domingo, 20 de março de 2022

Nacionalistas ucranianos planeiam ataques químicos contra tropas russas

# Traduzido em português do Brasil

A Rússia alerta todo o mundo civilizado e organizações internacionais sobre as provocações das autoridades ucranianas, disse o chefe do Centro de Gerenciamento de Defesa Nacional da Rússia

MOSCOU, 19 de março. /TASS/. Nacionalistas estão planejando um ataque químico em várias regiões ucranianas caso tropas russas entrem nesses territórios, disse Mikhail Mizintsev, chefe do Centro de Gerenciamento de Defesa Nacional da Rússia, no sábado.

"Os nacionalistas colocaram minas em instalações de armazenamento de amônia e cloro na fábrica de produtos químicos Sumykhimprom em Sumy para envenenar os moradores da região de Sumy no caso de tropas russas entrarem na cidade", disse ele. "No assentamento de Kotlyarovo, região de Nikolayev, militantes de unidades nacionalistas tramam uma provocação com o uso de produtos químicos tóxicos. forças se aproximam do assentamento."

"Avisamos todo o mundo civilizado e organizações internacionais sobre as provocações cínicas das autoridades ucranianas, que, se concretizadas, serão atribuídas às tropas russas, como já foi feito mais de uma vez", frisou, acrescentando que está sendo feito com o apoio dos Estados Unidos e de vários países da União Europeia, que consideram a Ucrânia um instrumento de políticas anti-russas.

Ele também falou sobre várias violações relatadas pela sede de coordenação de resposta humanitária da Rússia na Ucrânia. Assim, em suas palavras, radicais de batalhões de defesa territorial extorquem dinheiro de civis em postos de controle ao longo da rodovia que liga Chernigov e Kiev sob o pretexto de arrecadar fundos para o exército ucraniano. "As taxas para quem tenta fugir para a Rússia são duas vezes mais altas. O mais cínico é que, se as pessoas não tiverem dinheiro suficiente, os radicais apreendem seus carros e mandam as pessoas de volta a pé", acrescentou.

Imagem: Google / ilustrativa

Sem comentários:

Mais lidas da semana