domingo, 18 de abril de 2021

O estranho novo interesse dos EUA pela América Latina

# Publicado em português do Brasil

Visita de representantes do governo Biden à Argentina, Colômbia e Uruguai mostra: Washington perde terreno na região. Teme que, nos próximos 20 anos, ela se torne braço estratégico de Rússia, China e Irã. E o descaso pelo Brasil não é acidental

Eduardo J. Vior*, em InfoBaires24 | Outras Palavras | Tradução: Ricardo Cavalcanti-Schiel

O diretor para o Hemisfério Ocidental, Juan González, e a subsecretaria para o Hemisfério Ocidental, Julie Chung, do Departamento de Estado [equivalente ao Ministério de Relações Exteriores] norte-americano estão visitando, de 11 a 15 de abril, a Colômbia, a Argentina e o Uruguai. A Casa Branca informou que, em Bogotá, debateriam “a recuperação econômica, segurança e desenvolvimento rural [aqui o leitor pode reconhecer o que são as preocupações de Estado norte-americanas com o mundo “rural” latino-americano], a crise migratória venezuelana e a liderança climática regional da Colômbia”. De outra parte, na Argentina (onde chegaram neste dia 13 de abril) e no Uruguai, os enviados “tratarão das prioridades regionais, incluída a crise climática, a pandemia de covid-19 e as ameaças à democracia, aos direitos humanos e à segurança”.

O governo de Biden busca reverter o distanciamento dos Estados Unidos da região, mas, em lugar de ouvir nossas demandas econômicas e sociais, prioriza os objetivos militares, diplomáticos e de segurança, quais sejam, os da competição com a China e com a Rússia.

Juan González nasceu em Cartagena de Índias, na Colômbia, há 45 anos e chegou aos Estados Unidos com 7. Hoje se apresenta como o especialista mais próximo de Biden para a região. Ele ingressou no Departamento de Estado em 2004. Durante o governo Barack Obama passou para o Conselho de Segurança Nacional e, quando terminava sua permanência lá, o então vice-presidente Biden convocou-o a trabalhar com ele sobre o tema da América Latina. A partir de então o assessora sobre o assunto.

No que respeita à Venezuela, González concorda com Biden de que Nicolás Maduro não é mais que um ditador e que Juan Guaidó deve ser respaldado, mas (ao menos de forma declaratória) não acredita em soluções violentas. Conforme suas próprias manifestações, escolheu Buenos Aires como segunda escala da visita à região, porque “os Estados Unidos precisam de um interlocutor confiável” na região.

Milionário equatoriano vence eleição presidencial: Ganharam os EUA

Os pobres perdem

# Publicado em português do Brasil

Ron Ridenour*

A vitória de Lasso foi uma surpresa, das mais decepcionantes, especialmente para os povos da América Latina e para todos os que lutam por um mundo sem a ganância, a violência da guerra e a poluição do planeta que o capitalismo gera.

Guillermo Lasso, ex-banqueiro e diretor da Coca Cola no Equador, surpreendentemente venceu o segundo turno das eleições de 11 de abril sobre o candidato socialista Andres Arauz, 52,5% contra 47,5%.

Arauz liderou o pacote de 16 candidatos presidenciais durante o primeiro turno, em 7 de fevereiro, com 32,7% dos votos contra 19,74% de Lasso. Arauz era candidato à União da Esperança (UNES), novo partido fundado pelo ex-presidente Rafael Correa (2007-17) e Arauz.

Esta foi a terceira vez que Lasso disputou a eleição presidencial Criando Oportunidades (CREO). Ele ficou em segundo lugar contra Correa em 2013 e novamente contra Lenin Moreno em 2017. Durante esta eleição, o CREO combinou com o tradicional Partido Social Cristão (PSC) conservador.

“Este é um dia histórico, um dia em que todos os equatorianos decidiram seu futuro e expressaram com seu voto a necessidade de mudança… A democracia triunfou”, disse Lasso aos apoiadores quando os resultados chegaram. “Equatorianos, todos vocês… escolheram um novo caminho ... um caminho muito diferente daquele que o Equador tem seguido nos últimos 14 anos. ”

Lasso assumirá as rédeas do presidente em 24 de maio. O Conselho Nacional Eleitoral apresentou os resultados na noite passada, depois que 98% dos votos foram oficialmente contados. Poucos minutos antes, o político de esquerda parabenizou publicamente o presidente eleito. Arauz não mencionou qualquer fraude no processo de votação, embora as pesquisas indicassem que ele venceria a disputa com uma pequena margem.

Lukashenko afirma ter bloqueado tentativa de homicídio dos EUA

O presidente da Bielorrússia diz ter sido alvo de uma tentativa de "golpe" e "assassínio", planeado pelos Estados Unidos, tendo ainda, alegadamente, frustrado o ataque, com a ajuda do Governo russo.

Alexander Lukashenko afirmou ter frustrado um plano de golpe e homicídio, apoiado pelos Estados Unidos, contra si e a sua família. Num vídeo divulgado pela Presidência bielorrussa, Lukashenko afirmou que prenderam o grupo em questão, "que nos mostrou como tinham planeado tudo". "Fiquei em silêncio. Depois, então, descobrimos o trabalho de serviços de inteligência claramente estrangeiros, muito provavelmente a CIA, o FBI", defendeu o presidente bielorrusso no vídeo, que informou ainda que foram presos dois cidadãos do país, quando se encontravam em Moscovo. Os serviços de informação russos (FSB) capturaram o cientista político Alexander Fedouta e o advogado Yuri Zenkovich, sendo que o último também tem nacionalidade norte-americana.

A acusação nasce depois de, na sexta-feira, os serviços secretos bielorrussos (KGB) terem anunciado o desmantelamento, durante uma "operação especial", de um "grupo organizado de orientação terrorista" que estava a organizar a "eliminação física do presidente e de sua família" e “a organização de uma rebelião armada para tomar o poder por meios violentos”, segundo avança a Euronews.

Britânicos estão por trás da decisão da República Tcheca de expulsar diplomatas russos?

# Publicado em português do Brasil

Andrew Korybko* | OneWorld

A decisão surpreendente da República Tcheca de expulsar 18 diplomatas russos sob pretextos de espionagem supostamente cheira a intromissão britânica nos bastidores.

Contexto Estratégico

Toda a Europa está discutindo a decisão surpresa da República Tcheca de expulsar 18 diplomatas russos sob alegados pretextos de espionagem, bem como suas afirmações curiosas de que Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, da infâmia da saga Skripal, estavam por trás de uma explosão acidental de um depósito de munições em 2014 no país. Isso ocorre logo após os EUA imporem suas sanções mais intensas contra a Rússia desde 2018, o que ocorreu no contexto da escalada militar não provocada pela Ucrânia, apoiada pelos EUA.no Donbass. Afirmei que o objetivo deste último é, na verdade, fabricar as condições políticas pelas quais a possível compra em grande escala pela Europa do Sputnik V poderia se tornar impossível, prolongando indefinidamente a decadente hegemonia da América sobre o continente, visto como a cooperação epidemiológica entre a Rússia e a UE poderia, em teoria, criar a oportunidade para uma aproximação incipiente entre eles. Elaborei isso em minha análise relevante perguntando: “ As vacinas são a verdadeira força motriz por trás da última desestabilização do Donbass? 

A luta britânico-russa de “estado profundo” na Europa

Embora uma mão americana secreta obviamente não possa ser descartada quando se trata da decisão surpresa da Tcheca neste fim de semana, também vale a pena explorar a possibilidade de que os britânicos também estivessem se intrometendo nos bastidores. A dica mais óbvia nessa direção foi o renascimento da saga Skripal por meio das alegações infundadas de Praga contra Petrov e Boshirov. Há mais do que apenas isso, no entanto, já que tenho acompanhado de perto as atividades da inteligência britânica na Europa durante o ano passado, conforme comprovado pelas seguintes análises que publiquei durante esse tempo e que devem ser revisadas por leitores interessados:

* 30 de abril de 2020: “ The Czech Republic's Russian Assassination Scandal Reeks Of The Skripal Conspiracy ”

* 3 de junho de 2020: “ MI6 pode se tornar o proxy da CIA para impedir que a Europa se mova em direção à Rússia ”

* 7 de julho de 2020: “A Grã-Bretanha está seguindo seu grande irmão ao impor as chamadas sanções humanitárias ”

* 22 de fevereiro de 2021: “ A guerra híbrida anti-russa da Letônia expõe a realidade do excepcionalismo europeu ”

* 24 de fevereiro de 2021: “ Intrepid Journalists Exposed The UK's Information-Driven Hybrid War On Russia ”

* 18 de março de 2021: “ O Reino Unido é a maior ameaça à segurança da Rússia na Europa, atrás dos EUA ”

Para resumir tudo para aqueles que podem não ter tempo para ler essas peças analíticas, a facção de inteligência das burocracias militares, de inteligência e diplomáticas permanentes do Reino Unido (" estado profundo ") está engajada em uma luta ativa contra a Rússia em toda a Europa . Os britânicos estão agindo sob o comando da América como seu parceiro preferido " Lead From Behind " neste teatro para facilitar os planos de dividir para reinar de seu irmão mais velho, como fizeram tradicionalmente ao longo dos séculos (embora antes sem fazer isso como parceiro júnior de ninguém) . Na prática, isso assume a forma de guerra de informação e escândalos de “espionagem” especialmente associados, como a saga Skripal.

Desinformação flagrante da CCN sobre diferendo Rússia-Ucrânia

# Publicado em português do Brasil

Michael Averko | Katehon

O confronto com a Rússia está alinhado com uma mídia sensacionalista, influenciada por neocons, neolibs e abertamente odiantes da Rússia.

Os comentários depreciativos do anfitrião da MSNBC  contra o jornalismo justo e equilibrado relacionado à Rússia estão  relacionados a uma transmissão da CNN de 12 a 13 de abril sobre assuntos recentes relacionados à Rússia e à Ucrânia. O segmento em questão começa com o repórter da CNN Matthew Chance se juntando ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na linha de frente da área de demarcação entre as forças do governo ucraniano e os rebeldes do Donbass. Depois disso, o âncora de notícias da CNN  John Vause segue  com a jornalista de longa data acadêmica / mídia de massa dos EUA Jill Dougherty.

O falso giro é dado que a Rússia aumentou a tensão ao reunir tropas ao longo de sua fronteira com a Ucrânia. Na verdade, a dramática escalada militar do regime de Kiev perto dos rebeldes do Donbass ocorreu de antemão. Esse descuido está de acordo com o segmento da CNN mencionado anteriormente  , que identifica erroneamente as forças ucranianas como russas .

O bit da CNN oferece uma psicanálise imprecisa do que está motivando a recente atividade militar russa. Omitido, é algum insight válido de outra forma do que poderia muito bem estar influenciando Zelensky e a resposta russa a ele. Os baixos números das pesquisas de Zelensky se devem em parte às péssimas condições socioeconômicas da Ucrânia e a algumas falhas na tomada de decisões por parte de seu governo. Incapaz de conseguir uma entrega imediata das vacinas Covid-19 do ocidente, o governo ucraniano eliminou a possibilidade de adquirir a vacina russa Sputnik. Essa postura pode ser razoavelmente vista como uma postura nacionalista míope. Não é que a Rússia e a Ucrânia não interajam comercialmente. Apesar das diferenças entre seus governos, a  Rússia continua sendo um parceiro comercial importante da Ucrânia .

Rússia diz que acusações da República Checa são hostis. E promete represálias

Praga alega que os russos estão por detrás de um ataque bombista que matou duas pessoas em 2014. Já a Rússia acusa os checos de estarem a tentar agradar aos Estados Unidos

A Rússia declarou este domingo que as acusações da República Checa de que os russos estariam por detrás de um ataque bombista que matou duas pessoas em 2014 são “um movimento hostil” ao qual o país vai responder. A República Checa acusa ainda os diplomatas russos de espionagem.

“Vamos adotar represálias que vão forçar os autores desta provocação a compreenderem perfeitamente a sua responsabilidade na destruição dos fundamentos dos laços entre os nossos países”, garantiu este domingo em comunicado, citado pela Reuters, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do país.

“Este movimento hostil é a continuação de uma série de ações anti-Rússia levadas a cabo pela República Checa nos últimos anos”, continua. “É difícil não vermos aqui vestígios americanos”, acrescenta, acusando a República Checa – que, juntamente com os norte-americanos, integra a NATO – de tentar agradar aos Estados Unidos, tendo como pano de fundo as recentes sanções norte-americanas contra os russos.

O clima de tensão entre os dois países surge no meio de uma crise entre Washington – que acusa os russos de realizarem ciberataques e de interferirem nos seus assuntos internos – e Moscovo, marcada por expulsões de diplomatas e sanções.

Portugal | Combate à corrupção - das palavras aos atos

António Filipe* | Diário de Notícias | opinião

Mais do que discursos inflamados sobre a corrupção, vindos muitas vezes de quem nem tem autoridade moral para os fazer, o que importa é equacionar as melhores soluções para prevenir as suas causas, detetar, investigar e julgar as situações em que ocorra, punir os seus responsáveis e beneficiários, determinar a perda do enriquecimento gerado pelos crimes cometidos.

É muito justo que quem defende uma sociedade mais decente, quem não quer eleger corruptos para cargos políticos, ter corruptos em cargos públicos ou ver as manifestações de riqueza de empresários corruptores se sinta incomodado com a morosidade dos processos judiciais, com as possibilidades que parecem infinitas de utilização de expedientes processuais para escapar a condenações, pela manifesta ausência de investimento nos meios humanos e materiais indispensáveis para a investigação da corrupção e da criminalidade económica e financeira.

Num país que em breve celebrará o derrubamento de uma ditadura em que a corrupção era política de Estado, numa absoluta fusão entre o poder político fascista e os grandes interesses económicos e financeiros, a luta contra a corrupção é um combate em defesa do regime democrático e pelo aprofundamento da democracia, e não pode ficar à mercê de quem exercita o discurso de descrédito da justiça apenas com o objetivo de corroer os fundamentos da democracia, responsabilizando o regime democrático por um fenómeno que de democrático nada tem.

Covid-19 | Portugal soma mais três mortos e 441 novos casos em 24h

A Direção-Geral da Saúde partilhou o novo balanço epidemiológico de evolução da Covid-19 em Portugal.

Em comparação a ontem, há uma variação de 0,02% no número de óbitos e de 0,05% no número de novos casos. 

À data, como revela o relatório de hoje, há um total de 25.387 casos da doença ativos, o que traduz um aumento de 43 ativos nas últimas 24 horas. 

Quanto às hospitalizações nas últimas 24 horas, foram internados mais 13 infetados em enfermarias (total de 428) e mais seis em unidades de cuidados intensivos (total de 109). 

Este domingo, há mais 395 recuperados, sendo que o total deste indicador, desde o início da pandemia, ascende aos 788.669 recuperados. 

Distribuição geográfica

Em relação à distribuição geográfica, o Norte regista este domingo mais 193 infeções (33.735), sem registo de novos óbitos (5.330). 

Já a região de Lisboa e Vale do Tejo notifica mais 109 novos casos (total de 2314.667) e dois óbitos (7.185).
 
O Centro contabiliza mais 46 casos (118.125) e uma morte (3.006). Este domingo, as autoridades de saúde contabilizaram mais cinco casos no Alentejo (29.559), sem registo de novas mortes (970).

No Algarve, há a somar mais 38 infetados com Covid-19 (21.386), mantendo-se também aqui inalterado o número de vítimas mortais (356).

Nos arquipélagos, há hoje mais 33 casos nos Açores (4.540) e mais 17 na Madeira (8.979), não se registando alterações no número de vítimas mortais em nenhuma das ilhas. 

Notícias ao Minuto

A guerra de sanções entre os EUA e a Rússia: simbólica, substantiva ou estratégica?

#Publicado em português do Brasil

A recentemente e intensificada “guerra de sanções” entre os EUA e a Rússia fez muitos observadores se perguntarem se essa escalada é simbólica, substantiva ou estratégica.

Andrew Korybko* | OneWorld

A imposição dos EUA na semana passada de suas sanções mais intensas contra a Rússia em vários anos levou a Grande Potência da Eurásia a responder na mesma moeda. A Reuters publicou uma caixa de fatos útil sobre os movimentos iniciais dos Estados Unidos, enquanto o Sputnik lançou um sobre os da Rússia, ambos os quais devem ser revisados ​​por leitores que não estão totalmente familiarizados com o que acabou de acontecer. Os EUA reagiram de forma muito negativa à resposta da Rússia, vendo-a como uma chamada “escalada”, apesar de ser quase sempre na mesma moeda. Moscou também deu a entender que tem mais alguns truques de sanções na manga se Washington decidir levar o assunto adiante. Portanto, resta saber o que pode vir a seguir, mas agora é o momento perfeito para refletir sobre os eventos da semana passada, a fim de determinar se eles são simbólicos, substantivos,

Em suma, os EUA sancionaram a moeda e a dívida russas, as empresas de tecnologia, os meios de comunicação e as autoridades, além de expulsar dez diplomatas russos. A Rússia respondeu expulsando um número igual de diplomatas americanos, publicando uma lista de várias autoridades americanas que estão banidas do país, impondo restrições às práticas de contratação de missões diplomáticas americanas e à movimentação de seus diplomatas, e prometendo frustrar todos os apoiados pelos Estados Unidos intromissão de esforços dentro da Rússia. Os movimentos americanos foram feitos sob o pretexto infundado de acusações de invasão e intromissão da Rússia, enquanto as da Rússia foram promulgadas puramente em autodefesa. Os EUA pretendem criar um estigma em torno das empresas russas, sua economia e meios de comunicação amigáveis, enquanto a Rússia pretende expor a verdadeira intromissão americana no país.

O terrorismo da NATO no seu esplendor

«Chegámos, vimos e ele morreu», proclamou imperialmente Hillary Clinton após o desfecho da bárbara operação de tortura e execução de Muammar Khaddafi, supervisionada pelos serviços secretos franceses

José Goulão* | AbrilAbril | opinião

Em Março de 2011, quando a NATO já bombardeava a Líbia, Muammar Khaddafi enviou uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lembrando que as forças de segurança do seu país estavam «a combater a al-Qaeda no Magrebe islâmico, nada mais», pelo que a intervenção estrangeira «era um risco de consequências incalculáveis no Mediterrâneo e na Europa». O apelo do dirigente líbio não surtiu efeito: afinal, para as forças atlantistas a operação não era «um risco» mas sim uma estratégia deliberada – para todos os efeitos, uma estratégia terrorista.

A Líbia de hoje, moldada pela NATO sob o comando de Obama, Joseph Biden, presidente dos Estados Unidos em funções, e Hillary Clinton, um suporte da actual administração norte-americana omnipresente nos bastidores, é uma amostra em carne viva das práticas efectivamente terroristas da Aliança Atlântica. Um país desgovernado, desmembrado, um viveiro de mercenários terroristas «islâmicos» sob múltiplas chancelas que deixam os seus rastos de horrores através do Médio Oriente e África, da Síria a Cabo Delgado, em Moçambique; um país que funciona como um florescente entreposto de comércio de drogas, tráfico de seres humanos, um maná de petróleo de alta qualidade para as multinacionais francesas, britânicas e norte-americanas e, simultaneamente, um imenso campo de concentração para refugiados de incontáveis origens sustentado pelos contribuintes da União Europeia.

Não existem indícios de que a situação tenda a melhorar. Negoceia-se apenas para negociar e para dar cobertura às actividades criminosas e desumanas instauradas na esteira da operação da NATO. O «governo» de Tripoli foi entregue à Irmandade Muçulmana sob tutela da ONU, isto é, dos Estados Unidos; o «governo de Benghazi» é um instrumento do «general» Khalifa Haftar, reconhecidamente um activo da CIA desde que desertou das hostes de Khaddafi; pelo meio campeiam os poderes de milícias «islâmicas» e estruturas sectárias de índole tribal vivendo de uma rica panóplia de negócios criminosos que vão desde a guerra aos tráficos de droga e humano passando pelo contrabando de petróleo e pela multiplicação de «guardas costeiras» patrocinadas directa e indirectamente pela União Europeia – braços dos grupos que controlam o tráfico de refugidos.

A situação caótica alimenta-se a si própria; com ela convive tranquilamente o chamado «mundo civilizado», que realmente em nada contribui para tentar resolvê-la.

A mensagem de Khaddafi para Obama só podia ter o destino que teve porque aqueles que foram destruir a Líbia não tinham «riscos» a medir mas uma estratégia a cumprir. E esta continua à vista de todos: terrorista e colonial.

76 milhões de pobres em 2030: uma meta ousada para a Cimeira Social

José Soeiro | Expresso | opinião

Os dados parecem sofrer muito pouca variação ao longo das últimas duas décadas: cerca de um quinto da população portuguesa, 1,7 milhões de pessoas, vive em situação de pobreza, de acordo com os últimos registos, anteriores à pandemia. 

Esta semana, um estudo de uma equipa coordenada pelo sociólogo Fernando Diogo apresentou um perfil da pobreza e vários jornais destacaram um facto: na amostra, um terço dos pobres tem emprego. Ou seja, o acesso ao trabalho remunerado e a um salário não permite, para centenas de milhares de pessoas, escapar da pobreza.

A pobreza assalariada é uma das dimensões mais ofensivas desta realidade, pelo que revela sobre o mundo do trabalho e a exploração dos baixos salários. Mais de um em cada dez trabalhadores portugueses (10,8% dos indivíduos empregados) ganha tão pouco que é pobre. É entre os trabalhadores da agricultura, da pesca, entre trabalhadores não qualificados, dos serviços pessoais, da proteção, da segurança e vendedores que se concentra este meio milhão de trabalhadores pobres. Mas a pobreza não se associa apenas aos empregos mal pagos. Quase metade dos desempregados (44,8%) são pobres, uma proporção que tem aumentado e que resulta, em grande medida, da precariedade, que exclui da proteção social, e da degradação da cobertura das prestações de desemprego, cujas regras mantêm uma parte dos cortes que a troika inscreveu na lei, nomeadamente nos períodos de concessão. As mulheres estão, em geral, mais expostas à pobreza, particularmente numa situação de velhice. O mesmo acontece com as minorias étnicas. Nos agregados familiares pobres há uma correlação entre a pobreza e o número de crianças. E se é certo que as prestações sociais têm um papel fundamental para evitar que estes números sejam ainda mais avassaladores, há problemas estruturais no nosso sistema de proteção social. Basta dizer, por exemplo, que o Rendimento Social de Inserção tem um valor médio (119 euros mensais) que é cerca de um quarto do limiar de pobreza e que quer o RSI quer o Complemento Solidário para Idosos têm valores de referência que estão aquém do limiar de pobreza. Ou seja, os seus beneficiários permanecem pobres.

Olhando o futuro

É hora de agir pelo clima, pelas pessoas e pelo planeta

António Guterres | Expresso | opinião

Neste ano crucial para a humanidade, é agora o momento de agir de forma ousada para proteger o clima.

A ciência é irrefutável e mundialmente consensual: para impedir que a crise climática se torne uma catástrofe permanente, temos de limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius.

Para o conseguir, devemos alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até meados do século. Os países que representam cerca de dois terços da economia mundial comprometeram-se a fazê-lo. É um cenário encorajador, mas precisamos urgentemente que todos os países, cidades, empresas e instituições financeiras se juntem a esta coligação e adotem planos concretos para esta transição.

É ainda mais urgente que os governos combinem essa ambição de longo prazo com ações concretas e imediatas, à medida que são mobilizados biliões de dólares para superar a pandemia da covid-19. A revitalização das economias é a nossa oportunidade de redesenhar o nosso futuro.

O mundo tem um bom enquadramento para atuar: o Acordo de Paris, no qual todos os países se comprometeram a definir os seus próprios planos nacionais de ação climática e a reforçá-los a cada cinco anos. Mais de cinco anos depois, e com a prova contundente de que, se não agirmos, destruiremos o nosso planeta, é hora de uma ação decisiva e eficaz, já que as Nações Unidas reúnem todos os países em Glasgow, em novembro próximo, para a COP26.

I can't breathe


 "Não consigo respirar"

Mais lidas da semana