quarta-feira, 22 de abril de 2020

NOVO CORONAVÍRUS JÁ CIRCULAVA NOS EUA EM JANEIRO


Primeiro caso de infeção ocorreu a 21 de janeiro e primeiras duas mortes no início de fevereiro, todos na Califórnia.

As autoridades de saúde da Califórnia, nos EUA, reconheceram hoje que as primeiras mortes de doentes com covid-19 no país ocorreram no início de fevereiro na Califórnia, 20 dias antes da primeira morte oficialmente declarada.

O primeiro caso confirmado da doença foi anunciado pelas autoridades federais a 21 de janeiro, um homem de 30 anos regressado aos EUA a 15 de janeiro proveniente de Wuhan, na China, sem sintomas graves e que tinha ele próprio ido ao médico, relata a agência France Presse.

As autoridades de saúde do condado de Santa Clara, na Califórnia, disseram hoje em comunicado que as autópsias de duas pessoas que morreram em suas casas nos dias 06 e 17 de fevereiro revelaram a doença covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

A presença do novo coronavírus nos falecidos foi determinada por amostras de tecido e posteriormente ratificada pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).

Até agora, acreditava-se que a primeira morte nos Estados Unidos relacionada com o novo coronavírus teria ocorrido em 29 de fevereiro, em Seattle, estado de Washington, que foi a região mais afetada no início da pandemia no país.

Contudo, mais tarde descobriu-se que duas pessoas tinham morrido com covid-19, também no estado de Washington, em 26 de fevereiro.

Agora, Sara Cody, diretora médica do condado de Santa Clara, na Califórnia, disse que as mortes detetadas na sua zona, no início e meio de fevereiro revelam "provavelmente a ponta de um icebergue de dimensão desconhecida".

Cody explica que as pessoas que morreram nessa altura não tinham histórico de viagens conhecido, que as pudesse ter exposto ao vírus, pelo que seriam já vítimas de propagação local da epidemia.

Jay Bhattacharya, professor de saúde pública na Universidade de Stanford, diz que, perante estes novos dados, "os padrões da epidemia nos Estados Unidos terão de ser ajustados para levar em conta essa data inicial".

"Os modelos terão de rever o número de casos atuais para níveis mais elevados", conclui o especialista.

Nos Estados Unidos, o número de infetados já ultrapassa as 800 mil pessoas e já morreram mais de 45 mil doentes de covid-19.

Coronavírus: Brasil tem 2.906 mortes confirmadas e 45.757 casos


O Ministério da Saúde anunciou hoje, em seu site oficial, que subiu para 2.906 o número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil. Até ontem, eram 2.741 mortes no total.

No total, são 45.757 casos oficiais no país, segundo os dados mais recentes do Ministério. A taxa de letalidade — que compara os casos já confirmados no Brasil com a incidência de mortes — é de 6,4%.

O anúncio de hoje, no entanto, não significa necessariamente que pessoas morreram nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde tem somado ao balanço diário mortes ocorridas dias atrás, mas com confirmação de covid-19 no último dia.

UOL

Imprensa russa destaca solidariedade médica cubana


Moscovo, 20 de abril (Prensa Latina) A imprensa russa destacou hoje a solidariedade demonstrada por Cuba, oferecendo o serviço de seus médicos a outras nações, em meio ao flagelo do Coronavírus(SARS CoV-2), responsável pela pandemia de Covid-19.

A realização na prática da idéia de ajuda humanitária mútua muda completamente os fundamentos do sistema político mundial, considera a agência RIA Novosti em um comentário.

Não é por acaso que alguns estados preferem perdas mais significativas, a fim de recusar qualquer ajuda de forças desconfortáveis para eles, a fim de manter uma posição difícil nas tentativas de impor sua hegemonia, como no caso dos Estados Unidos, indica o jornal.

Talvez isso explique por que Washington considera inaceitável a ajuda oferecida por Cuba, embora os sistemas de emergência da ilha tenham demonstrado repetidamente que são muito mais eficazes que os americanos, enfatiza a RIA Novosti.

PELA HUMANIDADE, VENEZUELA E CUBA SE LEVANTAM!


Martinho Júnior, Luanda  

Face à pandemia do Covid-19, uma ameaça global sem precedentes, Venezuela e Cuba, em paralelo com as experiências da República Popular da China e da Federação Russa, perfilam-se como expoentes do que é necessário e constantemente beber na luta pela vida dos povos de todo o mundo!...

Para além de sua capacidade de socorrer outras nações e outros povos, conforme o que tem sido patenteado nos mais diferentes lugares do planeta, todos os quatro emergentes sofrem na própria carne os efeitos de algo tão pouco esperado, apesar dos alertas sobre as profundas alterações climático-ambientais!

A forma como eles estão a lidar com frentes múltiplas e cada vez mais alargadas, incentiva toda a humanidade e reforçar sua capacidade, integrando e articulando esforços, algo que é um dever para todas as nações, estados e povos!

A Organização Mundial de Saúde (OMS), não tem outra alternativa senão com eles aprender e divulgar, divulgar e aprender e é bárbaro (crime contra a humanidade) o acto de cancelar qualquer tipo de compromisso e apoio à OMS num momento como este!

A via que é tão entranhável ao princípio de que é o homem o centro fundamental de todas as atenções, impõe-se a toda a humanidade carente de civilização, numa altura em que a barbárie, nada tem para de novo oferecer, pelo contrário, tanto tem deitado a perder, inclusive em relação aos povos sujeitos à sua jurisdição e acção!

Lembro as palavras do Comandante Fidel a 28 de Setembro de 1960, quando se fundaram os Comités de Defesa Revolucionária de Cuba: "Vamos a establecer un sistema de vigilancia revolucionaria colectiva - apuntó Fidel Castro en esa ocasión - Están jugando con el pueblo y no saben todavía quién es el pueblo; están jugando con el pueblo y no saben la tremenda fuerza revolucionaria que hay en el pueblo" – (http://lademajagua.cu/granma-sede-del-acto-central-del-aniversario-59-de-los-comites-de-defensa-de-la-revolucion-minuto-a-minuto/http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/09/26/cuba-creacion-de-los-cdr-somos-mas-que-un-comite/)
    

RECORDAR E HOMENAGEAR LENINE -- com vídeo


Passam hoje 150 anos do nascimento de V. I. Lénine, figura primeira desse acontecimento pioneiro na história da humanidade que foi a Revolução de Outubro e as suas conquistas políticas, económicas, sociais, culturais e civilizacionais, inaugurando uma nova época histórica – a passagem do capitalismo ao socialismo. 

AbrilAbril, em Imagem do Dia

Jerónimo de Sousa: 150 anos do nascimento de Lénine


PCP - em Youtube

Leia em AbrilAbril: Lénine e as artes
O trabalho político e revolucionário não lhe darão tempo para se ocupar das questões artísticas como poderia pretender, mas as questões artísticas nunca lhe foram estranhas nem indiferentes.

Portugal | Hoje: 24 mortes por covid-19 e mais 603 novos casos confirmados


Mais de mil casos recuperados e 785 mortos de Covid-19 em Portugal

Há 785 mortes por Covid-19 em Portugal, são mais 23 do que na terça-feira, e mais 603 novos casos confirmados, num total de 21982.

Os doentes recuperados são 1143, ou seja, há mais 226 casos em relação ao balanço de terça-feira (eram 917) e há 207 infetados internados em unidades de cuidados intensivos, menos seis em relação ao boletim anterior (eram 213), segundo o relatório da situação epidemiológica da Covid-19 divulgado, esta quarta-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A maioria dos 785 mortos de Covid-19 em Portugal ocorreu na região Norte (454 óbitos), seguindo-se a região Centro (175) e a região de Lisboa e Vale do Tejo (138). O Algarve regista 11 mortos, os Açores seis e o Alentejo uma vítima.

Morreram mais mulheres (395) do que homens (390) e a maioria tinha mais de 80 anos (528).


Doentes com Covid-19 internados são 1146, há 3219 pessoas a aguardar resultados de testes e 30646 estão sob vigilância das autoridades de saúde.

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou, na conferência de imprensa diária, que "na semana de 13 a 19 de abril foram processadas 11800 amostras por dia" e que há 66 laboratórios para despiste da Covid-19.

Do total de casos confirmados (21982), a maioria são mulheres (13029) e a faixa etária com mais registos é entre os 40 e os 59 anos e acima dos 80 anos (3350 casos). Há 360 crianças com menos de 9 anos infetadas com o novo coronavírus e 658 têm entre 10 e 19 anos.

No topo dos concelhos com mais casos confirmados está Lisboa (1169), o Porto (1102), Vila Nova de Gaia (1066), Braga (903), Matosinhos (885) e Gondomar (854).

De acordo com o boletim, 52% dos doentes positivos ao novo coronavírus apresentam como sintomas tosse, 37% febre, 27% dores musculares, 25% cefaleia, 20% fraqueza generalizada e 15% dificuldade respiratória. Esta informação refere-se a 82% dos casos confirmados.

Sandra Alves | Jornal de Notícias | Imagem: Pedro Correia/Global Imagens

Portugal | Deputados: Minoria (11) do 24 de Abril contra o 25 de Abril no parlamento*


ENTREVISTA

Ferro Rodrigues: “Os mesmos que atacaram a cerimónia” do 25 de Abril vão dizer que “foi um fracasso porque estava pouca gente”

O presidente da Assembleia da República revela, em entrevista ao PÚBLICO, que o modelo das comemorações dos 46 anos do 25 de Abril lhe foi proposto pelo PSD.

Desvalorizando a polémica sobre o modelo das celebrações oficiais, na Assembleia da República (AR), dos 46 anos do 25 de Abril, Eduardo Ferro Rodrigues defende que “faria muito pouco sentido a AR estar ao serviço do país para votar três estados de emergência e, depois, fechar no dia 25 de Abril”. A cerimónia, preparada com a colaboração da Direcção-Geral da Saúde, respeitará o distanciamento social, mas não obrigará ninguém a usar luvas ou máscaras. Contará com menos de cem pessoas.

O presidente da Assembleia da República alerta ainda para os riscos, a nível “global e europeu”, para as democracias que podem resultar da crise económica e social pós-pandemia. Isto porque “as posições políticas de extrema-direita, jogando no medo e no combate às instituições democráticas, têm um largo campo de acção”.

Disse, no sábado, que “mais do que em qualquer outro momento o 25 de Abril tem de ser e vai ser celebrado na Assembleia da República”. A democracia portuguesa não está suspensa, logo o seu órgão vital, a AR, não entrou de quarentena. É isto que queria dizer?

É exactamente isso. Faria muito pouco sentido a AR estar ao serviço do país para votar três estados de emergência e, depois, fechar no dia 25 de Abril. Seria qualquer coisa de incompreensível para toda a gente, penso eu.

Defendeu, nessas declarações ao PÚBLICO, que celebrar os 46 anos do 25 de Abril é “a forma de impedir que no futuro a excepção seja glorificada como regra e realidade permanente” e de dizer que da pandemia “não sairá qualquer alternativa antidemocrática”. Existe este risco?

Não é um risco português, é um risco global e europeu, porque da pandemia já está a resultar uma crise económica. Se a crise económica não for travada e se transformar numa crise social, será uma crise social muito ampla e muito grave. E nós sabemos que, nessas circunstâncias, as posições políticas de extrema-direita, jogando no medo e no combate às instituições democráticas, têm um largo campo de acção. Portanto, é necessário demonstrar que a democracia está viva e que o Parlamento está, como o Presidente da República e como o Governo, em funções.

Não teme que a cerimónia do 25 de Abril, e a polémica que gerou já, seja interpretada como um luxo que os políticos se dão a si mesmos quando impõem às pessoas que fiquem em confinamento e não tenham convivência social?

Acho que isso não tem o menor sentido. Em primeiro lugar, esta cerimónia não é luxo nenhum. Eu apontei para 130 pessoas, vai ter muito menos, possivelmente à volta de cem pessoas no Parlamento.

Portugal | A POLÉMICA FORÇADA DO 25 DE ABRIL


Daniel Oliveira * | TSF | opinião

O 25 de Abril "não é uma festa, não é uma rave para onde vão fazer uma patuscada" e, sendo "trabalho" e havendo "condições de segurança", deve acontecer. Daniel Oliveira, no habitual espaço de opinião na TSF, considera a polémica "absurda", já que o Parlamento está "há dois meses a funcionar com comissões, deputados e votações em plenário".

"A sessão que está a ser preparada não é muito diferente de uma sessão normal do Parlamento" e trata-se de "menos de 130 pessoas num lugar onde há um ano estiveram 700". Daniel Oliveira sublinha que "no plenário vão estar menos pessoas do que estiveram na votação do estado de emergência e as mesmas pessoas que estão uma vez por semana" e nas galerias "poucas dezenas de pessoas espalhados por um espaço que deve ter lugar para mais de 400 pessoas".

Como tal, o jornalista acredita que "estão garantidas todas as indicações que DGS recomenda" e, desta forma, "seria estranho que o Parlamento funcionasse todos os dias, que o plenário reunisse uma vez por semana e apenas não o pudesse fazer no dia 25 de Abril, criando uma espécie de regime de exceção para esta data".

"Não sei se CDS, que foi quem levantou mais problemas, se sentiu mais seguro quando estava a votar os três estados de emergência do que se vai sentir no sábado, a não ser que o vírus distinga datas ou ordens de trabalho", ironiza.

Portugal | 25 de Abril na Marinha Grande com concerto online de Paulo de Carvalho


Celebrações vão contar com mensagens de profissionais de saúde e músicas de Zeca Afonso

O Município da Marinha Grande vai assinalar o 46.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com uma programação musical, na qual se destaca o concerto exclusivo de Paulo de Carvalho, transmitido online.

"Este ano, devido à pandemia e à necessidade de distanciamento social, teremos uma celebração do 25 de Abril diferente do habitual na Marinha Grande. No entanto, nunca deixaríamos de celebrar este grande dia", afirmou a presidente da Câmara, Cidália Ferreira.

Do programa, que será transmitido em formato digital, haverá mensagens de profissionais de saúde, de lares e das forças de segurança sobre o 25 de Abril, músicas de Zeca Afonso e um concerto exclusivo de Paulo de Carvalho.

A celebração começa no dia 24, pelas 22h35, com um espetáculo da Taramela-Música Raiz Popular, com temas alusivos ao músico José Afonso.

Seguem-se o concerto exclusivo acompanhado ao piano de Paulo de Carvalho, a interpretação do tema "Grândola", pelo Coro Juvenil do Agrupamento de Escolas da Marinha Grande e convidados, com orientação online de João Pereira, e a interpretação do Hino Nacional, por Sónia Santos.

Covid-19: Bélgica ultrapassou a barreira dos seis mil mortos


Registaram-se mais 266 óbitos e 933 novos casos no decorrer das últimas 24 horas

De acordo com o boletim do Ministério da Saúde belga, desta quarta-feira, registaram mais 266 mortes, no decorrer das últimas 24 horas, o que fez elevar a cifra total de óbitos para 6.262 desde o início da pandemia.

No que diz respeito ao número de infetados foram reportados mais 933 de segunda para terça-feira, sendo agora o total de diagnosticados com o novo coronavírus de 41.889.

Com a maior taxa de letalidade em solo europeu, na Bélgica 14,94% dos pacientes infetados com Covid-19 acabou por morrer.

Das 6.262 mortes já registadas 46% decorreram em ambiente hospitalar e as remanescentes em lares da terceira idade.

Do relatório do ministério da Saúde belga, desta quarta-feira, destaque ainda para as 432 pessoas que tiveram alta hospitalar nas últimas 24 horas e as 263 pessoas que foram internadas. Atualmente, 4.765 pessoas estão hospitalizadas, o que representa uma diminuição de 231 pessoas face ao dia de ontem.

Recordar que, à escala mundial, a Bélgica é o sexto país com mais óbitos contabilizados, apenas superado por Estados Unidos, Itália, Espanha, França e Reino Unido.

Notícias ao Minuto | Imagem: © Reuters

Leia em Notícias ao Minuto:

Espanha com mais 435 mortos e mais de 208 mil infetados


Espanha tem mais de 208 mil pessoas infetadas

Espanha registou um ligeiro aumento do número de vítimas mortais diárias devido à Covid-19, em comparação com o dia anterior. Nas últimas 24 horas, morreram mais 435 pessoas [esta segunda-feira o número de mortes foi de 430].

Segundo os dados hoje avançados pelo Ministério da Saúde daquele país, num dia, registaram-se mais 4.211 casos de novas infeções, fazendo com que o  número total de pessoas infetadas no país seja agora de 208.389.

Desde que a pandemia teve início em Espanha, já morreram 21.717 pessoas.

Em relação ao número de doentes que recuperaram da doença, são agora 85.915, mais 3.401 do que ontem.

Andrea Pinto | Notícias ao Minuto | Imagem: © Reuters

Consulte aqui em NM informação mais detalhada sobre a pandemia pelo mundo

Covid-19: Estados Unidos com 2.751 mortos nas últimas 24 horas


Os Estados Unidos registaram 2.751 mortos causados pela covid-19 nas últimas 24 horas, um aumento em relação à véspera, indicou na terça-feira a Universidade Johns Hopkins.

Este balanço diário eleva para 44.845 o número total de óbitos desde o início da epidemia no país, oficialmente o mais afetado no mundo pela covid-19.

O número de infetados ultrapassou já os 824.438 mil oficialmente diagnosticados, com perto de 40 mil novos contágios entre as 20:30 de segunda-feira e a mesma hora de terça-feira (01:30 de hoje em Lisboa), de acordo com a contagem daquela universidade. Cerca de 75 mil pessoas foram entretanto declaradas curadas.

Em 15 de abril, os Estados Unidos tinham mais de 2.500 mortos.

"Vejo a luz ao fundo do túnel", repetiu, no entanto, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na conferência de imprensa diária de terça-feira sobre situação da epidemia no país.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 176 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Notícias ao Minuto | Lusa


Leia em Notícias ao Minuto:

Covid-19 | Números pioram na Alemanha: Mais mortes e infetados nas últimas 24 horas


Registaram-se 281 óbitos e 2.237 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Robert Koch (RKI), morreram na Alemanha 281 pessoas no decorrer das últimas 24 horas do surto do novo coronavírus, o que elevou a cifra total de óbitos naquele país, desde o início da pandemia, para 4.879.

Depois de quatro dias de descida, o número de mortes voltou a subir na Alemanha, o que se traduziu numa subida percentual de 6,11% comparativamente ao dados revelados nesta terça-feira.

Relativamente aos casos de infeção, contabilizaram-se mais 2.237 no último dia, o que fez ascender o total de diagnosticados com Covid-19 para 145.694.

Depois dos 1.785 novos casos desta terça-feira, este incremento traduziu-se no pior balanço dos últimos três dias, precisando de recuar até 19 de abril para verificarmos um número diário de novos positivos superior (2.458).

Ao dia de hoje, a taxa de letalidade do surto do novo coronavírus em solo germânico situa-se nos 3,35%.

Em contrapartida, a Alemanha contabiliza hoje 99.400 pessoas curadas da Covid-19, mais 4.200 casos comparando com terça-feira.

Recorde-se que a Alemanha é o quinto país do mundo com maior número de casos já diagnosticados com Covid-19, apenas suplantado por Estados Unidos, Espanha, Itália e França.

Ricardo Santos Fernandes | Notícias ao Minuto | Imagem: © Reuters

Brasil | Protestos antidemocracia com participação de Bolsonaro alvo de inquérito


O juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro Alexandre de Moraes autorizou hoje uma investigação aos protestos contra a democracia no país realizados no domingo, coorganizados por deputados federais, e nos quais participou o Presidente, Jair Bolsonaro.

Alexandre de Moraes aceitou um pedido de inquérito apresentado na segunda-feira pelo procurador-geral do Brasil, Augusto Aras, para investigar uma "possível violação da Lei de Segurança Nacional" em atos que exaltaram a ditadura militar no país (1964-1985), assim como a organização e financiamento dos protestos, indica o STF em comunicado.

Na sua decisão, o juiz salientou que o "facto, tal como narrado por Augusto Aras, revela-se gravíssimo, pois é atentatório ao Estado democrático de Direito brasileiro e suas instituições republicanas".

O magistrado frisou ainda "ser imprescindível a verificação da existência de organizações e esquemas de financiamento de manifestações contra a democracia", porque, lembrou, a Constituição brasileira "não permite o financiamento e a propagação de ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado democrático".

"São inconstitucionais e não se confundem com a liberdade de expressão as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico indispensável ao regime democrático", advogou Alexandre de Moraes.

Segundo o juiz, também "ofendem os princípios constitucionais" as condutas que pretendam destruir as instituições republicanas, "pregando a violência, o arbítrio, o desrespeito aos direitos fundamentais". "Em suma, pleiteando a tirania", acrescentou.

A decisão de Moraes determina que a investigação seja realizada sob sigilo, tal como foi pedido por Augusto Aras.

Mais lidas da semana