quinta-feira, 11 de março de 2021

Lula está de volta: o antigo pesadelo de Bolsonaro volta a assombrá-lo


#Publicado em português do Brasil

A surpreendente anulação das condenações por corrupção permite que o ex-presidente socialista concorra novamente

[Nota de esclarecimento: Carta Maior não tem por hábito repercutir matérias do jornal Financial Times. Sua linha editorial é claramente orientada aos interesses dos mercados financeiros e das endinheiradas elites mundiais. Sua defesa do neoliberalismo mais cruel pode ser sentida mesmo nessa matéria que se segue. Entretanto, os editores de Carta Maior optaram por sua publicação para compartilhar com seus leitores o modo como a anulação da perseguição política a Lula repercute, mesmo pela via de um dos arautos do capitalismo financeiro de nossos tempos.]

O destino de Luiz Inácio Lula da Silva dividiu amargamente, de um lado, os esquerdistas que o idolatravam por suas políticas de bem-estar, de outro, aqueles de direita que viam seu partido como a personificação da má administração e da corrupção.

Com uma canetada, na segunda-feira (8/3), um juiz brasileiro derrubou não apenas as condenações criminais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a maioria das suposições sobre as chances do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais do próximo ano.

Em decisão para a qual o adjetivo “surpreendente” parece ser o mais adequado, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, decidiu que o tribunal federal da região Sul do Brasil, que havia condenado e prendido o ícone da esquerda por corrupção em 2017, não tinha jurisdição para julgar o caso.


As ondas de choque derivadas da decisão foram imensas: o destino de Lula polarizou a maior nação da América Latina durante anos, dividindo-a amargamente entre os esquerdistas que o idolatravam por suas generosas políticas de bem-estar daqueles da direita, que o viam e seu Partido dos Trabalhadores, ou PT, como a personificação de má gestão e da corrupção.

Não importa que a questão da jurisdição do tribunal tenha sido decidida quatro anos depois que o caso se desenrolou e a sentença foi proferida: se todo o Supremo Tribunal confirmar a decisão, Lula estará livre para disputar a eleição presidencial do próximo ano contra Bolsonaro. Os casos de corrupção contra ele terião que começar do zero em um novo tribunal.

“Isso mostra que tudo pode acontecer no Brasil”, comentou Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. “Essa decisão foi muito influenciada por tendências políticas, é um sinal acima de tudo de que os ventos políticos estão mudando neste exato momento, há muito descontentamento com o Bolsonaro.”

O presidente foi rápido em descartar o risco de ser desafiado por seu rival socialista de 75 anos, que foi libertado no início de 2019, após uma decisão de que poderia ser libertado da prisão enquanto os recursos eram analisados. “Acredito que o povo brasileiro nem mesmo queira ter um candidato como esse em 2022, muito menos pensar em elegê-lo”, disse Bolsonaro.

Nem todas as pesquisas de opinião concordam. Uma pesquisa do Ipec, publicada no domingo pelo jornal Estado de São Paulo, antes da decisão do juiz, mostrou que 50% das pessoas definitivamente ou provavelmente votariam em Lula contra 38% em Bolsonaro. Essa pesquisa confirmou o que os brasileiros há muito suspeitavam: que mesmo uma década depois de o líder de dois mandatos deixar a presidência, nenhum outro candidato da oposição chega perto do magnetismo eleitoral de Lula, político outrora descrito por Barack Obama como “o cara”.

Um mau agouro para Bolsonaro partiu do poderoso líder da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, eleito no mês passado com seu apoio. Lira tuitou, logo após a decisão, que Lula poderia “até merecer” ser absolvido. Essa avaliação é mais egoísta do que qualquer outra coisa: a condenação de Lula foi parte do enorme escândalo da operação “Lava Jato”, no qual dezenas de políticos e empresários brasileiros foram apanhados em investigações de corrupção que lembram o caso “Mãos Limpas” da Itália na década de 1990. Os políticos venais do Brasil sempre detestaram a investigação da “Lava Jato” e não esconderam sua alegria quando a força-tarefa que a liderava foi dissolvida no mês passado.

Monica de Bolle, pesquisadora sênior do Instituto Peterson em Washington, disse acreditar que a decisão surpresa que anula as condenações de Lula provavelmente será mantida, até porque Bolsonaro fez inúmeros inimigos no judiciário com seus constantes ataques aos juízes. “O que vejo acontecendo é um ajuste de contas com o fato de que o Bolsonaro é uma grande ameaça à estabilidade institucional”, disse ela. “O cálculo é assim: ‘O que é menos desestabilizador?’”

Os mercados financeiros tiveram poucas dúvidas sobre a ameaça que um ressurgimento de Lula poderia representar: as ações caíram 4% e o real caiu perto de sua mínima recorde em relação ao dólar. As preocupações dos investidores refletiam não apenas o risco de uma vitória de Lula, mas também a preocupação de que, diante de um desafio eleitoral de seu antigo inimigo, Bolsonaro abandonasse qualquer pretensão remanescente de aprovar reformas amigáveis ao mercado e se inclinasse ainda mais, do que fez até o momento, para as dispendiosas ofertas populistas, prejudicando ainda mais as finanças difíceis do país.

Mas mesmo que Lula consiga eliminar quaisquer obstáculos legais remanescentes para outra candidatura presidencial, não está claro se ele terá sucesso em derrotar um líder de extrema direita que já desafiou as previsões dos críticos em várias ocasiões. “A questão é como muitas pessoas no Brasil que são muito jovens para se lembrar de Lula vão reagir”, disse Stuenkel. “Depois, existe a teoria de que isso garante a reeleição de Bolsonaro porque, do ponto de vista estratégico, é muito mais confortável para ele concorrer contra o PT do que alguém do centro.”

*Publicado originalmente em 'Financial Times' | Tradução de César Locatelli

Carta Maior | Imagem: AFP

1 comentário:

Anónimo disse...

Lula é pesadelo de todos os bolsos brasileiros, é muito ladrão e corrupto, bandido, já o Bolsonaro, este sim eu confio, conheço seu caráter. Amo meu presidente Bolsonaro. Jamais votaria em Lula. Essa matéria é horrível, não queira enganar os brasileiros de bem, falar mal do Bolsonaro vcs falam, quero ver é provar o que falam

Mais lidas da semana