domingo, 9 de fevereiro de 2020

Tailândia | Polícia abate soldado que matou 27 pessoas em centro comercial


A polícia tailandesa abateu hoje a tiro o soldado que matou 27 pessoas e feriu mais de 50 num centro comercial no nordeste do país.

O soldado tailandês, de 32 anos, que publicou fotografias e vídeos do ataque nas redes sociais, foi abatido a tiro num centro comercial de Nakhon Ratchasima, noticiou o canal de televisão Thai Rath, citando fontes da operação policial.

Depois de ter estado vários entrincheirado no centro comercial Terminal 21, cheio de pessoas no sábado à tarde, as forças de segurança tailandesas conseguiram entrar no edifício e retirar centenas de pessoas, antes de matarem o atacante.

Pelo menos 27 pessoas morreram e 57 ficaram feridas no tiroteio, anunciou no início da manhã deste domingo o primeiro-ministro tailandês.

"Não há precedentes na Tailândia e quero que esta isto nunca mais aconteça", declarou Prayut Chan-O-Cha, em conferência de imprensa, num hospital de Nakhon Ratchasima, para onde foram levadas as vítimas do ataque.

Dos 57 feridos, 25 já tiveram alta, indicou.

O chefe do Governo tailândês acrescentou que o motivo do atacante era pessoal e relacionado com um conflito devido à "venda de uma casa".


Da base militar para o centro comercial

O suspeito foi identificado como Jakrapanth Thomma e o tiroteio ocorreu inicialmente numa base militar nas imediações da cidade e depois num centro comercial na cidade.

Segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press, um polícia da cidade contactado telefonicamente disse que o soldado matou inicialmente outro soldado e uma mulher e feriu uma terceira pessoa, aparentemente devido a uma disputa de terras.

Polícias da cidade, que não quiseram ser identificados, disseram que o suspeito levou uma arma da sua base e conduziu em direção ao centro comercial, disparando pelo caminho, referiu a AP.

Vários media tailandeses indicaram que o atirador utilizou um veículo militar.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana