sábado, 5 de setembro de 2020

Obter petróleo e vencer terrorismo?


#Publicado em português do Brasil

EUA não têm nenhuma estratégia na Síria, diz alto funcionário
Em janeiro, Donald Trump, o presidente dos EUA, recuou em seu compromisso anterior de retirar as forças norte-americanas da Síria, afirmando que ficaria um "pequeno" contingente militar no país para "manter o petróleo".

A revista Newsweek citou na quinta-feira (3) um alto funcionário anônimo da inteligência norte-americana, que teria descrito a estratégia atual dos EUA na Síria como uma "confusão de m****" à luz das próximas eleições presidenciais.

Com o relógio se aproximando das eleições de 3 de novembro, "ambos os candidatos prometem acabar com as 'guerras sem fim' travadas por seus antecessores", relata a mídia, se referindo às eleições presidenciais que serão disputadas entre o democrata Joe Biden e o atual líder norte-americano Donald Trump.

O funcionário da inteligência norte-americana afirmou que os EUA "não têm uma estratégia [sobre a Síria]", ao mesmo tempo que o Pentágono continua mantendo uma missão militar no país árabe para "garantir uma derrota duradoura" do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em muitos outros países), de acordo com um comunicado de imprensa de sábado (5) do Departamento de Defesa do país.

Em outubro de 2019, Donald Trump anunciou que os EUA iriam retirar suas forças da Síria, mas acabou por recuar na decisão, afirmando que permaneceria um "pequeno" contingente norte-americano para trás para "manter o petróleo" no nordeste do país do Oriente Médio.

A Newsweek também citou a porta-voz do Pentágono, Jessica McNulty, dizendo que a coalizão liderada pelos EUA não coordena nem compartilha inteligência com a Rússia na Síria.

"De tempos em tempos somos incidentalmente informados sobre ataques russos planejados contra o Estado Islâmico [Daesh] a oeste do rio Eufrates, como parte de nossas comunicações rotineiras de desconflito", salientou.

Anteriormente, o Conselho de Segurança Nacional dos EUA acusou os soldados russos de orquestrarem uma colisão com um veículo militar norte-americano na Síria, apesar de numerosos vídeos mostrarem as tropas russas fazendo várias tentativas de se separarem de seus homólogos dos EUA de forma segura.

Sputnik | Imagem: © AP Photo / Baderkhan Ahmad

Sem comentários:

Mais lidas da semana