quarta-feira, 6 de abril de 2022

Ucrânia | Butch e mal concentrado: o último argumento contra os russos

# Traduzido em português do Brasil

Petr Akopov | RIA Novosti

No quadragésimo dia de hostilidades na Ucrânia, o que há muito se esperava havia acontecido: imagens de "atrocidades russas nos territórios ocupados" apareceram. Em imagens publicadas da cidade de Bucha (na região de Kiev) recentemente abandonada por nossos militares, há cadáveres de civis nas ruas, pessoas amarradas com tiros na nuca, covas com os mortos ... poucos dias atrás - e depois de sua partida, o prefeito da cidade não disse nada sobre deitar nas ruas de cadáveres. Mas quem se importa com isso agora, além do fato de que, após a partida do exército russo, unidades ucranianas entraram na cidade e realizaram uma operação de limpeza lá? Quem, quando e quem ele matou - agora ninguém na Ucrânia vai entender isso.

Porque Volodymyr Zelensky imediatamente acusou a Rússia de genocídio, dizendo: "Um mal concentrado visitou nossa terra. Assassinos. Carrascos. Estupradores. Saqueadores. Que se chamam um exército... Eles mataram deliberadamente e com prazer... . Esses são malucos que não sabem fazer o contrário."

A terrível filmagem imediatamente circulou por toda a mídia ocidental, com uma referência invariável à nova Srebrenica (isto é, o genocídio de vários milhares de muçulmanos bósnios imputados aos sérvios em 1995), e causou uma dura reação dos políticos ocidentais. São necessárias novas sanções, dizem eles em Berlim ; Vou matar de fome o exército russo, diz Boris Johnson . A Comissão Europeia inicia uma investigação, e Joe Biden diz que foi injustamente repreendido por chamar Vladimir Putin de "criminoso de guerra":

"Ele é um criminoso de guerra. Mas nós temos que coletar informações, dar armas à Ucrânia para continuar lutando, obter todos os detalhes para que este seja um verdadeiro julgamento por crime de guerra. Acho que é um crime de guerra. Estou pressionando por novas sanções, vou continuar impondo-as."

Naturalmente, os poloneses foram mais longe. O primeiro-ministro Morawiecki chamou a Rússia de estado totalitário-fascista, e o que aconteceu em Bucha foi um genocídio:

"Fortes sanções devem ser impostas à sociedade russa: proibição de emissão de vistos para a Rússia, exceto vistos humanitários para aqueles que fogem deste país fascista. Propusemos sanções para todos os membros do partido EP , o partido de Putin, para que não só ele , mas todos "Todos os que elegem e apoiam Putin. Propusemos um plano radical para se livrar do petróleo e do gás russo - a válvula russa. Apelamos a todos os líderes europeus: façam isso o mais rápido possível, não tenham medo!"

Então, é o seguinte: precisamos garantir que os líderes europeus não tenham medo de novas sanções contra a Rússia! O primeiro-ministro polonês os repreende abertamente tanto pela indecisão quanto por ceder aos russos:

"Na Europa , a situação é muito simples. Tudo é visível nas cúpulas. A Alemanha é o principal freio em sanções muito decisivas... Sr. Macron, quantas vezes você negociou com Putin? O que você conseguiu? algum evento? lutar".

Ou seja, os alemães e os franceses devem finalmente reunir coragem - e cometer suicídio. E a que mais levará uma rápida rejeição dos recursos energéticos russos, porque não restam outras sanções sérias? Em Berlim e Paris , eles não querem arruinar sua própria economia, o mesmo Macron não quer que a Europa se transforme em um fantoche completo dos anglo-saxões, o que significa que você precisa quebrar sua resistência, pressionando com a ajuda da opinião pública indignada, que exigirá abandonar qualquer comércio com os “demônios russos”, cercá-los com um muro e a qualquer custo impedir sua marcha para o Ocidente.

Afinal, do que Zelensky está falando? "É assim que o Estado russo será percebido agora. Esta é a sua imagem. Sua cultura e aparência humana pereceram junto com os ucranianos e as mulheres ucranianas que você conheceu." Ou seja, há uma desumanização dos russos como tal. Russos, que ameaçam não apenas a Ucrânia, é exatamente isso que Zelensky está jogando:

"Existem padrões do povo ucraniano. E há padrões de ocupantes russos. Isso é bom e mau. Esta é a Europa e um buraco negro que quer destruir tudo e engolir."

Em outras palavras, os russos não são pessoas, eles perderam sua aparência humana (ou o direito de existir), e a Rússia é um buraco negro, um mal absoluto que quer devorar a Ucrânia e toda a Europa. Zelensky diz isso, Morawiecki apoia isso, e eles querem forçar os europeus ocidentais a aderir a essas formulações. Absolutamente formulações nazistas, mas quem vai notar agora, quem se importa?

Eles querem assustar a Europa até a morte para privar os remanescentes de independência e um senso de autopreservação. Mas você precisa entender que ela, como o Ocidente como um todo, é absolutamente indiferente às vítimas dos últimos quarenta dias.

Mais de vinte mil pessoas já morreram na Ucrânia - quase um mil e meio de nossos militares e aproximadamente o mesmo número de soldados da DPR e LPR , e cerca de vinte mil do lado ucraniano (incluindo cerca de mil civis). Ou seja, esta guerra civil, e é civil, ainda que na forma de um conflito entre dois estados, já está nos custando muito sangue russo (é ela quem é derramada em ambos os lados). Esta é uma verdadeira tragédia para os russos.

Você realmente acha que o Ocidente lamenta isso tanto quanto nós? Ou ele se arrepende de usar a Ucrânia para lutar contra a Rússia, que nos provocou ao ingressar na OTAN , que nutriu a anti-Rússia? Claro que não, e não apenas por razões geopolíticas. É que para os anglo-saxões, os russos são quase como iraquianos ou iemenitas, somalis ou afegãos. Ou seja, pessoas de segunda classe, entre as quais ninguém conta as vítimas (inclusive das "intervenções democráticas" do Ocidente). Com a única diferença: os russos são próximos e são brancos. E (em sua versão "ucraniana") eles fogem em massa para a Europa - para desgosto tanto dos refugiados anteriores, não brancos, quanto dos nativos.

Ao mesmo tempo, o Ocidente não apenas demonizou a Rússia, mas também desumanizou seu povo: servos do diabo, isto é, Putin, inimigos, uma ameaça ao mundo. Tudo a que os europeus estão acostumados, porque por centenas de anos eles foram alimentados com russofobia. Portanto, imagens de "vítimas russas em Bucha" não poderiam deixar de aparecer. É esta nossa imagem que o Ocidente está esperando, é disso que ele precisa para finalmente se convencer de que está certo.

Parece que isso já é redundante, porque já existem razões suficientes para incitar a hostilidade contra nós: iniciamos as hostilidades, bombardeamos instalações militares, mas ao mesmo tempo, infelizmente, os civis morrem inevitavelmente, nas cidades ocupadas há tentativas de partidarismo e sabotagem, com a resposta em que a nossa, é claro, não faz cerimônia. E durante o assalto a Mariupol , há inúmeras baixas entre os civis. Mas não - você precisa inventar ataques à maternidade, ao teatro com mil pessoas nos porões, bombardeio deliberado de áreas residenciais.

Agora aqui está Bucha com cadáveres nas ruas. Quem os matou? “Claro, russos”, embora seja muito mais provável que tenham sido vítimas de destacamentos ucranianos que retornaram à cidade e lidaram com colaboradores, ou seja, aqueles que ajudaram ou simplesmente se comunicaram com o exército russo. Mas é inútil explicar isso ao Ocidente: ele quer a confirmação de sua crença em "bárbaros e assassinos russos" e vai conseguir de qualquer maneira.

E será assim, independentemente de como realmente nos comportamos na Ucrânia com os civis, é isso que precisamos entender. Para nós, isso é civil, e para o Ocidente, é apenas o retorno da velha imagem familiar do “sugador de sangue russo”, que é necessário para preparar sua própria população para lutar contra nós. Antes, nos séculos 19 e 20, eles eram mobilizados para lutar no campo de batalha, e agora são mobilizados para a luta econômica, justificando a necessidade de apertar o cinto para impedir as "atrocidades russas".

Assim que entendermos isso, ficará profundamente indiferente o que dizem sobre nós no Ocidente. Esta é a nossa guerra interna, uma guerra civil, e nela entramos em muitos aspectos precisamente porque olhamos para o Ocidente há várias décadas, não reagindo adequadamente ao fato de que ela está se formando em nós (sim, com demanda) estratos anti-nacionais na sociedade e na elite, ao fato de que ele está tentando arrancar a Ucrânia de nós e recodificar a Ucrânia, transformando uma divisão acidental em uma divisão eterna.

Ainda assim, infelizmente, haverá muito sangue, nosso sangue, mas sabemos por que o derramamos. Inclusive para nunca mais depender da opinião de outra pessoa sobre nós, não importa o que seja bom ou ruim. E a partir das mentiras alheias - entendendo por quem e para que é produzido. O buraco negro realmente ameaça a Europa - só ele pode ser engolido desumanizando os russos.

 Imagem: © REUTERS / Marko Djurica

Sem comentários:

Mais lidas da semana