Nacionalista Basco e outros, também poderiam eventualmente passar a um voto
afirmativo. Que o façam partidos nacionalistas como ERC e Juntos pela Catalunha
depende de parâmetros e questões que nada têm a ver nem sequer com o interesse
geral da Catalunha porque rejeitaram um orçamento que era benéfico para eles.
Seu voto não é necessário. Com a abstenção do Partido Popular e do Cidadãos há
Governo.
P. Por que vão se abster?
R. O PP e o Cidadãos dizem
que não querem eleições. Não estou pedindo que apoiem o Partido Socialista.
Estou pedindo que facilitem a formação do Governo que os espanhóis votaram.
Mas, bem, insisto, e enfatizo isso não com uma linha, mas com cinco para que
fique bem claro: não espero nada da direita. Depois do que disseram e do que
fizeram, é mais do que evidente que votarão não a uma investidura do Partido
Socialista.
**********
“O ENFOQUE DA COALIZÃO ESPANHA
SOMA É, FUNDAMENTALMENTE, FRENTISTA”
Pergunta. O Partido Popular
dirigido por Pablo Casado está interessado em novas eleições?
Resposta. Não sei. Tenho
minhas dúvidas. Não sei se eles estão interessados ou não. O que ouvimos da
direita durante este mês de agosto é que eles querem criar uma plataforma chamada
Espanha Soma. Do ponto de vista conceitual, depois do que o Partido Popular, o
Cidadãos e a ultradireita fizeram nos muitos governos autônomos e locais, tem
lógica. É coerente. Não há diferença, não há discrepâncias de fundo entre as
três forças políticas. Não existem do ponto de vista ideológico. Eles se
puseram de acordo. Ai está. Inclusive com elementos que se desconhecem porque
foram acordados sem transparência, como reconheceu a própria ultradireita. Do
ponto de vista do projeto político, não há nuances. Mas o que essa plataforma
indica? Em primeiro lugar, a inconsistência e a traição do Cidadãos ao seu
próprio eleitorado, que é centrista e que eles abandonaram. Em segundo lugar, o
Partido Popular mostra que não tem projeto político porque é capaz de ocultar
sua sigla e renunciar a ela. E, em terceiro lugar, a vitória da ultradireita,
que no final impôs seus postulados. E seus postulados, além de serem graves,
como o enfoque em relação à mulher e sua participação na sociedade, a questão
da migração ou a participação da Espanha na Europa, esses postulados são, acima
de tudo, frentistas. O enfoque da Espanha Soma não é um enfoque de construção,
é um enfoque de todos contra o Partido Socialista. E isso é tudo, menos um
projeto de país.
“A CÚPULA DO G7 TERMINOU COM
SINAIS POSITIVOS”
O presidente do Governo em
exercício participou do jantar de encerramento da cúpula do G7 no domingo
passado, convidado pelo presidente da República Francesa, Emmanuel Macron. Foi
uma reunião especialmente intensa no momento em que a incerteza internacional
atinge níveis desconhecidos desde o fim da Guerra Fria.
Pergunta. Que impressão o
senhor teve da reunião com o G7? Existem motivos para a inquietação que se
percebe na Europa?
Resposta. Penso que a
presidência francesa foi excelente em relação ao G7. Nós cooperamos com o
Governo francês para que a cúpula transcorresse de maneira positiva e acredito
que houve elementos positivos importantes. Primeiro, que a Administração
norte-americana reconheça que vai se reunir com o Governo iraniano para
resolver a crise me parece um avanço muito encorajador. Segundo, propor um
fundo de apoio ao Brasil para combater o desmatamento na Amazônia também é um
passo positivo. E em terceiro lugar, parece-me que o tom que a Administração
Trump mantém em relação à guerra comercial com a China e ao aumento das tarifas
foi reduzido. São três conquistas muito importantes para a economia global nos
próximos meses. É evidente que o Brexit e a guerra comercial estão afetando
principalmente o setor industrial, e em particular a Alemanha, e isso é um
forte elemento de preocupação para a economia espanhola.
Soledad Gallego-Diaz Fajardo |
Carlos E Cué | El País
Na foto: Pedro Sánchez, na
passada sexta-feira nos jardins da Moncloa. Carlos
Rosillo (EPV)
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