sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Espanha com mais 12788 novos casos e 241 mortes

Espanha registou esta sexta-feira 12788 novos casos de covid-19, dos quais 18% em Madrid, elevando para 861.112 o número total de infetados no país, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades contabilizaram mais 241 mortes com a doença nas últimas 24 horas, quase o dobro das verificadas na quinta-feira, aumentando o total de óbitos para 32.929.

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de novas infeções, tendo adicionado mais 2345 casos aos números totais de quinta-feira, elevando o total para 261.112.

O Governo espanhol decretou o estado de emergência durante 15 dias em Madrid e outros nove municípios da região, restabelecendo as restrições de movimentos invalidadas na quinta-feira pela justiça.VER MAIS

A decisão foi tomada num Conselho de Ministros extraordinário, horas depois de o Tribunal Superior de Justiça de Madrid ter anulado as medidas de restrição de movimentos em dez municípios da região de Madrid impostas pelo Governo central no sábado passado.

O executivo nacional e o regional estavam desde há duas semanas num braço de ferro sobre as medidas concretas que devem ser tomadas para assegurar a redução do número de contágios de covid-19 em Madrid, a região de Espanha mais atingida pela pandemia.

A decisão da justiça deu razão ao executivo da região de Madrid, dominado pelos partidos de direita, que rejeita as medidas impostas pelo Governo central de coligação de esquerda por considerá-las ilegais, excessivas e desastrosas para a economia local.

Mas com a declaração do estado de emergência, o Governo central encontra uma solução legal para manter as atuais restrições antes de um fim de semana alargado que termina com um feriado na próxima segunda-feira, em que se comemora o dia nacional de Espanha.

As autoridades receavam que centenas de milhares de madrilenos decidissem sair da cidade para passar o fim de semana fora.

As restrições reintroduzidas proíbem, entre outras coisas, a entrada e saída de pessoas em cada uma das 10 cidades da região de Madrid, incluindo a capital, exceto deslocações "devidamente justificadas", tais como ao médico, ao trabalho, centros educativos, assistência a idosos, menores e dependentes e viagens a bancos, tribunais ou outros organismos públicos.

Jornal de Notícias | Agências

Leia em Jornal de Notícias:

Alemanha | Cruzes suásticas pintadas em Halle um ano depois de ataque antissemita

Reino Unido registou 13.864 novos casos, menos 20% do que na véspera

Sem comentários:

Mais lidas da semana