domingo, 20 de março de 2022

Presidente da Finlândia alerta sobre os riscos da adesão do país à OTAN

# Traduzido em português do Brasil

Presidente finlandês Niiniste: a adesão à OTAN pode agravar a situação na Europa

MOSCOU, 20 de março - RIA Novosti. A tentativa da Finlândia de ingressar na Otan traz um "risco sério" de escalada na Europa, disse o presidente Sauli Niinistö em entrevista ao Financial Times .

Segundo ele, a adesão à Aliança do Atlântico Norte é vista como uma das alternativas ao atual status da Finlândia . Outra opção é aprofundar a cooperação em defesa com os Estados Unidos e a Suécia . Segundo Niiniste, ambas as alternativas envolvem o fortalecimento da segurança da Finlândia em meio a temores devido a uma operação especial russa na Ucrânia . No entanto, há sérios riscos no caso da OTAN , observou.

"Eu entendo muito bem que, por exemplo, ao ingressar na OTAN, pode parecer que nossas preocupações acabaram. Mas todas essas alternativas envolvem riscos que devemos estar cientes. Neste momento, o principal risco é a escalada da situação em Europa”, destacou Niiniste.

Mais cedo, o presidente da Finlândia disse que as autoridades do país estão prontas para discutir a adesão à OTAN, pois acreditam que a situação no mundo mudou devido aos acontecimentos na Ucrânia. A primeira-ministra Sanna Marin disse anteriormente que Helsinque está pronta para se inscrever na aliança se surgirem problemas de segurança nacional. Como observou o porta- voz do Departamento de Estado dos EUA , Ned Price , a decisão de dar esse passo cabe a esses países, as portas da OTAN permanecem abertas.

Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia . Vladimir Putin chamou seu objetivo de "proteger as pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos". Para isso, segundo ele, está prevista a "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia", para levar à justiça os criminosos de guerra responsáveis ​​por crimes contra civis no Donbass .

Conforme enfatizado no Ministério da Defesa, as Forças Armadas atacam apenas a infraestrutura militar e as tropas ucranianas, nada ameaça a população civil. Com o apoio das Forças Armadas, os militares da DPR e da LPR estão desenvolvendo a ofensiva .

Imagem: © RIA Novosti / Ramil Sitdikov -- Presidente da Finlândia Sauli Niinistö

Sem comentários:

Mais lidas da semana