domingo, 5 de janeiro de 2020

Portugal | BE não vai votar a favor do Orçamento do Estado para 2020


Catarina Martins anunciou que o Bloco de Esquerda não vai votar a favor do OE2020, mas assegurou que as negociações com o Governo continuam.

O Bloco de Esquerda vai abster-se ou votar contra o Orçamento do Estado. O anúncio foi feito, na tarde de sábado, por Catarina Martins.

"A mesa nacional do Bloco considera que não há condições para votar favoravelmente a proposta do Orçamento do Estado apresentada pelo Governo", afirmou a coordenadora do Bloco de Esquerda, frisando que, "no entanto, estão em curso ainda negociações entre o Bloco de Esquerda e o Governo, o PS e achou [a mesa nacional] por bem não interromper o processo negocial".

Catarina Martins recordou que existe uma "situação particular em que a abstenção do Bloco de Esquerda chega para viabilizar o OE". Assim, "não é preciso fazer ponderações muito mais alargadas", afirma, salvaguardando que o partido considera "muito importante que um OE seja um OE negociado à esquerda com todos os partidos de esquerda".

O Bloco aguarda para verificar se, ainda antes de sexta-feira, "há algum caminho possível para matérias orçamentais fundamentais que o BE propõe". "Se houver esse caminho o BE poderá abster-se e viabilizar o Orçamento. Se estas negociações não derem esse caminho necessário, o BE votará contra o OE2020", alertou a coordenadora do Bloco.

Inês André Figueiredo | TSF | Imagem: © Mário Cruz/Lusa

Comentário associado
Teatro... tem o mesmo efeito votar favoravelmente a abster-se, ao ponto de uma abstenção ser um voto a favor. Aquilo que ela diz não é que irá votar contra, ou que mantendo-se este orçamento vota contra, fazendo depender o voto favorável de negociações. Limita-se a dizer que não vai votar a favor o que é hipócrita já que o que ela está também a dizer é que votaram favoravelmente através da abstenção

Sem comentários:

Mais lidas da semana