quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Portugal | "Desrespeito do Governo." -- calote aos bombeiros soma milhões de euros


Apoios prometidos aos bombeiros estão por pagar há meses

Associação de bombeiros voluntários diz que o Governo não cumpre a palavra dada. É uma "nódoa para a classe".

Nem os 30 bombeiros que estiveram em Moçambique depois do ciclone Idai, nem os bombeiros voluntários a quem foi prometido apoio financeiro para a educação dos filhos com menos de seis anos receberam qualquer verba por parte do Governo.

Segundo avança esta quarta-feira o Jornal de Notícias, a Proteção Civil diz que ainda está à espera de autorização para proceder ao pagamento dos 35 mil euros em ajudas de custo correspondentes à participação de bombeiros profissionais e voluntários nas ações de resgate e apoio à população da região da Beira, em março do ano passado.

Em declarações à TSF, o presidente da - Associação Portuguêsa dos Bombeiros Voluntários (APBV), Rui Silva, lamenta o que diz ser o "desrespeito" e a "falta de consideração" do Governo. "Estamos a falar de mais de meio ano em falta", lamenta.

Os bombeiros voluntários vão exigir à secretaria de Estado Patrícia Gaspar que o dinheiro em falta seja pago nos próximos 30 dias. "Sabemos que é preciso alguma ginástica financeira, mas não para um período de 10 ou 12 meses."

Ao JN, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) justificou o atraso com o facto de os operacionais não terem "vínculo permanente de emprego público", salientando estar a "desenvolver todos os esforços com vista à autorização de pagamento".

"Nem um cêntimo" para os filhos dos bombeiros

O Governo também ainda não pagou o apoio financeiro para a educação dos filhos até aos seis anos dos bombeiros voluntários, que tinha sido promulgado em maio do ano passado.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, disse ao jornal Público que o Governo "ainda não disponibilizou um cêntimo". "Mais uma vez o Governo promete, decreta e, depois, nada faz para cumprir o que acordou", disse Marta Soares.

A verba destina-se a beneficiar cerca de cinco mil bombeiros com filhos menores de seis anos e representaria uma despesa para o Estado de cerca de 2,5 milhões de euros por ano.

TSF | Carolina Rico com Lusa

Imagem: Bombeiros estão há quase um ano à espera de verbas prometidas -- © Artur Machado/Global Imagens


Leia em TSF:
Um ano após o uso terapêutico da canábis ter sido regulamentado, o Observatório Português para a Canábis Medicinal lamenta que a lei não tenha saído do papel, acusando as autoridades de empurrarem os doentes para a ilegalidade.

Sem comentários:

Mais lidas da semana