quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Portugal | No tempo em que os animais falavam e não pagavam... tanto


Programa do Governo no debate parlamentar de ontem na AR. Foi a apresentação e os ditos e mexericos. O tema faz parte da abertura do Expresso Curto de hoje, via um dos diretores do Expresso, Miguel Cadete (quantos são ilustres vocemessês, senhores?). Ele mesmo esmifra com denodo o que por ali foi dito e redito. É de ler... para mais tarde recordar. Mas há mais.

O que nos cativou tem que ver com o levanta-pousa e o pousa-levanta... Moscas? Não. Aviões. Aves dessas no Montijo. Luz verde para a construção do aeroporto no Montijo, mas... São precisas implementar "200 medidas que mitiguem o impacto no ambiente causado pela construção", diz a Agência Portuguesa do Ambiente. Querem ou não querem um aeroporto amigo do ambiente, da natureza, das pessoas e etc.? Parece perguntar essa tal Agência. Sim. Pois. E tal... 

48 milhões de euros é o preço da implementação das medidas. E a ANA, dona dos aeroportos existentes em Portugal e futuramente daquele... no Montijo(?) pôs-se a ganir a el-rei bagalhoça. Tanto? Ah, nem pensar... E pela surra foram dizendo em surdinha na reunião dos patrões daquela casa: "as aves, os animais, as pessoas e os ruídos que se lixem, assim como a mitigação do impacto ambiental que tal aeroporto pode causar". Pois. Está-se mesmo a ver que a mitigação a sério vai às urtigas, substituída por uma de contrafação, vendida por uns ciganos de que o deputado fascista bastante não gosta nada.

Acompanhem com atenção o "assunto" e preparem-se para grandes parangonas nos jornais, rádios e TVs. Nos cafés já não se fala nessas coisas, só de futebol e novelas. Coisa muito didáticas e de politicas de polichinelo.

Esta é digna do tempo em que os animais falavam. Porque já não falam, falamos nós. Grandes animais, assim-assim e pequenos. Gatos, furões e aldrabões. Bate notícia esclarecedora na TSF, em letra de forma e sonorizada. Registar gatos e outros, meter chip-chip e o que mais vier não custa só 2.50 euros, como foi vulgarizado. A "coisa" vai custar uma nota preta e com zeros. O módico preço anunciado é só pela taxa de registo para o Estado... Então e o resto? Fácil: consulta de veterinário, microship e mais isto e aquilo, além de ser mais caro se os animais se borrarem todos e for necessário recorrerem a serviços de limpeza da "marquesa" onde torturarão os animaizinhos com modernices que saem caras (ironia). É a "cena" do costume: muitos pagam, uns quantos arrecadam. Negócio melhor que o da China de antigamente. "Eles" estão sempre a inventar sacarem as miseras "massas" aos desgraçados. Claro que das "tias" e dos "tios", das fifis e dos silverinhos de laçarotes não temos pena nenhuma, quer dizer, sem pena das carteiras deles... Porque inventam sempre modo de ir sacar noutro lado qualquer. No mínimo a duplicar, a triplicar e muito mais. Dedução lógica e de mau feitio. Pois.

Este animal postado antes do Curto e de nossa lavra já vai comprido - até parece um daqueles lulus-salsicha. Fechemos a loja e suspendamos os miados e os ganidos. Pulem para o sumo da produção e realização apensa via Expresso, às vezes Curto e quase sempre curtido. Curtam e atualizem-se mais um poucochinho... Boa vida. Ups.

Bom dia... se não chover.

MM | PG




Bom dia este é o seu Expresso Curto

Governo pisca à esquerda

Miguel Cadete | Expresso

A discussão do programa de Governo, ontem no Parlamento, começou a fornecer algumas luzes sobre o que poderá ser a próxima legislatura. Agora que os dados – leia-se votos – já estão lançados, sabe-se que quem tem casas para alugar irá pagar mais IRS devido ao englobamento de todos os rendimentos, que o salário mínimo irá aumentar até aos 750 euros (mas a esquerda quer mais), tal como havia sido anunciado no fim de semana, ou que há a promessa de diminuir o tempo de atribuição das pensões.

O Expresso seguiu o debate em direto e apresenta aqui um resumo de tudo o que se discutiu. Desta vez sem o apoio explícito da geringonça, o primeiro-ministro António Costa deixou a porta aberta a entendimentos vários com os partidos à esquerda do PS, ainda que seja notória a tensão com o PCP e o BE. Até porque as suas bancadas já deixaram de aplaudir as intervenções do Governo na Assembleia da República.

Mas depois de conseguir domar o défice orçamental, também foi anunciada a intenção de baixar para 100% o peso da dívida externa quando comparada com o PIB. Como é que uma coisa e outra são compatíveis foi a questão levantada pelo estreante deputado da Iniciativa Liberal, Cotrim Figueiredo, que então aludiu à tarefa deste Governo resolver tal “quadratura do círculo”, sem voltar a aumentar os impostos como poderá suceder na hipótese também anunciada de serem revistos e aumentados os escalões de IRS.

A menção aos programas de comentário político na televisão surgiu também quando o primeiro-ministro contestou a intervenção de um cada vez mais interventivo Rui Rio – como nota Bernardo Ferrão aqui - agora a liderar a bancada do PSD, alcunhando a de “comentário de tabacaria” e afirmando que o líder do PSD estaria em “estágio para comentador televisivo”.

Os pedidos de esclarecimento de Rui Rio quanto às questões da exploração do lítio, ao “apagamento” de Mário Centeno que poderá estar de saída do executivo, ou à promessa de não esquecer o caso de Tancos foram porém ignorados ou respondidos por segundas figuras do Governo ou remetendo para a crise interna do PSD, que em janeiro irá para eleições diretas.

Num cenário em que o Governo é minoritário, António Costa não deixou de piscar “o olho à esquerda” na tentativa de fazer um orçamento “com vista para a esquerda” como hoje titulam o “Jornal de Notícias” e o “Público” na primeira página.

OUTRAS NOTÍCIAS

José Sócrates continua a responder ao juiz Ivo Rosa. Na tentativa de evitar ir a julgamento, o ex-primeiro-ministro negou, durante o dia de ontem, as acusações de ter sido corrompido para influenciar os negócios do Grupo Lena na Venezuela ou na Parque Escolar. Negou também que fosse corrupção o dinheiro que vinha do seu amigo Carlos Santos Silva em transferências para a sua ex-mulher ou para pagar as despesas do apartamento que manteve em Paris. Para a acusação, porém, Sócrates “aceitou utilizar o seu cargo como primeiro-ministro” em benefício do Grupo Lena, a troco do recebimento de vantagens patrimoniais a que bem sabia não ter direito”. Hoje tem lugar o quarto dia de interrogatório, aquele em que o juiz interrogará Sócrates sobre o dinheiro que recebeu de Santos Silva.

Marcelo fez cateterismo mas regressa já no fim de semana. A intervenção teve lugar no Hospital de Santa Cruz onde foi confirmada a existência de “obstruções coronárias importantes” que foram tratadas no mesmo procedimento, segundo nota publicada no site da Presidência.

ERC não se opõe à compra da TVI pela Cofina. Em comunicado ontem divulgado, a ERC diz que a operação de compra da Mediacapital, dona da TVI e da Rádio Comercial, não coloca em causa “os valores do pluralismo e da diversidade de opiniões”. Contudo refere serem necessárias “algumas ressalvas”, que não especificou. A Cofina é a dona do “Correio da Manhã” e da CMTV.

Presidente da Iniciativa Liberal abandona. Carlos Guimarães Pinto anunciou ontem à noite, numa publicação no Facebook, que iria deixar de liderar o partido Iniciativa Liberal. A declaração acontece depois do partido ter eleito um deputado no primeira sufrágio a que concorreu, em outubro, e poucas horas depois do primeiro grande debate na AR. “Não me podem pedir que continue a sacrificar a minha vida por uma causa”, escreveu nesse post.

Agência Portuguesa do Ambiente dá luz verde ao aeroporto do Montijo. Apesar do parecer favorável, são necessárias 200 medidas que mitiguem o impacto no ambiente causado pela construção do novo aeroporto. Essas medidas podem custar cerca de 48 milhões de euros. As questões com a avifauna, o ruído e a mobilidade são as que carecem de maiores cuidados. A ANA tem dez dias para contestar. A associação ambientalista Zero já anunciou que iria interpor uma providência cautelar.

Benfica é líder da Liga portuguesa. Ao vencer o Portimonense no Estádio da Luz por 4 – 0, o Benfica assumiu o primeiro lugar do campeonato beneficiando do empate a uma bola do FC Porto no Estádio dos Barreiros frente ao Marítimo. Visivelmente agastado, o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, aceitou que nos próximos dias iria ser criticado nas redes sociais. “Estou-me a cagar”, disse.

Twitter proíbe propaganda. A rede social Twitter anunciou ontem que não permitirá anúncios pagos com mensagens políticas quando falta menos de um ano paras as eleições presidenciais nos Estados Unidos da América. A atitude contrasta com a de outra rede social, o Facebook, que tem sido instrumental em várias eleições, não só nos EUA, tendo sido essencial para que Donald Trump fosse eleito. A medida foi bem recebida pelos democratas.

Alerta máximo nos fogos da Califórnia. O vento forte fez acionar um “alerta vermelho extremo”, caucionado pelos especialistas do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos da América. A norte de Los Angeles, um pequeno incêndio cresceu até aos 500 hectares em poucas horas, cercando a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan e ameaçando 6500 habitações. Vários bairros foram evacuados.

O Pentágono divulgou vídeos da caça a Al Baghdadi. A operação que no sábado culminou com a morte de Al Baghdadi, líder do Daesh, foi amplamente divulgada pelo Pentágono que tornou públicos vários vídeos. Nas imagens é possível ver o complexo em que estava escondido Baghdadi, no norte da Síria, além de várias pessoas a correr.

Ministro da Comunicação de Angola exonerado. João Melo foi acusado de manipular dados utilizados num discurso do Presidente de Angola, João Lourenço sobre o estado da nação, sendo demitido do cargo. Foi substituído por Nuno Carnaval, ex-deputado do MPLA.

FRASES

“O lítio é fundamental para a transição energética”. Matos Fernandes, ministro do Ambiente, na Assembleia da República

“Podemos concluir que Centeno está a prazo”. Rui Rio, líder do PSD, na AR

“A primeira prioridade da direita deve ser reduzir as desigualdades sociais”. José Eduardo Martins, militante do PSD, no “Público”

“Estado terá que colocar no mercado 50 mil fogos para resolver problema da habitação”. Romão Lavadinho, presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses, no jornal “i”

O QUE ANDO A LER (E A VER)

Mais um volume, o quarto, da necessária coleção Série Ph, que desde há tempos vem sendo publicada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda e que se dedica a fixar a obra dos mais distintos fotógrafos portugueses. Depois de Jorge Molder, Paulo Nozolino e Helena Almeida, o quarto volume, com texto de Filomena Serra, debruça-se sobre a obra de Fernando Lemos.

Fernando Lemos que já é nonagenário e vive desde há muito no Brasil tem sido alvo de várias exposições em Lisboa e entrevistas, inclusive na Revista do Expresso, notabilizou-se, ainda nos anos 40 e 50, como fotógrafo surrealista tornando-se os seus retratos de Sophia, O’Neill, Vieira da Silva, Jorge de Sena, Agostinho da Silva ou Fernando Azevedo exemplares icónicos para os próprios retratados. A sua obra,não só na fotografia mas também na poesia, no desenho ou na pintura vai, contudo, muito além.

Outra tarefa de recolha a assinalar e por estes dias igualmente publicada em livro é a classificação dos queijos portugueses. Como ultimamente vem sendo feito em relação a enchido ou azeites, o volume agora dado à estampa e assinado pelo chef Diogo Rocha (da Mesa de Lemos) e pelo fotógrafo Mário Ambrózio vai preenchendo lacunas e classificando o que por vezes anda desordenado. “Queijaria do Chef”, além de publicar inúmeras receitas, põe ordem na casa e funciona como um excelente guia de queijos portugueses desde o Amarelo da Beira Baixa ao Mestiço de Tolosa, do de Azeitão ao Terrincho, do Cabra Transmontano ao Serra da Estrela Velho. Em busca da excelência, portanto, para quem quiser conhecer o país melhor.

Por hoje é tudo. Siga toda a atualidade no Expresso Online. Devido ao feriado, o Expresso chega às bancas um dia mais cedo, isto é, amanhã. Hoje ainda há Expresso Diário, a partir das 18 horas.

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana