sexta-feira, 27 de maio de 2022

TAMBORES DE GUERRA SOAM A OCIDENTE – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Os beneficiários dos diamantes de sangue em Portugal inundam-me de mensagens insultuosas e ameaçadoras. Dizem que sou anti-português e essa parte não admito. O meu avô materno era pastor na serra do Barroso, quando aos 14 anos emigrou para os EUA, onde nasceu a minha Mamã. A minha avó materna é do Couto d’Ervededo, onde se venera o bendito São Caetano. O meu avô paterno era produtor de vinho fino no Douro Vinhateiro. Quando tinha 18 anos fiz um estudo sobre as Cantigas de Amigo. Ainda hoje tenho uma paixão irrefragável pela poesia trovadoresca da Península Ibérica. Com o pseudónimo Eurico Tiago escrevi, nos anos 80, uns livros onde desenvolvi o essencial das cantigas de escárnio e maldizer. 

O meu poeta favorito é Álvaro Novais, com mais heterónimos do que Fernando Pessoa e mais amante da poesia. O Alvarito foi gerente comercial, guarda-livros, gestor de um botequim no musseque Prenda, trovador, declamador, produtor, realizador e apresentador de um programa radiofónico (Caixa de Fósforos) que ia para o ar aos domingos, na antena do Rádio Clube de Angola, nos anos 50. Menino Artur não estuda, não toma banho, não tem disco! Menino Amado obedece, estuda, não joga futebol com os sapatos novos, tem disco!

O meu escritor de sempre é o Joca Luandense. Quando alguém levava umas grades de cerveja para o Palácio do Jara e ele ficava incendiado, berrava: - Kitó, escreve! Eu abria a máquina portátil hermes baby e escrevia o que ele ditava. Grandes textos! Literatura de primeiríssima. Quando penso nele, fico com pena do Agualusa, analfabeto de pai, mãe e vizinhos. Mas temos de protegê-lo porque tem uma grave deficiência física. Escreve com o mataco e o que sai, são flatulências de quem comeu ginguba com batata-doce. Também comeu qualquer coisa dos diamantes de sangue da UNITA.

 O meu destino de sonho é a Kapopa do Negage. A minha paisagem inesquecível fica entre o Bindo e as colinas de Katunda. Vi jacarés ao sol no Luinga e no Dange, que em Luanda vira Dande. Aprendi com Agostinho Neto que só domos úteis à luta revolucionária se soubermos viver entre as fronteiras da honra e da dignidade. Tudo o que sou e tudo o que sei, devo-o ao Povo Angolano. E só descobri isso porque o MPLA me ensinou. Sou angolano. Anti-português, nunca. Mas quanto mais me insultam e ameaçam, mais eu escrevo o que penso. 

Tomem nota. O comandante da Brigada Vostok, Alexander Khodakovsky, mostrou ontem provas indesmentíveis de que a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) colaborou activamente com as Forças Armadas da Ucrânia e com os nazis  do Batalhão de Azov, mesmo quando já estavam encurralados nas catacumbas de Azovstal.

“Sempre suspeitámos que a OSCE ajudava o inimigo. Tínhamos a certeza de que as suas câmaras de vídeo, abundantemente espalhadas ao longo da linha de contacto, para monitorarem o cumprimento do cessar-fogo, estavam de facto transmitindo informações ao inimigo sobre as nossas acções. Agora temos uma prova indiscutível do envolvimento da OSCE com os nazis. Na inspecção que fizemos a Azovstal  encontrámos um telefone satélite fornecido por eles”, disse Alexander Khodakovsky. Os Media ocidentais não querem saber destas ninharias. Estão virados para a propaganda acéfala e ridícula.

A CIA e o Pentágono deram ordens às assassinas e assassinos do jornalismo para dizerem que a Federação Russa perdeu a guerra. Entre domingo e hoje, só no território da República Popular de Donetsk, tropas da Federação Russa ocuparam Drobyshevo, Kirovsk, Novoselovka (distrito de Krasnolimansky), Yampol, Derilovo, Torskoye, Aleksandrovka, Koroviy Yar, Redkodub, Karpovka, Katerinovka (distrito de Krasnolimansky), Novoe, Novomikhailovka, Scars, Volchiy Yar, Lozovoye, Terny, Belogorovka, Dzerzhinskoye, Ivanovka (distrito de Krasnolimansky), Kolodezi, Novosadovoye, Yampolovka, Shandrigolovo, Zelenaya Dolina, Srednee , Yatskovka e Krymki.

O posto de comando dos artilheiros da 57ª brigada de infantaria motorizada das Forças Armadas da Ucrânia, estava sediado no ginásio de Lisichansk. Fizeram daquele equipamento, armazém de munições. Foi destruído. Mais uma escola atingida para o Biden dizer que o presidente Putin quer acabar com a cultura da Ucrânia porque além de escolas, também bombardeia igrejas e museus.

Alto lá. Isso vi eu em Bagdade (leiam o meu livro EU VI BOMBARDEAR BAGDADE). Na primeira noite de bombardeamentos à capital do Iraque, os EUA e a NATO (ou OTAN) destruíram o Banco Central, o Museu Nacional, pontes sobre o rio Tigre, uma mesquita, uma igreja católica, um bairro residencial moderno construído pela empresa portuguesa Soares da Costa e quase todo o centro histórico da cidade. Tudo numa noite. Por ter ousado contar o que vi, fui empurrado para fora do Jornal de Notícias. E eu, que adoro mandar os patrões à merda, saí e nem lhes dei a confiança de explicar porque nunca mais apareci.

O secretário-geral da OTAN (ou NATO) diz que recebeu uma carta do governo da Federação Russa informando que não queria a organização militarista nas suas fronteiras: “Agora a NATO está nas fronteiras da Rússia. Esse foi o erro de Putin”. Ainda não está. Provavelmente nunca estará. Mas este é o respeito que eles têm pelos estados-membros. A Turquia disse que não aceita a adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN (ou NATO). O secretário-geral diz que já entraram!

A nazi que manda na Comissão Europeia pediu hoje em Davo que os países onde existem fundos da Federação Russa ou de cidadãos russos sejam imediatamente confiscados e enviados para a Ucrânia. Já não escondem o que sempre quiseram. Roubar o dinheiro das suas vítimas. Mas era bom que alguém explicasse à Úrsula, ao Borrell, ao Charles Michel e ao Biden que a Federação Russa não é o Iraque, a Líbia, a Síria, O Irão ou a Venezuela. Está visto que querem festa. Os polacos e os lituanos (governos de extrema-direita) hoje pediram aos EUA para mandarem a marinha de guerra “libertar” os portos ucranianos no Mar Negro.

A agência da ONU UNICEF revelou hoje algo que já todos sabíamos. A esmagadora maioria das crianças portugueses vivem em casas não saudáveis. O Tio Célito e o António Costa querem lá saber! É preciso mandar carradas de dinheiro para a Ucrânia. O patrão da Casa Branca mandou. Mas já explicou como vai ser aquela coisa dos 40 mil milhões em ajuda à Ucrânia. Afinal o dinheiro é para armas. E como os EUA vão fornecer a maior parte, a massa fica quase toda em casa. O Reino Unido leva uns trocos e o Zelensky recebe uma comissãozita.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana