quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Portugal | O DILEMA DE MARCELO

Domingos De Andrade* | Jornal de Notícias | opinião

Vamos jogar no totobola, o 1x2 de Rui Rio antes de decidir que iria disputar as eleições internas do PSD, e olhar para os cenários que se colocam ao país depois das legislativas de 30 de janeiro, partindo do princípio de que daí dificilmente advirá uma maioria absoluta de um partido. E de que as maiorias ideológicas poderão ter caído com o chumbo do Orçamento.

O presidente da República foi o primeiro a prevenir para o quadro de instabilidade. Daí a exigência que fez de um acordo de governação que garanta dois anos na legislatura.

Dilema 1 do presidente da República. Vence António Costa, num quadro em que é possível reeditar a maioria de Esquerda com PCP e Bloco de Esquerda. Curiosamente, o projeto PS/PAN pode ter morrido pelas estufas. Neste quadro, a questão que se coloca é simples. É justo que os portugueses se questionem sobre o porquê da dissolução da Assembleia da República e da consequente marcação de eleições antecipadas. Não parece fazer sentido uma decisão que no fim acabará por produzir o mesmo resultado saído antes da ida dos portugueses às urnas.

Portugal | É NAS ESCOLAS QUE ESTÁ A MAIORIA DOS SURTOS. SÃO 338 EM 564

Registam-se 2959 casos de covid-19 resultantes de surtos nas escolas. Dizem respeito a alunos, profissionais e coabitantes, parte dos quais já estarão recuperados, indica a DGS.

As autoridades de saúde registam esta semana um total de 564 surtos ativos, a maioria em escolas, pouco mais de metade do máximo atingido em fevereiro, quando chegou a haver 921 surtos ativos no país, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com a DGS, na segunda-feira Portugal continental registava 44 surtos ativos em lares, 16 em instituições de saúde e 338 em estabelecimentos de educação e ensino dos setores público e privado - escolas, ensino superior, creches e demais equipamentos sociais.

No total, havia 2959 casos de covid-19 resultantes destes surtos, que dizem respeito a alunos, profissionais e coabitantes, parte dos quais já estarão recuperados.

Do total de surtos ativos no início da semana, a maioria (280) localiza-se na área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), seguida da ARS Norte (119), ARS centro (102) e ARS Algarve (35). Na ARS do Alentejo registavam-se 28 surtos ativos.

Estes 564 surtos ativos em território continental contrastam com os valores de fevereiro, quando o país atingiu um máximo de 921 surtos ativos.

Biden promove cimeira para estancar hemorragia global da democracia

Mais de 100 países reúnem-se esta semana para debater medidas concretas de reforço da democracia global, com os Estados Unidos, apesar da turbulência interna, a encabeçar a resistência ao autoritarismo.

Nenhuma democracia é perfeita e nenhuma democracia é final", disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no Dia internacional da Democracia, a 15 de setembro. "Cada ganho conquistado e cada barreira quebrada resultam de trabalho determinado e incessante."

Estas palavras foram usadas novamente para apresentar a Cimeira da Democracia, que decorre pela primeira vez entre hoje e amanhã num formato virtual. O objetivo é "juntar líderes de governos, sociedade civil e sector privado para estabelecer uma agenda afirmativa de renovação democrática e endereçar as maiores ameaças que as democracias hoje enfrentam através de ação coletiva."

A ideia, segundo a descrição fornecida pelo Departamento de Estado norte-americano, é que os participantes trabalhem em ideias práticas para defender as democracias do autoritarismo, combater a corrupção e promover o respeito pelos direitos humanos. Dentro de um ano, a administração de Joe Biden vai organizar uma segunda Cimeira, ao vivo, onde serão analisados os progressos feitos após esta edição inaugural.

Com a pandemia de covid-19 e a sua nova variante Ómicron em pano de fundo, este primeiro evento será virtual e vai reunir representantes de cerca de 110 países de todos os cantos do mundo, incluindo Portugal e países lusófonos - nomeadamente Angola, Brasil, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Cabo Verde. Moçambique fica de fora da discussão, tal como vários outros Estados com graus variados de liberdade democrática. Qual foi o critério para os convites e exclusões? Se nalguns casos é claro, noutros não é imediatamente compreensível, e o Departamento de Estado também não explicou o processo de escolha.

Reino Unido, Austrália e EUA boicotam os Jogos de Inverno de Pequim

Grupos de direitos humanos têm pressionado um boicote total aos Jogos de Inverno de Pequim, acusando a China de abusos de direitos contra minorias étnicas.

Reino Unido juntou-se a Estados Unidos e Austrália e anunciou esta quarta-feira, através do primeiro-ministro, Boris Johnson, um boicote diplomático aos Jogos de Inverno de Pequim por questões de direitos humanos.

"Haverá, de facto, um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Não haverá qualquer representação diplomática do Reino Unido. É um boicote diplomático e não desportivo, já que essa não é a política do nosso Governo", disse Boris Johnson, na sua sessão semanal no Parlamento britânico.

O Reino Unido junta-se à Austrália, que também anunciou um boicote à competição, depois de, na segunda-feira, Estados Unidos terem sido a primeira nação a tomar essa decisão.

Mais lidas da semana