domingo, 5 de junho de 2022

Moçambique | Reposição de serviços públicos em zonas recuperadas aos terroristas

O governo está a trabalhar para a reposição dos serviços públicos e infra-estruturas destruídas pelos terroristas nos distritos de Mocímboa da Praia, Quissanga, Muidume, Nangade e Macomia, na província de Cabo Delgado.

A informação foi partilhada ontem pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na reunião que manteve com a comunidade moçambicana residente na Guiné Equatorial.

O Chefe do Estado, que cumpre hoje o terceiro e último dia da visita de Estado a este país da África Ocidental, assegurou que o fornecimento de energia eléctrica, água e telefonia móvel está a ser reposto e a população está a regressar às suas casas gradualmente.

Explicou que os ataques terroristas, que iniciaram em 2017, estão a ser controlados com o apoio das tropas ruandesas e da Missão Militar da SADC (SAMIM).

“As populações já estão a retornar às suas zonas de origem, embora de forma tímida. Eles estão a retornar de forma livre devido à normalização da situação. Estamos a reforçar a segurança para repelir as incursões terroristas”, disse.

Sobre a situação na região centro do país, Nyusi garantiu que o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração das forças residuais da Renamo está a decorrer conforme o planificado, faltando apenas quatro das 16 bases para a sua conclusão.

Ana Rita Tene, em Riaba | Jornal Notícias (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana