sábado, 5 de setembro de 2020

OTAN esteve trabalhando com substâncias do grupo Novichok durante anos


#Publicado em português do Brasil


Estruturas da OTAN estiveram trabalhando com substâncias do grupo Novichok durante anos, diz Rússia 

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia comentou as numerosas "declarações hostis" contra a Rússia relativamente à situação do estado de saúde do líder da oposição Aleksei Navalny.

A chancelaria russa lembrou que do desenvolvimento de Novichok participaram especialistas de muitos países ocidentais e de estruturas especializadas da OTAN.

"Em relação às afirmações categóricas de que os compostos químicos tóxicos de ação neuroparalítica que no Ocidente são denominados de Novichok foram desenvolvidos aqui, é necessário relembrar o seguinte. Durante vários anos, especialistas de muitos países ocidentais e estruturas especializadas da OTAN trabalharam em compostos incluídos neste vasto grupo de substâncias químicas", afirma o comunicado da chancelaria da Rússia.

Além disso, nos EUA os desenvolvedores de tecnologias para seu uso em combate obtiveram oficialmente mais de uma centena e meia de patentes, ressalta a nota.


Na sexta-feira (4), os ministros das Relações Exteriores da Alemanha e da França, Haiko Maas e Jean-Yves Le Drian respetivamente, emitiram um comunicado conjunto relativamente à situação de Navalny.

O documento afirma que os ministros qualificam o caso como "um golpe muito sério nos princípios fundamentais da democracia e do pluralismo político" e expressam a esperança de que as autoridades russas possam "garantir a criação de condições para a observância dos direitos civis e políticos de seus cidadãos".

Eles também salientaram a importância de uma "explicação" por parte de Moscou relativamente à descoberta, por um laboratório militar alemão, de vestígios de uma substância tóxica parecida com Novichok no organismo do opositor.

Nesta quarta-feira (2), um laboratório militar do governo alemão anunciou que encontrou vestígios de um agente nervoso do grupo Novichok.

Por outro lado, o cientista russo Leonid Rink, que esteve diretamente envolvido no desenvolvimento do Novichok, disse à Sputnik que os sintomas de Navalny são completamente diferentes dos sintomas de envenenamento com esta substância.

Sputnik | Imagem: © Sputnik / Yevgeny Biyatov

Sem comentários:

Mais lidas da semana