quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Ucrânia bombardeou um hotel de Donetsk cheio de jornalistas – eis como é estar lá

Outro ataque de Kiev atingiu o centro de Donetsk, visando um funeral e um hotel onde vários repórteres ficam e trabalham

Eva Barlett* | Global Research, 08 de agosto de 2022 | RT Notícias 4 de agosto de 2022

Às 10h13 desta quinta-feira, a Ucrânia começou a bombardear o centro de Donetsk. Houve cinco explosões poderosas no espaço de dez minutos.  A última explosão rebentou o vidro do espaço térreo do meu hotel, incluindo uma sala de estar – onde os jornalistas costumam reunir-se antes e depois de sair para fazer reportagens de campo – e o saguão. Cerca de um minuto antes, eu havia passado pelo último. O assistente de um cinegrafista que estava lá no momento da quinta explosão sofreu uma concussão com a força da explosão.

#Traduzido em português do Brasil

Uma mulher que caminhava do lado de fora do prédio foi morta, assim como pelo menos outras quatro pessoas, incluindo uma criança. Os canais do Telegram de Donetsk estão cheios de vídeos que os locais fizeram, dos mortos, feridos e danos, e de pessoas aflitas. Um desses post do Telegram é difícil de assistir (aviso: imagens gráficas) mostra um homem em choque com a visão horrível dos corpos de sua esposa e neto assassinados em uma rua a dois quarteirões do hotel.

O número total de feridos ainda não é conhecido, enquanto escrevo. As primeiras estimativas colocaram o número em pelo menos dez, entre eles dois trabalhadores da ambulância: um paramédico e um médico.

Lendo as notícias, você tem o luxo de advertências de imagens gráficas e a opção de não olhar para as fotos e vídeos da carnificina que ocorreu hoje, bem como nos últimos oito anos da guerra da Ucrânia ao Donbass. As pessoas aqui no terreno não recebem um aviso ou uma escolha se verão os restos mutilados de um ente querido ou de um estranho. Por mais desconfortável que seja ver essas imagens, elas precisam ser mostradas para que o mundo saiba a verdade do que está acontecendo em Donbass, para dar voz aos moradores locais, mortos e aterrorizados pelas forças ucranianas enquanto a mídia corporativa ocidental procura em outros lugares ou encobre esses crimes.

Cronologia de um ataque a bomba

Quando o bombardeio começou, eu estava no meu quarto editando imagens do dia anterior – depois de outro bombardeio em um distrito de Donetsk. Você não saberia da cobertura da maioria da mídia ocidental, mas as explosões são tão comuns aqui que eu não pensei muito na explosão, exceto que era mais alto que o normal e os alarmes dos carros estavam disparando.

Sete minutos depois, outra explosão, muito mais alta e muito mais próxima. Da janela, a fumaça podia ser vista subindo para o norte, provavelmente a 200 metros de distância. Isso teria sido bem perto da Opera House, onde a cerimônia fúnebre da Coroa Olga Kachura, da República Popular de Donetsk (DPR), morta ontem, estava começando.

Um minuto depois, outra explosão alta me fez sair correndo da sala, que dava para a direção da artilharia que se aproximava. Felizmente, o único dano acabou sendo uma janela quebrada.

No andar de baixo, jornalistas que estavam no hotel e outros que estavam do lado de fora prontos para sair reportando, se abrigaram no corredor por enquanto, prontos para correr para o porão se as coisas piorassem.

Um me disse que estava se preparando para filmar e estava a cerca de 10 metros de onde o último projétil atingiu. “Acredito que eles estavam tentando atingir o funeral. E jornalistas também” , disse. Ele também disse que havia uma mulher do lado de fora que havia perdido uma perna e que provavelmente já estava morta.

Pode-se supor que o único alvo pretendido pelas forças de Kiev fosse o serviço funerário do Coronel Kachura, com o objetivo talvez de enviar uma mensagem aos militares da RPD e aos civis que a apoiam. Embora isso fosse notório por si só, é provável que um hotel que abrigasse jornalistas também não fosse apenas um 'dano colateral'.

A Ucrânia rotineiramente persegue, censura, aprisiona, tortura e tem como alvo  o pessoal da mídia, colocando-nos em listas de morte.

As forças de Kiev sabem que muitos jornalistas ficam neste hotel por sua localização central e wifi forte. Muitos frequentemente fazem suas reportagens ao vivo do lado de fora do hotel. E aqueles que ficam aqui, assim como em outros bairros centrais de Donetsk, têm relatado em voz alta sobre a chuva de Donetsk pela Ucrânia com as insidiosas minas antipessoal "borboleta" proibidas internacionalmente nos últimos tempos - a mais recente, até hoje, na lista de crimes de guerra de Kiev. Esses explosivos são projetados para arrancar pés e pernas, e a Ucrânia disparou repetidamente foguetes contendo-os, lançando-os intencionalmente em áreas civis em Donetsk e outras cidades de Donbass.

Após as explosões no centro de Donetsk hoje, os Serviços de Emergência chegaram ao local e, após um período de calma, os jornalistas saíram para documentar os danos e os mortos. A mulher de quem me falaram estava deitada em uma poça de sangue, coberta com o que parecia ser uma cortina de uma das janelas estouradas.

A calma não durou muito. A Ucrânia logo retomou os bombardeios, e os jornalistas do lado de fora correram de volta para dentro quando recebemos outros quatro ataques. “É como uma coisa comum, eles filmam em um lugar e filmam novamente. Então, estamos no meio desse processo agora”, disse um sérvio perto de mim. O chefe de uma sede local dos Serviços de Emergência me disse que Kiev também faz ataques triplos, não apenas duplos.

Diz-se que a Ucrânia usou armas de calibre 155 mm padrão da OTAN no ataque de hoje. Se isso for verdade, este é outro exemplo da Ucrânia usando armas fornecidas pelo Ocidente para massacrar e mutilar civis nas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk.

Se ao bombardear um hotel cheio de jornalistas, Kiev queria intimidá-los para que não reportassem os crimes de guerra da Ucrânia, não funcionará. A maioria dos jornalistas que reportam aqui faz isso porque, ao contrário das lágrimas de crocodilo do Ocidente pelos conflitos que eles criam, nós realmente nos preocupamos com a vida das pessoas aqui.

*Eva Bartlett é uma jornalista independente canadense. Ela passou anos no terreno cobrindo zonas de conflito no Oriente Médio, especialmente na Síria e na Palestina (onde morou por quase quatro anos). @evakbartlett

A imagem em destaque é de Eva Bartlett

A fonte original deste artigo é RT News

Direitos autorais © Eva Bartlett , RT News , 2022

Sem comentários:

Mais lidas da semana