segunda-feira, 11 de julho de 2022

Angola | INVOCAÇÃO DAS PRIMEIRAS DAMAS

Artur Queiroz*, Luanda

Eu estou de luto. Mas aprendi com o povo do Cangundo, Catumbo e Dambi que a festa mais bela é a da morte. Quando faleceu meu Pai, fui buscar a minha mãe, levei-a para um parque e ali abri uma garrafa de vinho tinto mais ou menos da minha idade. Bebemos, falamos, rimos e também chorámos. A vida é assim. Muito simples, muito directa, muito previsível. 

Angola acolheu o conclave da Internacional Democrata Centrista, uma espécie de coutada dos neonazis. Vieram a Luanda pela mão da UNITA de Adalberto da Costa Júnior, ele próprio dirigente da organização. Um festim. Como temos o mau hábito de reagir só depois da casa roubada, antes que seja tarde vou falar do presidente da instituição protofascista, Andrés Pastrana Arango. Tal como Rafael Marques e o bêbado da valeta, este também é jornalista de brincadeira. Mas sabe mais do que os avençados angolanos, que envergonham toda uma classe profissional.

Este sócio de Adalberto da UNITA foi presidente da Colômbia, entre 1998 e 2002, período mais duro da operação policial contra os sicários e terroristas da UNITA de Jonas Savimbi. Andrés Pastrana Arango era muito burro na escola e na universidade. Mas como seu pai tinha mundos e fundos mais um canal de televisão e outros Media, (também foi presidente da Colômbia) conseguiu um diploma em Direito. Mais valor tem o indígena William Tonet que conseguiu o mesmo diploma numa rifa da feira popular, sendo filho de um pobre. Adiante.

Antes de voos mais altos, Andrés Pastrana Arango candidatou-se a administrador municipal de Bogotá, financiado pelo narcotraficante Pablo Escobar, um bom rapaz que deu preciosa ajuda ao Galo Negro quando a Jamba era um supermercado de drogas. (Leiam o outro texto, antigo, que remeto neste correio). Foi nessa época que aquele galo ofertado a Adalberto da Costa Júnior em Menongue, começou a virar branco!l Era muito pó, muito mandrax, muita papoila processada.

Andrés Pastrana Arango, a meio do seu mandato presidencial (foi eleito em 1998), conseguiu o precioso título de presidente mais impopular da Colômbia. Averbou mais de 85 por cento de opiniões negativas. Adalberto está no mesmo caminho. Mas até 24 de Agosto ainda cai mais uns pontos. Espero que a direcção da UNITA não o impeça de concorrer. Estraga-nos a festa.

Com Andrés Pastrana Arango o desemprego na Colombia subiu para 15 por cento, rebentou as negociações de paz com as FARC, aboliu as políticas sociais, forçou o deslocamento de um milhão de camponeses para os narcotraficantes trabalharem à vontade. Enquanto Andrés Pastrana Arango foi presidente da Colômbia, a produção de cocaína subiu 47 por cento. O supermercado da Janba foi um bom centro de distribuição do produto. Associado ao Presidente Clinton apostou tudo na guerra contra a “guerrilha comunista”.

Isto é muito sério. As autoridades dos EUA denunciaram que Andrés Pastrana Arango tinha fortes ligações aos traficantes de drogas colombianos. O presidente da Colômbia, César Gaviria, denunciou em 2013 que o actual presidente da Internacional Democrática Centrista foi financiado pelo Cartel da Cali. É membro honorário da Fundação Chirac, uma espécie de lavandaria de dinheiro. Em 2016, fez uma campanha agressiva contra os Acordos de Paz na Colômbia.

Angolanas e Angolanos, Adalberto anda em más companhias. Não é apenas droga. É também ódio à paz e à democracia. Estamos de luto mas não somos cegos, surdos e burros. Se fossemos o que eles pensam, não tínhamos derrotado o regime racista da África do Sul. Nunca esqueçam. Pretória ordenou aos seus sequazes da UNITA que incrementassem  o tráfico de diamantes, marfim e madeiras preciosas do Cuando Cubango.

As más companhias de Adalberto não ficam por aqui. Já todos ouvimos falar dos processos ultra sofisticados de escutas telefónicas e pirataria informática. A representante da empresa que mais domina essas técnicas ilegais e altamente perigosas para os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, Riki Herzberg, também desembarcou em Luanda. Tem um currículo de estarrecer. Foi adida militar de Israel na embaixada de Washington. Colaboradora directa do coronel Nitzan Nuriel, chefe da segurança nacional de Israel. Agora é sócia da Adi Timor, empresa perita em espionagem. Mas também está ligada a empresas sinistras como a Ore Inovatuons e a Panthera. Especialidades da casa: Subversão e insurreição.

Nesta hora de luto quero prestar homenagem às nossas Primeiras Damas. Maria Eugénia Neto, a primeiríssima. Nossa Mamã eternamente. Fez tantos sacrifícios por nós! Obrigado do fundo do coração, Mamã.

Ana Paula dos Santos, a nossa segunda Primeira-Dama. O meu livro ANGOLA A VIA AGRESTE DA LIBERDADE esgotou em1980. No ano de 1992, estávamos na festa das primeiras eleições multipartidárias, a Dra. Ana Paula patrocinou a reedição do livro, na editora Maianga. Obrigado por tudo o que fez por nós, pelos sacrifícios que fez por nós. Obrigado por se ter lembrado do meu livro.

Ana Dias Lourenço, a actual Primeira-Dama. A sua vida, desde a juventude, praticamente desde que saiu dos bancos do Liceu Feminino (Dona Guiar de Lencastre) foi dedicada à Pátria Angolana. Ao sucesso do Povo Angolano. Foi ministra e representou Angola no banco Mundial. Poucas e poucos angolanos atingiram o seu nível técnico e político. Obrigado por tudo o que está a fazer e já fez por nós, Primeira-Dama. 

Acreditem, por trás de um grande homem tem de estar obrigatoriamente uma mulher. Obrigado às nossas Primeiras Damas. É bom invocá-las na hora do luto e da dor.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana