segunda-feira, 23 de março de 2020

Covid-19: Comboios ameaçam falência no Reino Unido


Governo britânico assume controlo dos serviços ferroviários

O governo britânico vai suspender os contratos de concessão de transportes ferroviários e assumir o controlo para evitar a falência dos operadores, que têm registado quedas acentuadas de passageiros e receitas devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje.

"O governo está a tomar medidas de emergência para apoiar e sustentar os serviços ferroviários necessários, pois as operadoras enfrentam quedas significativas no seu rendimento. O Ministério dos Transporte vai suspender temporariamente os acordos normais de concessão e transferir todos os riscos de receitas e custos para o Governo por um período limitado, inicialmente seis meses”, indicou.

Desde 1994 que os serviços de transporte ferroviário no Reino Unido são feitos por operadores privados, que concorrem a concessões regionais ou de certas linhas, enquanto a infraestrutura é gerida pela empresa pública Network Rail.

De acordo com o governo, as operadoras vão continuar a garantir os serviços, mas por uma taxa predeterminada pelo governo, garantindo o funcionamento dos transportes para trabalhadores considerados essenciais, como profissionais de saúde ou das forças de segurança.

A partir de hoje, as linhas vão operar serviços reduzidos e os titulares de passes anuais ou de bilhetes pré-comprados vão poder receber reembolsos.

MadreMedia / Lusa | Imagem: Tolga Akmen / AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana