sexta-feira, 17 de abril de 2020

Reino Unido | Médicos 'convidados' a não escrever Covid-19 em certidões de óbito


Denúncia foi pela Good Law Project, uma organização sem fins lucrativos que atua no Reino Unido.

Segundo uma denúncia da organização Good Law Project, há hospitais a recomendarem aos médicos que não escrevam que a causa de morte dos seus pacientes tenha sido por Covid-19.

De acordo com o declarado, com base em documentos de circulação interna de hospitais, os médicos são convidados a não declarar a morte por Covid-19, mas sim por "pneumonia" ou "pneumonia adquirida na comunidade".

A recomendação, intitulada 'guia para a certificação de óbito em casos de pacientes de Covid-19 confirmados durante a pandemia', esclarece que todas as mortes pelo novo coronavírus devem ser reportadas aos responsáveis do hospital.

Porém, num ponto inferior, explica-se que "não é obrigatório escrever Covid-19 como parte do certificado médico de causa de morte", explica o jornal Daily Mail.

"Se os médicos estão a ser gentilmente desencorajados a reportar mortes por Covid-19, não temos forma de saber que os dados do Governo por coronavírus são precisos", esclareceu a fundação responsável pela denúncia, informando, contudo, que este tipo de caso só terá sido verificado na gestão de um hospital.

Sérgio Abrantes | Notícias ao Minuto | Imagem: © Reuters

Leia em Notícias ao Minuto: 

Sem comentários:

Mais lidas da semana