Conforme é público e é descrito na notícia da TSF que publicamos a seguir, a Vodafone está, desde ontem à noite, a ser alvo de um ciberataque. Exatamente por esse motivo é mais que provável que continuemos a ter dificuldades na publicação normal do Página Global. Procuraremos minimizar o melhor possível os efeitos do referido ciberataque enquanto o serviço afetado não estiver normalizado, o que, segundo a Vodafone, deverá verificar-se daqui por algumas horas. Por nós aqui estamos e estaremos. Avante!
Redação PG
VODAFONE FOI ALVO DE CIBERATAQUE
A operadora informa que, até ao
momento, não existem indícios de que os dados dos clientes tenham sido acedidos
ou comprometidos. Após as falhas registadas na noite de segunda-feira, já foram
"recuperados os serviços de voz móvel" e os serviços de dados móveis
já "estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país".
Vodafone foi alvo de um
ciberataque "deliberado e malicioso" que provocou "danos e
perturbações" no serviço de telecomunicações, anunciou a operadora esta
terça-feira.
"A Vodafone foi alvo de uma
disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um
ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e
perturbações. Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a
Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os
serviços. Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes
de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e
serviços de atendimento voz/digital", pode ler-se na nota enviada às
redações, que sublinha que, neste momento, "não existem indícios de que os
dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos".
A operadora de telecomunicações adiantou
que já foram "recuperados os serviços de voz móvel" e "os
serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase
todo o país".
"Infelizmente, a dimensão e
gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais
serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve
múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa
recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça-feira",
acrescentou.
A Vodafone informou também que a
investigação "aprofundada" vai ser "prolongada por tempo
indeterminado" e contará com o envolvimento "das autoridades
competentes".
"A Vodafone continua
absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo
possível e lamenta profundamente os transtornos causados aos nossos
Clientes", assinalou a operadora, garantindo que vai continuar a atualizar
informações sobre o estado do serviço "à medida que a situação
progrida".
A Vodafone registou, na noite de
segunda-feira, problemas técnicos, com os clientes a não conseguirem ter acesso
aos serviços de telefone e rede de Internet, segundo o portal que controla os
problemas e falhas de serviços 'online', Downdetector.
Os problemas começaram a ser
sentidos sensivelmente desde as 21h00.
O portal Downdetector registou o
pico de notificações (7727) pelas 22h05, sendo Lisboa, Porto, Vila Nova de
Gaia, Amadora, Coimbra, Braga, Rio Tinto, Santo Tirso, Maia os locais com mais
problemas registados.
Carolina Quaresma | TSF
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