terça-feira, 8 de setembro de 2020

Portugal | Ana Gomes confirma: é candidata à Presidência da República


A diplomata e ex-eurodeputada socialista confirmou o que já se esperava: vai a jogo nas eleições presidenciais do próximo ano

reflexão foi feita, a decisão está tomada: Ana Gomes vai ser candidata à Presidência da República. No último sábado, o Expresso noticiou que a ex-eurodeputada terminara a análise política, encontrava-se a fechar contactos, e o “sim” estava por um fio. E no domingo, a diplomata disse no espaço de comentário que tem na SIC Notícias que não tinha ainda “encerrado totalmente a reflexão”, mas prometeu uma decisão sobre o tema para esta semana.

Essa decisão chegou esta segunda-feira à noite. “Serei candidata”, garantiu Ana Gomes ao “Público”. O lançamento oficial da candidatura será feito esta quinta-feira, às 16h, na Casa da Imprensa, em Lisboa.

Ana Gomes assumiu uma possível entrada na corrida a Belém a 17 de maio, depois de António Costa ter implicitamente lançado Marcelo Rebelo de Sousa para um segundo mandato presidencial. A socialista começou desde aí a ter encontros com possíveis apoiantes, no PS e não só, um processo que foi interrompido em meados de julho, devido à morte do seu marido, o embaixador António Franco.

“Estava a fazer essa reflexão em conjunto com o meu marido, quando ele adoeceu e faleceu. Tive de continuar essa reflexão noutras condições, sozinha”, explicou no final de agosto na SIC Notícias.

Expresso | Imagem: Tiago Miranda

Leia em Expresso:

Sem comentários:

Mais lidas da semana