sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Portugal | Deixemos morrer os mais velhos, os mais fragilizados e improdutivos

Não é por acaso que corre em muitas mentes que o covid-19 dá jeito para livrar a sociedade do “peso” dos mais idosos. Acrescentem-se, já agora, os de saúde mais fragilizada e os cidadãos considerados improdutivos. Hitler não discordaria e Hitlers é o que não falta em todas as classes sociais, mas, acredita-se, que abundam muito mais nas classes mais abastadas (dominantes), que só não secundam o hitlerismo (ainda) por falta de condições – mas para lá caminham se lhes derem essa oportunidade.

Tanto assim é que, a propósito do estabelecimento de prioridades na distribuição da esperada vacina para o covid-19, surgiram notícias de que uma proposta (de saúde pública?) definiu um “1.º plano de vacinação contra Covid-19 em que idosos a partir dos 75 anos estariam excluídos”.

Reformulando: essa tal proposta excluía nossos pais e avós, irmãos e irmãs, tios e tias, amigos e amigas com mais de 75 anos de serem vacinadas contra o covid-19. Por outras palavras: que morram! A exemplo dos tantos que já morreram (dois milhares) e aliviaram o “peso” à sociedade.

Ora se isto não é pôr em prática o revivalismo hitleriano o que será? Não sabemos bem como (por quem?) foi nessa tal comissão que foi apresentada a proposta por alguns dos seus elementos…

A propósito, sobre o assunto macabro e de raiz nazi, surgem hoje na TSF declarações de Jorge Torgal, porta-voz do Conselho Nacional de Saúde Pública, que convidamos a lerem e a inteirarem-se de como o neoliberalismo nazi avança.

Não sabemos se o declarado por Jorge Torgal corresponde a toda a verdade ou se se trata de branquear indivíduos propensos à “eutanásia para os mais idosos” a pretexto da existência da pandemia (ler link no final) que assola a humanidade. Mas, seja o que for e como for, a existência de tal proposta é inconcebível nas práticas civilizacionais, e nas democráticas ainda muito menos é admissível.

Deixamos ao critério do entendimento público o que se segue, assim como o que expomos e opinamos. Os portugueses, pelos menos os mais idosos, gostariam de saber a verdade que eventualmente possa estar oculta nas mentes e prováveis propostas inconstitucionais que certos e incertos elementos da sociedade querem fazer prevalecer. No caso concreto indubitáveis propostas nazis baseadas em explicações que consideramos esfarrapadas, sem nexo.

MM | PG


Médicos criticam plano de vacinação contra Covid-19: "Grupo dos mais idosos é claramente prioritário"

Jorge Torgal confirma que alguns elementos do Conselho Nacional de Saúde Pública criticaram a proposta de vacinação apresentada no encontro da semana passada.

O porta-voz do Conselho Nacional de Saúde Pública confirma a apresentação do documento que define os grupos prioritários para a vacina da Covid-19 na reunião da semana passada. Ouvido pela TSF, Jorge Torgal sublinha que a proposta foi elaborada antes de se conhecerem dados que comprovam a eficácia da vacina contra a Covid entre os mais velhos e defende que as pessoas acima dos 70 anos devem ser as primeiras a ser vacinadas.

Por isso, Jorge Torgal acredita que o plano será revisto: "O que foi apresentado foi uma primeira proposta e essa primeira proposta antecedeu o conhecimento de que havia já um ensaio que mostrava que as vacinas eram eficazes nas pessoas mais idosas. Portanto, o trabalho que foi apresentado foi anterior a isso. De qualquer forma, eu tenho confiança nos meus colegas que integram a comissão. Portanto, penso que o documento final terá em conta também o progresso do conhecimento no respeitante aos resultados dos ensaios clínicos com as vacinas nos diferentes grupos etários."

Jorge Torgal confirma que alguns elementos do Conselho nacional de saúde pública criticaram a proposta de vacinação apresentada no encontro da semana passada. Ele próprio defende que os mais velhos devem ter prioridade máxima na vacinação contra a Covid-19.

"O grupo dos mais idosos é claramente o grupo prioritário, sob o qual devia incidir toda a atividade central, a mais importante atividade, de luta contra a pandemia, porque, para mim, os mais atingidos são aqueles que morrem. A mortalidade acima de 80 anos é terrível. Portanto, a ação que o Governo devia ter era uma ação muito forte junto daqueles que são os mais frágeis da nossa sociedade", sustenta.

Para Jorge Torgal, o primeiro grupo de pessoas a ser vacinado deviam ser os idosos "acima dos 70 anos, e depois os profissionais de saúde que estão a trabalhar com doentes covid-19".

Cristina Lai Men e Sara Beatriz Monteiro | TSF

Leia em TSF: Comissão já definiu 1.º plano de vacinação contra Covid-19. Idosos a partir dos 75 anos excluídos

Sem comentários:

Mais lidas da semana