O Reitor da Universidade de Díli
(UNDIL), José Belo, afirmou que está empenhado em melhorar as competências
pedagógicas de todos os seus docentes. Esta universidade timorense é membro do
Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
(FORGES).
Azancot de Menezes,
PhD em Educação pela Universidade de Lisboa, formador em cursos de
pós-graduação em Angola e em Timor-Leste, foi o animador convidado para
ministrar no início deste ano mais uma acção de formação, intitulada, “Metodologias
de Ensino-Aprendizagem para o Desenvolvimento de competências em contexto de
Ensino Superior”.
A ideia fundamental, segundo o
formador, tal como tem defendido nas formações realizadas em outros contextos
geográficos, é contribuir para que os formandos desenvolvam competências
gerais, tais como, “saber lidar com a análise e a síntese”, “adquirir
capacidade para a autonomia na aprendizagem e no trabalho”, “saber ultrapassar
erros e obstáculos no âmbito do processo de ensino-aprendizagem”, “capacidade
para gerir situações-problema”, entre outras.
Segundo Azancot de Menezes, um
dos problemas de Timor-Leste, ignorado ou secundarizado por muitos governantes,
é que os diplomados saem das universidades com poucas competências para
participar com êxito no âmbito dos desafios colocados pela globalização económica
e pelo neoliberalismo.
Os docentes da Universidade de
Díli, nesta acção de formação, segundo o formador, irão desenvolver outras
competências de âmbito mais específico, desde logo, na forma como abordam o Ensino
Superior, que deverá ser de “forma pluridimensional”.
A discussão em torno da “análise
das fases do desenvolvimento do currículo”, da “gestão e inovação
curricular” e das “metodologias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento
de competências”, também integram o pacote de propostas que o académico Azancot
de Menezes pretende implementar nesta acção de formação em agregação
pedagógica, em curso na Universidade de Díli, com a duração de 15 horas.
A Universidade de Díli, em
conformidade com um protocolo que estabeleceu com a Universidade de Lisboa, em
particular com o Instituto de Educação, também acolheu um outro formador, Luís
Tinoca, para ministrar uma acção de formação denominada “Introdução à Didáctica
do Ensino Superior”.
A Universidade de Díli, tem mais
de 6 mil estudantes e 150 docentes distribuídos pelas Faculdades de Ciências da
Saúde, Ciências da Educação, Ciências Políticas, Direito, Engenharia e
Economia.
Como alguns dos principais
parceiros, a Universidade de Díli integra o Ministério da Educação e o
Ministério do Ensino Superior, a Agência Nacional de Petróleos, o Ministério da
Saúde e a Comissão Nacional de Eleições.
*Correspondente em Timor-Leste.
Imagens: 1 - UNDIL; 2 - Azancot de Menezes em interacção
com os professores da Universidade de Díli; 3 - Reitor da Universidade de Díli
(UNDIL), José Belo
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