quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Portugal | OS MAIS VELHOS QUE SE “LIXEM”!


Governo ainda só vigiou 20% dos lares: foram 500 visitas para 2500 residências

Despacho conjunto dos ministérios da Segurança Social e Saúde data do final de junho, mas nesse período a maioria das visitas não foram feitas, escreve o "Jornal de Notícias". CNIS pede mais articulação

um mês e meio, as equipas multidisciplinares criadas pelo governo realizaram cerca de 500 visitas a lares para monitorizar o cumprimento das medidas preventivas da covid-19, escreve esta quinta-feira o "Jornal de Notícias". Ou seja, a vigilância mensal que foi definida por lei no final de junho só chegou a 20% das residências, apesar do despacho em questão, assinado pela ministra da Saúde e pela ministra do Trabalho, ter o objetivo de “antecipar problemas e identificar não conformidades”, conforme lembrou Marta Temido na conferência de imprensa desta quarta-feira.

A ministra da Saúde adiantou que até ao final do mês está prevista a realização de mais mil visitas. “Saúde e Segurança Social têm uma parede ao meio, intransponível. É preciso uma maior articulação”, disse ao JN Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), que gere 863 lares em Portugal.

Até agora morreram 688 pessoas em lares de idosos devido à covid-19 - 39% da totalidade dos óbitos. Há atualmente 563 residentes e 225 profissionais destas estruturas infetados.

Sem comentários:

Mais lidas da semana