quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Ucrânia persegue o desastre nuclear. Ataca novamente central de Zaporozhye

As forças de Kyiv continuam suas tentativas de causar um desastre nuclear na região de Zaporozhye, atacando a central nuclear controlada pelos russos.

#Traduzido em português do Brasil

Em 11 de agosto, pelo menos dez projéteis lançados pelo exército ucraniano caíram na área da usina nuclear de Zaporozhye, segundo autoridades regionais.

De acordo com Vladimir Rogov, membro da administração civil-militar da região de Zaporozhye, disse que cinco projéteis caíram perto do escritório do comandante na usina, próximo a um local de soldagem e uma instalação de armazenamento de substâncias radioativas, fazendo com que a grama da área pegasse fogo. Cinco outros projéteis atingiram a área do quartel de bombeiros ao lado da usina.

As autoridades locais dizem que os ataques provavelmente foram realizados por sistemas de foguetes de lançamento múltiplo ucranianos e artilharia pesada posicionados na região de Dnepropetrovsk.

Felizmente, desta vez, nenhum dos ataques levou a incêndios nos reatores e nenhuma vítima foi relatada.

As forças de Kyiv bombardeiam regularmente a área próxima à usina nuclear e esses ataques foram intensificados nos últimos dias. A usina nuclear de Zaporozhye caiu sob controle das forças russas no final de fevereiro. A planta opera com funcionários locais sob controle russo.

A Rússia descreve as ações do governo de Kyiv como “terrorismo nuclear”.

Por sua vez, a propaganda ucraniana e pró-OTAN, de acordo com suas melhores práticas, acusou a Rússia de bombardear sozinha a usina nuclear controlada pela Rússia.

South Front 

Sem comentários:

Mais lidas da semana