sábado, 5 de março de 2022

ASSIM VAI A GUERRA NA UCRÂNIA PELA MANHÃ – Mariupol sob as miras

Rússia anuncia cessar-fogo em Mariupol e Volnovaja. Retirada de civis começou às 09h00

A cidade do sudeste da Ucrânia tem um porto estratégico no mar de Azov. O Ministério da Defesa da Rússia anunciou um cessar-fogo a partir das 07h00 locais para abrir corredores humanitários em Mariupol e Volnovaja.

05 mar08:28

Lusa

Rússia acolheu quase 175 mil refugiados, incluindo 156 mil das regiões separatistas

As autoridades russas disseram este sábado que acolheram quase 175 mil refugiados da Ucrânia desde o início da invasão, na esmagadora maioria provenientes das repúblicas separatistas ucranianas de Donetsk e Lugansk.

Cerca de 156 mil pessoas chegaram à Rússia provenientes das duas repúblicas e outras 18 mil do resto do país.

Entre os refugiados encontram-se mais de 45 mil crianças, de acordo com Moscovo, avançou a agência de notícias russa TASS.

LER MAIS – em TSF

05 mar08:02

Rui Oliveira Costa

Porto de Mariupol vai começar retirada de civis às 09h00 de Portugal continental

Os civis de Mariupol vão ser retirados da cidade pelo porto este sábado a partir das 11h00 locais (09h00 de Portugal continental), de acordo com as autoridades da cidade.

O Ministério da Defesa da Rússia tinha anunciado um cessar fogo que começaria às 07h00 de Moscovo para evacuar a cidade e abrir corredores humanitários.

"Vai ser possívelsair da cidade através de transportes privados", anunciam as autoridades de Mariupol.

Mariupol é uma cidade portuária no sudeste da Ucrânia no mar de Azov e tem cerca de 450 mil pessoas.

LER MAIS – em TSF

05 mar06:52

Rui Oliveira Costa

Rússia anuncia cessar-fogo temporário para saída de civis em Mariupol e Volnovaja

A Rússia anunciou este sábado um cessar-fogo temporário a partir das 10h00 em Moscovo (07h00 em Portugal continental), para a abertura de corredores humanitários que permitam a retirada de civis nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovaja.

"Hoje, 05 de março, é anunciado um cessar-fogo a partir das 10h00, hora de Moscovo, e a abertura de corredores humanitários para a saída de civis de Mariupol e Volnovaja", no leste da Ucrânia, disse o Ministério da Defesa russo.

LER MAIS – em TSF

05 mar06:02

Lusa

Porto de Mariupol sob bloqueio e ataque russo há cinco dias

O porto estratégico de Mariupol, no leste da Ucrânia, está "sob bloqueio" e "ataques impiedosos" do exército russo, disse este sábado o presidente da câmara, no décimo dia da invasão russa.

Marioupol, cidade com cerca de 450 mil habitantes junto ao mar de Azov, está "sob bloqueio" e é, há cinco dias, alvo de "ataques impiedosos", escreveu Vadim Boitchenko na plataforma Telegram.

LER MAIS – em TSF

05 mar06:01

Lusa

Pence ataca Trump e diz que não há espaço no partido para "apologistas de Putin"

O ex-vice-presidente norte-americano, Mike Pence, vai pedir aos republicanos que esqueçam as eleições de 2020 e defender que "não há espaço no partido para apologistas de Putin", posição que aumenta a rotura com o ex-presidente Donald Trump.

Esta posição de Pence, que será manifestada esta sexta-feira num discurso perante os principais doadores do partido em Nova Orleães, pretende enfrentar aqueles que dentro dos republicanos não condenaram fortemente o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela invasão da Ucrânia.

LER MAIS – em TSF

05 mar06:00

Abrimos este liveblog para acompanhar ao minuto o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode consultar os desenvolvimentos das últimas 24 horas aqui. – em TSF

Imagem: © EPA

2 comentários:

Anónimo disse...

CÍRCUKLIO 4 F

NÃO É GUERRA

É LIBERTAÇÃO!

Martinho Júnior.

Anónimo disse...

CÍRCULO 4F

O MPLA TEM O DEVER ÉTICO E MORAL, SE DE FACTO QUISER HONRAR O PASSADO E A NOSSA HISTÓRIA, DE DESNAZIFICAR A VIDA SOCIOPOLÍTICA DOS ANGOLANOS, EM NOME DA IDENTIDADE NACIONAL, DE CABINDA AO CUNENE E DO MAR AO LESTE!

SE ASSIM NÃO PROCEDER, CORRE O RISCO DE FAZER PARTE DO PROBLEMA E NÃO DA SOLUÇÃO NAS LARGAS AVENIDAS DA LÓGICA COM SENTIDO DE VIDA!

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/guerra-na-ucrania/2022-02-25-ucrania-deputado-da-unita-condena-ofensiva-militar-ao-pais-soberano-e-amigo-de-angola/?fbclid=IwAR1PTljG_tCV_vXZTJzWlart3lctA55t6Kmfm8R6vkOQgXyLfYvIAiT2WRQ

Mais lidas da semana