domingo, 20 de março de 2022

A Guarda Russa libertou Izyum e capturou os líderes das formações ucranianas

# Traduzido para português do Brasil

MOSCOU, 20 de março - RIA Novosti. A Guarda Nacional cruzou com sucesso o rio nos arredores da cidade de Izyum, perto de Kharkov, e capturou vários líderes nacionalistas ucranianos, de acordo com um comunicado de imprensa do departamento.

"Durante a batalha, eles conseguiram expandir a cabeça de ponte e também capturaram vários líderes de formações nacionalistas e cúmplices do SBU, apreenderam documentos importantes. Graças às ações competentes das forças especiais da Guarda Russa, conseguiram repelir o atacar e segurar a cabeça de ponte, completar a tarefa mais difícil e ao mesmo tempo salvar a vida de soldados e oficiais", afirmou na mensagem.

A operação contou com a presença de membros das forças especiais e SOBR da Guarda Russa. Tendo ocupado a cabeça de ponte, eles “repeliram contra-ataques de unidades numericamente superiores das Forças Armadas da Ucrânia e nacionalistas” por um dia, para que unidades do exército russo pudessem estabelecer uma ponte flutuante sobre o rio.

O departamento acrescentou que 40 participantes da operação serão apresentados para prêmios estaduais.

A Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro. O presidente Vladimir Putin chamou seu objetivo de "a proteção de pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos".

Para isso, segundo ele, está prevista a "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia", para levar à justiça todos os criminosos de guerra responsáveis ​​por "crimes sangrentos contra civis" no Donbass .

De acordo com o Ministério da Defesa, as Forças Armadas atacam apenas a infraestrutura militar e as tropas ucranianas. Com o apoio das Forças Armadas , os grupos DPR e LPR estão desenvolvendo uma ofensiva , mas, segundo Putin, não se fala na ocupação da Ucrânia.

Em 19 de março, mais de quatro mil instalações de infraestrutura militar foram destruídas, além de mais de 180 aeronaves e helicópteros, mais de 1,4 mil tanques e outros veículos blindados de combate, 147 lançadores de foguetes múltiplos e 201 drones, incluindo o turco Bayraktar TB2.

A partir do momento em que as hostilidades começaram, o exército russo assumiu o controle de grandes cidades como Kherson (centro regional), Melitopol , Berdyansk .

Há perdas de ambos os lados. Mais de 630 civis também foram mortos, segundo o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Imagem: © RIA Novosti / Alexey Maishev -- Carro da Guarda Nacional. Foto do arquivo

Sem comentários:

Mais lidas da semana