sexta-feira, 11 de março de 2022

'Sanções não trará paz': China critica cruzada liderada pelos EUA com energia russa

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, destacou que China e Rússia mantêm cooperação estável no setor de energia

PEQUIM, 9 de março. /TASS/. A proibição completa das exportações de petróleo e gás da Rússia desencadeará dilemas econômicos que devem afetar severamente todos os lados, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, em uma entrevista na quarta-feira.

"A China é definitivamente contra sanções unilaterais que não se baseiam no direito internacional. Brandir um bastão de sanções não trará paz e segurança. Isso só levará a sérios problemas para a economia e a qualidade de vida nos países correspondentes", alertou.

"Nesta situação, todos perdem. As sanções só vão intensificar a divisão e o confronto", alertou o diplomata.

"China e Rússia mantêm uma cooperação estável no setor de energia. E continuaremos a buscar uma interação comercial normal com base nos princípios de igualdade, respeito mútuo e benefícios, e isso inclui o setor de petróleo e gás", concluiu.

O presidente dos EUA, Joe Biden, assinou um decreto na terça-feira, proibindo as importações de energia da Rússia e novos investimentos no setor de energia russo.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse em 24 de fevereiro que, em resposta a um pedido dos chefes das repúblicas do Donbass, tomou a decisão de realizar uma operação militar especial na Ucrânia, enfatizando que Moscou não tem planos de ocupar territórios ucranianos. Os países ocidentais responderam às ações das autoridades russas aplicando sanções contra pessoas físicas e jurídicas.

Imagem: O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian © EPA-EFE/WU HONG

Sem comentários:

Mais lidas da semana