quarta-feira, 22 de abril de 2020

PELA HUMANIDADE, VENEZUELA E CUBA SE LEVANTAM!


Martinho Júnior, Luanda  

Face à pandemia do Covid-19, uma ameaça global sem precedentes, Venezuela e Cuba, em paralelo com as experiências da República Popular da China e da Federação Russa, perfilam-se como expoentes do que é necessário e constantemente beber na luta pela vida dos povos de todo o mundo!...

Para além de sua capacidade de socorrer outras nações e outros povos, conforme o que tem sido patenteado nos mais diferentes lugares do planeta, todos os quatro emergentes sofrem na própria carne os efeitos de algo tão pouco esperado, apesar dos alertas sobre as profundas alterações climático-ambientais!

A forma como eles estão a lidar com frentes múltiplas e cada vez mais alargadas, incentiva toda a humanidade e reforçar sua capacidade, integrando e articulando esforços, algo que é um dever para todas as nações, estados e povos!

A Organização Mundial de Saúde (OMS), não tem outra alternativa senão com eles aprender e divulgar, divulgar e aprender e é bárbaro (crime contra a humanidade) o acto de cancelar qualquer tipo de compromisso e apoio à OMS num momento como este!

A via que é tão entranhável ao princípio de que é o homem o centro fundamental de todas as atenções, impõe-se a toda a humanidade carente de civilização, numa altura em que a barbárie, nada tem para de novo oferecer, pelo contrário, tanto tem deitado a perder, inclusive em relação aos povos sujeitos à sua jurisdição e acção!

Lembro as palavras do Comandante Fidel a 28 de Setembro de 1960, quando se fundaram os Comités de Defesa Revolucionária de Cuba: "Vamos a establecer un sistema de vigilancia revolucionaria colectiva - apuntó Fidel Castro en esa ocasión - Están jugando con el pueblo y no saben todavía quién es el pueblo; están jugando con el pueblo y no saben la tremenda fuerza revolucionaria que hay en el pueblo" – (http://lademajagua.cu/granma-sede-del-acto-central-del-aniversario-59-de-los-comites-de-defensa-de-la-revolucion-minuto-a-minuto/http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/09/26/cuba-creacion-de-los-cdr-somos-mas-que-un-comite/)
    


01- No momento da verdade, não há mais forma de iludir, nem alienar, nem esconder, nem confundir, pois as medidas preventivas de largo espectro tomadas ao longo de décadas, envolvendo sociedades inteiras de forma participativa e aberta a protagonismos, hoje estão sujeitas a um teste a quente sem precedentes, com resultados que vão ser por si um verdadeiro balanço sob tensão e pressão!... (http://razonesdecuba.cu/la-pandemia-demuestra-la-necesidad-de-cooperacion-pese-a-las-diferencias-politicas/).
  
A 15 de Março o estado bolivariano deu início às respostas para fazer face à pandemia, respostas que se foram sucedendo em crescendo e sem abrandamento desde então, levando ao eclipse qualquer veleidade de protagonismo de Guaidó face a uma crise em relação à qual ele é dos últimos a estar alguma vez preparado!... (http://ciudadccs.info/2020/03/12/declaran-alerta-permanente-en-sistema-de-salud-para-prevenir-coronavirus/).

Na Venezuela, a Missão Barrio Adentro, uma iniciativa tomada pelo Comandante Hugo Chávez, perfez agora 17 anos e está numa das linhas da frente da prevenção nos ambientes sociais mais críticos do país, ali onde há manchas de pobreza e população vulnerável, ampliando a rede de sentinelas, comunidades adentro! (http://ciudadccs.info/2020/04/16/jefe-de-estado-conmemoro-17-anos-de-mision-barrio-adentro/).

Neste momento a Missão Barrio Adentro, que está a ser revigorada, pode articular-se com as milícias com nunca antes, de forma a obter melhorias da capacidade de resposta comum, participativa e aberta ao protagonismo, num ritmo acelerado, em que o caminho aprende-se caminhando, ou mesmo correndo!... (https://transparencia.org.ve/project/claves-la-fractura-la-mision-barrio-adentro/).

Os médicos de família, que cobrem quarteirão a quarteirão, comunidade a comunidade, ganham um papel de vulto enquanto sensores, particularmente quando eles funcionam em rede, quadrícula a quadrícula e estão conectados por via dessas redes aos postos regionais de comando da saúde (sentinelas) distribuídos por todo o território que por sua vez estão conectados ao posto de comando central, a sentinela maior! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/cuba-salva-sem-bloqueio-salvaria-mais.html).

A partir deles é mais fácil filtrar também os movimentos populacionais, o isolamento de áreas, a acção sobre os pontos de concentração de pessoas (como os mercados), a gestão de contenciosos mais críticos com vista a detectar locais de incidência maior das doenças… com o benefício de, ao reforçar as capacidades municipais e comunais, descongestionar os hospitais onde estão concentrados os meios de intervenção essenciais! (https://actualidad.rt.com/actualidad/350232-funciona-ferreo-confinamiento-barrio-caracas-coronavirus).

Em Cuba, os Comités de Defesa Revolucionária CDR) estão vocacionados também para o enfrentamento ao Covid-19, uma conversão que foi feita sem esforço maior, ou seja uma rápida adaptação, eficiente, ampla, naturalmente de baixo custo e, nos termos duma resposta, uma vez mais imprescindível! (http://www.lacalle.cu/;  https://www.ecured.cu/Comit%C3%A9s_de_Defensa_de_la_Revoluci%C3%B3n).

O enfrentamento ao Covid-19 em Cuba é sentido globalmente, em função da solidariedade internacionalista, o que se pode constatar nos sítios com maior expressão comunicacional interna e externa, como o Granma, o Cubadebate, ou o Juventud Rebelde!... (http://www.granma.cu/cuba-covid-19http://www.cubadebate.cu/etiqueta/covid-19/http://www.juventudrebelde.cu/cuba/2020-04-16/la-pandemia-demuestra-la-necesidad-de-cooperacion-pese-a-las-diferencias-politicas).

Neste momento o estado-maior de Cuba para fazer face à pandemia, integra já uma cobertura de dezenas de países, tantos quantos onde estão disseminados os médicos cubanos e entre eles, os da Brigada Henry Reeve!... (http://www.cubadebate.cu/noticias/2020/04/17/cerca-de-mil-200-profesionales-de-la-salud-de-cuba-enfrentan-la-covid-19-en-el-mundo/#boletin20200417).

Assim sendo a participação de Cuba com suas tão alargadas abordagens em suporte da Organização Mundial da Saúde, não tem paralelo e o valor de sua quota para além do que financeiramente lhe é devido, é inestimável em função da informação compendiada a partir de sua tão distendida experiência vital! (http://www.cubadebate.cu/noticias/2017/05/27/organizacion-mundial-de-la-salud-entrega-importante-premio-a-brigada-henry-reeve/#.Xpr3jCZCdjohttp://www.cmhw.cu/ciencia-y-tecnica/13003-director-general-de-la-oms-cuba-es-el-lugar-perfecto-para-celebrar-la-semana-de-vacunacion-en-las-americas-video).

De há muito que a Brigada Henry Reeve deveria ter merecido o reconhecimento dos Prémios Nobel, sobretudo o Nobel da Paz!...

Esse exemplo requer instalação de similares em África por que além da presente pandemia, há epidemias e doenças crónicas que urge melhor enfrentar de forma integrada e articulada, reforçando as medidas nas fronteiras comuns, elas próprias tão carentes de paz! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/a-vulnerabilidade-cronica-e.html).


02- O mapa da disseminação global do Covid-19 põe a nu a falsidade da “civilização judaico-cristã ocidental”: são precisamente nos países onde mais se tem apregoado as palavras “civilização”, “democracia”, ou “representatividade” que esta presente pandemia põe em evidência a barbárie de seus sistemas, que já não podem tapar os olhos dos incautos das prolongadas divisões, discriminações e embustes alienatórios que têm sistematicamente recaído sobre suas sociedades, aviltadas pelo capitalismo neoliberal e especulativo e pela sistemática perfídia dos “media de referência”! (https://www.resistir.info/pandemia/escobar_08abr20.html).

A arrogância do “the americans first” está a sair muito caro à complexa sociedade dos Estados Unidos: o povo estado-unidense está a ser a primeira das vítimas dessa arrogância, que nenhum exemplo tem para oferecer, pelo contrário, é um exemplo do que jamais deveria ter sido feito! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/criminosos-de-guerra.htmlhttps://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/houve-mais-de-4-mil-mortes-por-covid-19.html).

A arrogância conduz ao isolamento cada vez maior dos Estados Unidos, por que estado algum, nação alguma, povo algum suportam o grau dessa arrogância “exclusivista”, em prol duma hegemonia unipolar insustentável (o domínio de 1% sobre o restante da humanidade), que põe também em causa entidades transnacionais afins! (https://www.brasil247.com/mundo/ron-paul-diz-que-bill-gates-quer-governar-o-mundo-por-meio-de-suas-vacinas-contra-o-coronavirus?amp=&utm_source=onesignal&utm_medium=notification&utm_campaign=push-notification).

Num momento em que seria espectável uma contribuição alargada dos Estados Unidos para se vencer a pandemia global, a arrogância imperial “estupidificada” impede que os Estados Unidos protagonizem qualquer ajuda útil, em tempo útil, onde quer que seja, inclusive no seu próprio espaço nacional! (https://www.wsj.com/articles/uss-theodore-roosevelt-outbreak-is-linked-to-flight-crews-not-vietnam-visit-11586981891).

Elegeram o que de pior poderia recair sobre eles próprios, eleitores, povo estado-unidense e os números, bem com as decisões, confirmam-no por inteiro! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/o-que-significa-suspensao-das.htmlhttp://razonesdecuba.cu/para-los-yanquis-lo-primero-es-el-dinero-despues-las-vidas/).

O que o Presidente Donald Trump decidiu contra a Organização Mundial da Saúde, corrobora a quantidade de crimes sucessivos contra a humanidade, levados a cabo sobretudo desde a administração de Ronald Reagan! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/o-que-significa-suspensao-das.htmlhttp://razonesdecuba.cu/trump-anuncia-que-ee-uu-dejara-de-proporcionar-fondos-para-la-oms/).

Os bloqueios à Venezuela Bolivariana e a Cuba Revolucionárias são parte integrante dessa afronta além de mais contra os direitos humanos mais elementares e mais universais! (https://www.nodal.am/2020/03/bachelet-llama-a-eeuu-a-levantar-los-bloqueos-a-cuba-y-venezuela-por-el-coronavirus/).

A persistência da arrogância é a persistência da barbárie, que agora se autoencarrega de isolar, se autodestruir num acelerado declive que conduz à asfixia: tudo o que é feito por essa arrogância imperial merece cada vez menos crédito por parte da esmagadora maioria das nações, povos e estados do globo! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/o-golpe-covid-19-da-elite-contra.htmlhttps://br.sputniknews.com/opiniao/2020041815473299-resposta-cinica-de-trump-a-pandemia-prioriza-empresas-em-vez-da-vida-dos-americanos-diz-professor/).

Se compararmos os votos na Assembleia da ONU, contra o bloqueio a Cuba, com a rejeição cada vez mais alargada a essa conduta de arrogância, pode-se constatar quanto os números se vão inexoravelmente aproximando! (http://www.cubadebate.cu/opinion/2020/03/25/cinismos-y-bloqueos/#.XpsZRSZCdjohttps://www.infobae.com/america/venezuela/2020/04/03/un-oficial-venezolano-afirmo-que-la-respuesta-del-regimen-ante-el-bloqueo-aeronaval-por-parte-de-eeuu-podria-ser-utilizar-fuerzas-irregulares/).

Os vassalos da NATO estão politicamente apanhados na teia dessa armadilha e, perante as terríveis evidências que se vão avolumando, só lhes resta cinismo exacerbado, ou afrouxarem os laços para com a arrogância, quanto mais depressa possível e com toda a humildade que o momento obriga! (https://www.lavanguardia.com/internacional/20200312/474095444008/coronavirus-donald-trump-suspende-todos-vuelos-estados-unidos-desde-europa.html).

Itália, Espanha, Alemanha, França, Grã-Bretanha, União Europeia… esgotaram a ementa da arrogância por que salvar seus próprios povos se impõe como nunca e colocam em cheque cada um deles e o conjunto!...

Graças à tímida Revolução de Abril que em Portugal conseguiu propiciar um Sistema Nacional de Saúde mais afim às características do seu povo, que o actual governo português saltou para uma vanguarda das soluções numa União Europeia onde campeia não por acaso a confusão e também o descrédito! (https://ptjornal.com/sistema-nacional-saude-portugues-frente-do-ingles-espanhol-pela-primeira-vez-140609).

O caso português é digno de bastante crédito por que apesar de tudo, o esforço comum, com os níveis de mobilização alcançados, está a ser feito num dos países mais envelhecidos e por isso dos mais vulneráveis da Europa! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/morreram-mais-28-pessoas-com-covid-19.html).

Há contudo um reparo a fazer: há sectores de sensibilidade sociopolítica que usam o 25 de Abril de 1974 como rótulo para de facto fazer prevalecer o 25 de Novembro de 1975, uma armadilha de identidade onde assenta o campo mais privilegiado do cinismo luso, reflectido a nível interno e nos relacionamentos internacionais (espaço para as redes “stay behind” da NATO)!...

Infelizmente esse exercício independente e soberano, contradiz a vassalagem em relação à Venezuela, com o reconhecimento dum bárbaro fantoche: Guaidó!... (https://rr.sapo.pt/2019/03/11/casa-comum/ue-perdeu-tempo-mas-agiu-certo-no-caso-da-venezuela/artigo/140178/).



O regime de Bolsonaro após o fim do Programa Mais Médicos (e da Bolsa-Família), assim como de outras medidas económicas e financeiras antes levadas a cabo pelos governos do PT, está a seguir as pisadas da derrapagem da barbárie dos Estados Unidos… (https://www.brasil247.com/coronavirus/enquanto-pobres-ficam-a-mingua-ricos-pagam-mais-de-r-250-para-testes-da-covid-19-e-lotam-laboratorios-privados?amp=&utm_source=onesignal&utm_medium=notification&utm_campaign=push-notification).

No Equador, os cenários do Covid-19 misturaram-se com os da pobreza de muitas comunidades, os cenários em que a América da feição das oligarquias avassaladas não pode mais esconder! (http://www.esquerdadiario.com.br/Situacao-devastadora-no-Equador-por-causa-da-COVID-19).

Na Colômbia, o caos reflete-se num desemprego cada vez mais massivo e os migrantes venezuelanos de flutuação estão penosamente a regressar à procedência, no meio das ameaças subversivas do costume que espreitam nisso também sua oportunidade para mas uma fasquia de tentativa de desestabilização, conforme a marca Guaidó! (https://www.eltiempo.com/colombia/otras-ciudades/coronavirus-colombia-en-vivo-nuevos-casos-ultimas-noticias-de-hoy-473150).

Cuba e a Venezuela estão sob a ameaça encadeada de bloqueio, sanções, pirataria económica e financeira, processos de desestabilização e por fim de invasões!... (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/trump-adapta-estrategia-energetica-dos.html).

Os povos bolivariano e cubano estão a dar as respostas mais consequentes a todo esse encadeado de ameaças artificiosas estimuladas desde a arrogância imperial sintomaticamente em estertor e por isso mesmo mais criminosas e arrogantes que nunca!... (https://frenteantiimperialista.org/wp-content/uploads/2020/04/A-LOS-PUEBLOS-DEL-MUNDO-PRESIDENTE-.pdf).

Por essa razão de civilização e esperança face a barbárie, Venezuela e Cuba, apoiadas pelas emergências da China e da Rússia, são mais solidárias em seus múltiplos esforços que nunca, o mérito próprio das vanguardas de facto imprescindíveis para toda a humanidade!

Angola humildemente não tem tido dúvidas em relação a essa potencialidade solidária cujos limites estão longe de ser alcançados… os resultados da luta contra o Covid-19 em Angola, resultam dessa identidade e são também uma expressão do valor da Organização Mundial da Saúde! (https://pt.euronews.com/2020/04/17/covid-19-ninguem-pode-tirar-o-merito-aos-paises-africanos).

Martinho Júnior -- Luanda, 17 de Abril de 2020


Imagens:
01- Logo dos Comités de Defesa Revolucionária de Cuba; 
02- Logo da Misión Barrio Adentro; 
03- Los Ângeles: espaços físicos, marcados no chão para confinar pessoas sem-abrigo na Califórnia, o estado mais rico dos Estados Unidos; 
04- Chegada de médicos cubanos em socorro da Lombardia; 
05- A solidariedade cubana no campo da saúde é à escala global e a sua força, ética e moral, vence o pérfido bloqueio de 60 anos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana