terça-feira, 22 de março de 2022

A AGRESSÃO DA OTAN CONTRA A JUGOSLÁVIA EM 1999 DUROU 78 DIAS

NÃO PODEMOS ESQUECER A AGRESSÃO DA OTAN NEM AS CRIANÇAS QUE MATOU

BELGRADO, 21 de março. /TASS/. A Sérvia não vai aderir à Otan porque não pode esquecer as crianças mortas durante a agressão da aliança contra ela em 1999, disse o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, em um comício eleitoral em Kikinda na segunda-feira.

"Acredito que a Sérvia não deve aderir à OTAN. A Sérvia é um país livre e um país militarmente neutro. A Sérvia defenderá sua terra e seu céu por conta própria. Mas deixe-me dizer uma coisa: nosso dever é perdoar e nosso dever é Não esquecer. Não esquecer Bojana Tosic, de 11 meses, morta em Merdare, perto de Kursumlija, não esquecer a pequena Milica Rakic, morta em Batajnica, e não esquecer a pequena Sanja Milenkovic, morta em Varvarin. Não temos o direito de esqueça isso. Ficaremos muito mais fortes do que éramos naqueles dias, quando os irresponsáveis, os arrogantes e os presunçosos estavam nos bombardeando e travando uma guerra de agressão contra nós e nosso país", disse Vucic.

A agressão da OTAN contra a Iugoslávia em 1999 durou 78 dias. A liderança da aliança argumentou que a principal razão para a operação de codinome Allied Force foi a prevenção do genocídio dos albaneses de Kosovo. De acordo com fontes da OTAN, seus aviões voaram 38.000 missões e realizaram 10.000 bombardeios.

Os bombardeios mataram, de acordo com diferentes estimativas, 3.500-4.000, e deixaram cerca de 10.000 outros (dois terços deles civis) feridos. Os danos materiais totalizaram US$ 100 bilhões. Durante os três meses de bombardeios, as forças da OTAN lançaram sobre a Sérvia 15 toneladas de urânio empobrecido em bombas e granadas. Depois disso, as taxas de câncer do país subiram para o primeiro lugar na Europa. Nos primeiros dez anos após os bombardeios, cerca de 30.000 desenvolveram câncer e cerca de 10.000 a 18.000 deles morreram.

Imagem: Presidente sérvio Aleksandar Vucic -- © Ministério das Relações Exteriores da Rússia/TASS

Sem comentários:

Mais lidas da semana