sexta-feira, 12 de março de 2021

Portugal desconfina a “conta gotas”

As fases e as datas do desconfinamento. Conheça na íntegra o plano do Governo

O primeiro-ministro apresentou esta quinta-feira o plano que vai reger o desconfinamento em Portugal.

António Costa revelou esta noite o plano de desconfinamento para as próximas semanas. As medidas para a reabertura do país foram elencadas pelo chefe de Governo em conferência de imprensa, após o Conselho de Ministros desta tarde. "Vai ser uma reabertura a conta-gotas", afirmou.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comunicou esta quinta-feira através de uma mensagem escrita que decretou a renovação do estado de emergência por mais quinze dias, até 31 de março, para permitir medidas de contenção da Covid-19.

"Na sequência da autorização aprovada esta tarde pela Assembleia da República, o Presidente da República assinou o decreto que renova o estado de emergência até 31 de março", lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

O parlamento autorizou a renovação do estado de emergência até 31 de março para permitir medidas de contenção da Covid-19, com o apoio de PS, PSD, CDS-PP e PAN.

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues também votou a favor. O BE voltou a abster-se e PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira mantiveram o voto contra este quadro legal, que permite suspender o exercício de alguns direitos, liberdades e garantias.

Carolina Quaresma | TSF | Imagem: © António Cotrim/EPA

Leia na TSF, na íntegra, o plano de desconfinamento do Governo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana