sábado, 18 de abril de 2020

HÁ QUE PROJECTAR EM MOÇAMBIQUE TODA A SOLIDARIEDADE


E TODO O AMOR RIGOROSO QUE SEU GENEROSO POVO TANTO CARECE!

Martinho Júnior, Luanda 

O estado da Mãe Terra, o estado da humanidade, faz crescer a disseminação de crises entrecruzadas numa cadência jamais antes experimentada!

Há lugares onde essa cadência é por demais sentida, numa rede asfixiante de subdesenvolvimento que toca até ao mais profunda raiz da alma, esse tão frágil cristal que se parte, que tão facilmente se esmaga, face a face à sobrevivência a cadência voraz consome a vida!...

Um desses lugares, cidadãos do mundo… é Moçambique!

01- … E assim tem sido, desde que o tratamento de choque foi semeado em tempo de “apartheid”, quando do lado do sinistro se desencadearam tentáculos de mau agoiro e de sangue que anda hoje perduram em tantas sequelas!... (https://interlusofona.info/pr-mocambicano-em-contacto-com-lider-da-renamo-para-conter-ataques-no-centro-do-pais/).

Foi mesmo assim quando desde as alturas em que Samora voava, quando a mão da barbárie arrancou sua própria vida de soldado indómito do movimento de libertação em África!... (http://paginaglobal.blogspot.pt/2013/01/mocambique-maputo-acredita-que-samora.html).

… O império queria a todo o custo abafar essa energia que movia montanhas no flanco leste de África, queria a todo o custo e de forma tão abrupta e traumática quanto lhe era possível, lançar o pânico do raio da morte e moveu esses tentáculos disponíveis e aptos a deixar os combatentes deserdados de suas mais legítimas faculdades, para tentar moldá-los à barbárie de suas conveniências, de suas manipulações e de suas acumuladas misérias!... (https://www.publico.pt/2003/06/01/jornal/morte-de-samora-machel-general-do-apartheid-baralha-os-dados-201881).

Para esse império e seus tentáculos, África haveria que continuar a ser ainda um corpo inerte, onde os arregimentados abutres tinham de vir depenicar o seu pedaço, década a década, para que a submissão fosse seu único garante, num regresso ao tempo do feudalismo, da escravidão e do obscurantismo portadores dos vírus das modernas alienações!... (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/03/sindroma-de-corpo-inerte.html).

Com isso os lucros seriam ainda mais avassaladores e chegariam mais facilmente às especulações, numa ordem geométrica em progressão, que nunca antes houve!...



02- Depois tudo se foi conjugando em enlaces encadeados: aos fenómenos humanos da formatação imposta pelo império com suas novas tecnologias de recurso em 5ª geração, com seus choques abissais, juntaram-se as convulsões da natureza, por que a irracionalidade humana desde os tempos da Revolução Industrial não parou para uma reflexão pródiga o suficiente, para uma reflexão que se impunha para com toda a maturidade e não só com o êxtase que ela nos confere, olhar para ela com olhar crítico, para toda a complexa profundidade do seu ventre benigno e vital, o ventre da Mãe Terra!...

O modelo de sociedade que após a morte de Samora Machel foi criado, em função dos impactos do capitalismo neoliberal, não deixa margem para dúvidas… (https://www.dw.com/pt-002/desfloresta%C3%A7%C3%A3o-em-mo%C3%A7ambique-preocupa-especialistas/a-50025139).

Em Moçambique a tão frágil quão saturada natureza é em muitos vastos lugares propensa a desencadear forças que muito poucos esperam, muito menos quando a mentalidade humana foi trabalhada para jamais estar para aí virada, por que se alguma vez houver consciência, então ou deixa de haver lucros, ou os lucros serão inexoravelmente muito menores!... (https://www.unicef.org/mozambique/ciclone-idai-e-kennethhttps://www.who.int/emergencies/cyclone-idai/ciclone-idai-portugues-2019/en/).

Tem sido assim em tantos lugares da Terra, ainda agora em Bérgano no cinturão mais industrial da Itália, por que razão Moçambique haveria de fugir a essa tenaz que a globalização lhe fazia chegar com as suas mais ignóbeis mãos de barbárie! (https://www.abrilabril.pt/internacional/bergamo-ou-mortandade-que-o-patronato-nao-quis-evita).

Assim Moçambique sofreu o abrupto choque do Idaí, o ciclone, as tempestades e as enchentes, cortando o território ao meio ao longo da bacia mas sobretudo do delta do poderoso Zambeze! (https://www.dw.com/pt-002/ciclone-idai-mo%C3%A7ambique-regista-446-mortos/a-48043984).

Vastas áreas sofreram tempestades, convulsivas inundações que se estenderam praticamente desde o nó de Cabora Bassa para leste e a cidade da Beira, porto e nó importante para um corredor que é umbilical para o interior de África, para o Zimbabwe, sofreu no seu casco urbano um inesperado turbilhão de águas avulsas…


03- Em Moçambique cresceram as desigualdades, fermentaram as injustiças sociais, as assimetrias abrem-se à força das toscas enxadas da pobreza, da exclusão e do obscurantismo, à mercê das injecções alienantes que começaram agora a envolver a progressão do caos e da desagregação! (http://opais.sapo.mz/impacto-do-coronavirus-sobre-a-economia-mocambicanahttp://opais.sapo.mz/-covid19-mantemse-21-casos-confirmados-no-pais).

De escalada em escalada, chegou finalmente a “cereja em cima do bolo”: o jhadismo islâmico que se distende desde a Somália pelas costas africanas do Índico! (http://opais.sapo.mz/conselho-islamico-de-mocambique-condena-ataques-em-cabo-delgadohttps://www.publico.pt/2018/06/10/mundo/noticia/de-onde-apareceu-o-extremismo-islamico-que-assola-mocambique-1833590).

O império ao abrigo da doutrina Rumsfeld-Cebrowski, arregimentando vassalagens e parcerias, arregimentando de mãos-livres as mais feudais coligações, sem oposição vem semeando desde o fim da URSS, caos, terrorismo, desagregação, divisão, entre todos os interstícios sociais dos mais vulneráveis povos da Terra e Moçambique mal refeito de enchentes e dilúvio, não pode escapar a essas teias de terapias que impactavam com o poder avassalador dum capital sem limites de egoísmo e sem escrúpulos perante o que se prende à vida e à morte!… (https://observador.pt/2019/03/25/idai-governo-angolano-reforca-ajuda-humanitaria-as-populacoes-afetadas-em-mocambique/http://www.cubadebate.cu/noticias/2019/05/30/luego-de-48-dias-termina-con-exito-mision-de-la-brigada-medica-henry-reeve-en-mozambique/#boletin20190530).

No preciso momento em que se anunciava a boa nova da descoberta de colossais jazidas de gaz aptas à exploração (https://www.publico.pt/2014/09/21/mundo/noticia/o-milagre-dos-recursos-naturais-num-pais-pobre-1670039), esgrimindo a progressão dos contraditórios de que é mestre, o império (por via indirecta conforme se começa a inventariar) trouxe a jihad wahabita/sunita dos tentáculos e células da Al Qaeda, a progressão que avança em direcção ao Cabo da Boa Esperança, começando por contaminar com seus vírus a periferia de Cabo Delgado e com isso procurando dominar a margem direita do Rovuma!... (https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/a-jihad-global-chegou-a-mocambique).

Num momento em que o Covid-19 se tornou numa pandemia de apocalipse, a Moçambique chegou a jihad… só faltava mesmo a jihad, numa altura em que grande parte da humanidade está em estado de choque, está prostrada!... O choque e o estupor para atingir uma rápida supremacia!... (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/covid-19-mocambique-chega-21-casos.html).


04- A vizinha África do Sul, que tanto tem a dizer em relação à metade sul de Moçambique, está a braços também com o encadeado de crises, incluindo a crise do Covid-19. (https://mg.co.za/article/2020-04-15-with-no-nutritional-reserves-covid-19-will-push-people-over-the-edge/).

Nada lhe valeu, nem o elitismo inerente ao “loby” dos minerais, nem o facto de ser o mais industrializado país de África ao sul do Sahara!...

A proximidade da África do Sul obriga a uma quarentena rigorosa, particularmente nos distritos do sul do país!

No centro subsiste a acção de grupos armados que são sequelas da RENAMO…

No norte, e a jihad islâmica…

É contudo de fora do continente africano que alguma coisa está a chegar: ou a avassaladora mole das transnacionais corporativas do império da hegemonia unipolar (é em benefício delas que Moçambique se poderá socorrer do AFRICOM), ou a emergência indiana, ou a chinesa! (https://www.voaportugues.com/a/anadarko-vai-investir-25-bili%C3%B5es-de-d%C3%B3lares-na-explora%C3%A7%C3%A3o-de-g%C3%A1s-em-mo%C3%A7ambique/4965367.htmlhttps://www.plataformamedia.com/pt-pt/noticias/negocios/grupo-exxonmobil-adia-decisao-final-de-investimento-em-projecto-de-gas-em-mocambique-11975281.htmlhttps://interlusofona.info/patroes-mocambicanos-aplaudem-cooperacao-com-a-india/).

Moçambique, uma das mais vulneráveis nações da Terra, necessita projectar toda a solidariedade e todo o amor rigoroso que seu generoso povo merece!... (https://www.quehacer.com.uy/index.php/marxismo-quehacer/che/68-qel-nacedorq-eduardo-galeano).

Martinho Júnior | Luanda, 15 de Abril de 2020

Imagens:
01- Furacão Idaí, um dos dois que assolou o centro de Moçambique;
02- Guerrilheiros da Renamo na Gorongosa;
03- A jihad islâmica no Rovuma;
04- Palma e Cabo Delgado têm sido alvos da jihad; as duas localidades estão na promissora região de produção de gás em Moçambique.

Sem comentários:

Mais lidas da semana