segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Não “pesar” nas reformas-pensionistas até dá jeito, e etc e tal….

Semana hoje começada e lauda de Curto do Expresso aqui esparramada. Lá fomos novamente “roubar” o dito Curto ao tio Balsemão, hoje com lauda do economista e jornalista João Silvestre, um João Contente, à semelhança de tantos portugueses, porque esta vaga do covid-19 está a ficar mais brande, depois de ter morto por incúria milhares de portugueses – principalmente idosos e outros mais novatos mas de saúde frágil. Estão contentes, os senhores Contentes… Já terão acaso admitido que se não houvesse “baldas” desde o princípio (desde há um ano) nem metade dos que até agora morreram por covid-19 teriam morrido, nem sofrido o contágio tão pernicioso? Pois. Então estão contentes porque motivo? Por que depois do corte de algumas “baldas”, incapacidades, incompetências e cegueiras económicas com desprezo à vida de todos nós baixaram os números de contágios e de mortes da velharia? Pois. Mas a velharia morrer, caírem como tordos e deixarem de “pesar” nas reformas-pensionistas até dá jeito. Pensem bem nos milhões que estão a ser poupados porque muitos milhares se finaram. Foi um ar que lhes deu. Abençoado para o SNS e de Pensões… Pois.

Más-línguas, dirão uns quantos. Pois. Façam as contas e… Adiante.

Sem mais tretas adiantemos que há muitos portugueses que consideram que “aqui há gato”. Não só em Portugal mas sim globalmente… Talvez (ou pela certa) porque os políticos são desonestos, rodeados nas ilhargas por outros que tais, que bramindo “canudos” dizem e fazem de suas “sabedorias superiores” os plebeus passarem as passas do Algarve.

Desconfiamos, pois desconfiamos… Só isso, mais nada. Há casos em que depois até ficamos a saber que as desconfianças correspondem a realidades, mas isso só acontece muitos anos depois – dezenas ou centenas de anos… Enfim.

O Curto para si, a seguir. Depois deste “veneno” aqui deixado… Coisa que era muito positivo não ter de o fazer se…

Bom dia e um queijo, dos bons, ao arrepio de “vacas sagradas de canudos sábios”. Talvez com “canudos” da treta. Nunca se sabe.

Curto para lerem e pensarem. Vale para isso. Agradecidos. Pois.

MM | PG


Bom dia, este é o seu Expresso Curto 

Voltámos a dezembro. E agora?

João Silvestre | Expresso

Bom dia,

Os números da pandemia em Portugal tem sido animadores. Há menos internados, menos infetados e menos mortos. Mas convém não lançar já os foguetes. Estamos apenas a ‘regressar’ ao final de 2020. Ontem, um domingo que é sempre dia de menor numero de contágios, houve 1186 novos casos, o nível mais baixo desde outubro. E contaram-se 65 mortos. Desde dezembro que não eram tão poucos. A única ‘surpresa’, que inverte a tendência dos últimos dias, é o total de internados que teve uma subida de 32 casos, embora com menos 18 doentes em cuidados intensivos. Confira todos os números nos gráficos e mapas que a equipa de infografia do Expresso mantém atualizada desde que a pandemia chegou a Portugal há quase um ano.

António Costa não quer ainda falar de desconfinamento e até retirou o tema da agenda do Infarmed, que tem agendada para hoje nova reunião. Mas Mariana Vieira da Silva, a ministra da Presidência, fê-lo no sábado num encontro virtual organizado pela Juventude Socialista: o desconfinamento começará pelas escolas.

É de esperar que, mesmo sem a presença de Manuel Carmo Gomes, tenhamos novos números e cenários dos especialistas. Uns mais otimistas, outros menos. Está quase a fazer um ano que, numa entrevista ao Expresso, Graça Freitas falava num cenário de um milhão de infetados em Portugal. Uma projeção baseada na taxa de ataque da gripe A e que deu grande polémica. Ontem, em entrevista à Lusa, o infeciologista José Poças veio defender a Direção-geral da Saúde: “Houve muita gente que criticou a Direção-Geral da Saúde na altura [primeira fase da pandemia] e todo o plano que se fez. É fácil criticar depois, com a noção de que se exagerou dessa vez. Eu acho que não se exagerou.” Na altura, Graça Freitas referia “ uma taxa total de ataque de 10% [um milhão de portugueses] e assumindo que vai haver uma propagação epidémica mais intensa durante, pelo menos, 12 a 14 semanas”, com uma mortalidade “à volta de 2,3% a 2,4%”. Neste momento, há 797525 casos confirmados e 15962 óbitos (2% dos infetados confirmados).

Um dos protagonistas do momento no combate à pandemia é a vacina. Cá e em todo o mundo. É nela que muitos depositam a esperança de conseguir ultrapassar de vez a doença mas é, também, objeto de inúmeros debates e controvérsias. Será que é melhor dar só uma dose a mais pessoas ou manter as duas doses a menos gente? Há estudos que mostram que, para quem teve a doença, deve receber apenas uma dose. E, no Médio Oriente, as vacinas tem até propriedades ‘mágicas’ que permitem retirar pessoas do cativeiro: na negociação entre Israel e a Síria.

Certo é que, dizem os especialistas, quanto mais tempo demorar a vacinação mais provável é que surjam variantes mais fortes do vírus. Quando, por cá, já foram detetados vários casos da variante brasileira.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro

Avança hoje o regime sucedâneo na TAP que permite à companhia suspender os acordos coletivos e avançar com cortes ainda antes de todos os sindicatos terem ratificado o plano acordado com a administração. A maioria já o fez mas faltam ainda o SPAC (dos pilotos) e o SNPVAC do pessoal de voo.

O jornal i escreve que a Polícia Federal brasileira pediu informações à Polícia Judiciária sobre as contas bancárias e património de João Loureiro por causa do caso do avião com 500 quilos de cocaína apreendido no Brasil. Refere o jornal que Loureiro é considerado suspeito e até cita um responsável daquela polícia que estranha o facto de ter sido usado um avião privado para ir a uma entrevista de emprego.

A Galp teve um prejuízo de 42 milhões de euros, revelou a empresa na manhã desta segunda-feira. Em 2019, tinha lucrado 560 milhões de euros.

Foi um fim-de-semana de mau tempo em todo o país. A tempestade Karim provocou inundações e perturbações em várias cidades, mas, desde ontem que a situação está mais tranquila.

O facto de haver cirurgiões em teletrabalho em alguns hospitais, em pleno combate à pandemia, está provocar mal-estar entre médicos, revela o Diário de Notícias desta segunda-feira.

O Plano de Recuperação e Resiliência vai ser apresentado amanhã aos parceiros sociais por António Costa. No Twitter, o Primeiro-ministro colocou dois vídeos onde explica a bazuca europeia.

O Bloco de Esquerda acusou a EDP de mascarar a transferência de seis barragens no Douro para a francesa Engie e, com isso, ter escapado a 110 milhões de euros em impostos.

O presidente da Associação Nacional de Farmácias, Paulo Cleto Duarte, garante que as farmácias podem fazer 25 a 30 mil testes diários à covid-19. Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1 defendeu um modelo semelhante ao francês em que os critérios de testagem são bastante mais alargados.

Os investidores esperam uma subida do preço da OPA lançada pela Sodim, da família Pedro Queiroz Pereira, sobre a Semapa que detém a Navigator e a cimenteira Secil. Na sexta-feira, dia seguinte ao anúncio da operação, a empresa fechou a subir 28%.

Em ano de pandemia, escreve o Jornal de Negócios da edição desta segunda-feira, mais de 20 municípios baixaram a derrama (no IRC) às empresas e, em nove casos, o valor caiu mesmo para zero.

O Benfica empatou com o Farense e voltou a perder pontos. Está agora a 15 do Sporting. FC Porto joga hoje com o Marítimo.

Lá fora

Em Barcelona e noutras cidades espanholas continuam os protestos, muitos dos quais violentos (veja aqui a fotogaleria do que se passou no sábado), contra a detenção de Pablo Hasel. Conheça a história deste rapper que está a incendiar Espanha.

O motor de um Boeing 777, com destino ao Hawai, explodiu em pleno voo e largou peças sobre a cidade de Denver nos EUA. Felizmente foi apenas o susto, já que o incidente não provocou feridos.

O apoio a Mario Draghi está fazer com que alguns dos apoiantes mais hardcore – como lhes chama o Financial Times – comecem a questionar o líder da Liga, Matteo Salvini. Afinal ser anti-euro e depois dar apoio ao homem que salvou a moeda única pode não parecer muito coerente.

Elon Musk, líder da Tesla, foi um dos impulsionadores da bitcoin quando decidiu investir muitos milhões naquela criptmoeda vem agora alertar que a sua valorização pode ser excessiva. Va-se lá perceber a lógica e também, já agora, como é que alguém que detém apenas 22,4% de uma empresa cotada pode por e dispor das suas opções de investimento, como bem perguntava João Duque na última edição do Expresso.

Presidência Portuguesa da União Europeia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) discutem esta segunda-feira a possibilidade de novas sanções contra a Rússia por causa da prisão de Alexei Navalny, opositor de Putin, detido em janeiro e condenado a três anos e meio de prisão. O objetivo é alcançar um consenso político, não se esperando para já a aprovação de sanções. Esta deverá ser a primeira vez que a UE vai aplicar o regime global de sanções em matéria de direitos humanos adoptado ainda em 2020, que permite punir pessoas, entidades e organismos - incluídos intervenientes estatais - por violações graves dos direitos humanos.

FRASES

“Goste-se ou não se goste das ideias, do estilo e da linguagem de João Caupers, ele tem direito a ter aquelas ideias, aquele estilo e aquela linguagem”, Marques Mendes, na SIC

“O título não era uma miragem se fizéssemos o nosso trabalho", em função do que produzimos. Hoje produzimos para fazer golos, como fizemos em Moreira, hoje ainda mais. Mas a equipa não consegue meter a bola dentro da baliza, com algumas situações fáceis para o fazer”, Jorge Jesus, treinador do Benfica depois do empate a zero com o Farense

O QUE ANDO A LER

“Sentir & Saber – A Caminho da Consciência” é o último livro de António Damásio. É mais um contributo notável para a compreensão do ser humano, da forma como pensa, porque pensa e onde pensa. Só anos e anos de aturada e detalhada investigação, que fazem de Damásio uma das maiores referências mundiais da neurociências, permitem sintetizar conhecimento complexo de forma tão clara e simples.

Impressiona pela simplicidade com que expõe questões como a mente, os sentimentos ou a forma como a consciência se forma. Este livro é um guia pela forma como a inteligência se desenvolveu e se foi complexificando ao longo dos tempos.

Damásio deixa-nos ainda algumas pistas sobre a robótica e sobre a inteligência artificial que, reconhecendo-lhe engenho e utilidade, considera estar longe da capacidade da mente humana. Sem, com isso, exagerar na forma como olha para a capacidade humana: “Não podemos deixar de admirar os feitos únicos da mete consciente humana e toda a novidade espantosa por ela criada, que se sobrepõe às soluções já desenvolvidas pela natureza. Mas é preciso encontrar um equilíbrio para a narrativa de como os seres humanos chegaram ao presente e reconhecer que os artifícios fundamentais de que nos servimos consistem em transformações e melhorias dos artifícios que antes haviam sido usados por outras formas de vida durante uma longa história de êxitos individuais e sociais. Devemos respeitar a inteligência, fenomenal e ainda incompreendida, da natureza.”

Este Expresso Curto termina aqui. Continue connosco no Expresso e na SIC. Desporto é na Tribuna e cultura na Blitz.

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana