sábado, 21 de janeiro de 2023

Nova Zelândia | AS MULHERES SOFREM CULPA, ABUSO E DESAPROVAÇÃO

Não é de admirar que Jacinda Ardern esteja exausta

Jess Phillips* | The Guardian | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Preocupamo-nos com nossas famílias, com nós mesmos, com as ameaças e com as expectativas da sociedade. Quando isso leva ao esgotamento, alguém pode se surpreender?

Jacinda Ardern não tem mais gasolina no tanque para continuar como primeira-ministra da Nova Zelândia. Seu discurso de demissão foi o tipo de momento raro e digno que esperamos dela, como uma mulher que apresentou ao mundo o tipo de liderança que emprestou de forma única sua inteligência emocional. Vou sentir falta de seu tom e graça. Ela deixa um legado do qual pode se orgulhar.

Tenho pensado sobre o que queimou o combustível que ela usava para governar.

Em primeiro lugar, não tenho dúvidas de que ela sentia a culpa constante que praticamente todas as mulheres do mundo sentem no momento em que evacuam o útero de uma criança. Até mesmo as mães do mundo perfeitas e polidas no Instagram, no estilo Mary Poppins, temem que algo que elas façam prejudique seus filhos de alguma forma. Perguntei a meu marido, que sempre foi o principal cuidador de nosso filho, se ele já se sentiu culpado por perder uma peça da escola ou ficar até tarde no trabalho. Ele me olhou perplexo; o conceito se perdeu nele. Ele apenas pensa: “Tive que ir trabalhar”, e esse é o começo e o fim desse labirinto moral para ele. Para mim, há uma tortura constante e auto-aversão sobre como minhas escolhas podem afetá-los. Não importa o quanto eu tente afastar a aparência social, ela está sempre lá. Para Ardern, haverá polegadas de coluna em abundância para manter a tortura formigando em sua pele.

Isso não quer dizer que a maioria das mulheres trabalhadoras não forçam isso: elas fazem isso todos os dias em todas as forças de trabalho do país. Apenas queima combustível, combustível que os outros não precisam gastar. É cansativo e consome nossa largura de banda.

A pressão exercida sobre as mulheres trabalhadoras é cansativa o suficiente sem ser intensificada por ser uma mulher pública - e a pior de todas as ofensas, para alguns, uma mulher política. O que queima meu combustível a ponto de uma luz de emergência piscando e um alarme estridente é o abuso e a ameaça de violência que se tornou normal para as mulheres políticas. Jacinda Ardern deve ter sofrido isso impiedosamente. Hoje, colegas e admiradores discutiram até que ponto essa constante ameaça de abuso contribuiu para seu esgotamento.

Essas ameaças também vieram de muitas fontes: pessoas que odeiam mulheres progressistas e acreditam que elas estão condenando a masculinidade; anti-vaxxers indignados com sua postura dura contra a Covid; aqueles com uma aversão geral a todos os políticos.

Combine os dois queimadores de combustível e o que você terá é a terrível culpa, medo e vergonha pelas decisões que você tomou em sua carreira, ou suas posições políticas (não importa o quanto você acredite nelas), coloque seus filhos, entes queridos e funcionários em perigo.

Momentos antes de começar a escrever isso, conversei com uma mulher que trabalha para mim, que me disse que não estaria trabalhando em um determinado dia porque teve que prestar depoimento no tribunal após um incidente em meu escritório. Ela não era o alvo: era eu. Quando meus filhos na escola têm que responder a perguntas de seus colegas sobre as posições que assumi, ou ouvem coisas odiosas e falsas que foram publicadas sobre mim, ou quando agem com hipervigilância em multidões públicas, cientes da ameaça para nós, meu coração se parte e mais combustível queima.

Sem dúvida, isso é algo que todos os homens e mulheres na vida política experimentam. No entanto, estudos mostram que o nível de violência – frequentemente violência sexualizada – e a ameaça que mulheres políticas enfrentam é incomparável. Estou acostumado com isso. Eu gostaria de não estar; mas também gostaria de ter tamanho 10. Mas também nunca vou me acostumar com o efeito que isso causa nas outras pessoas; é tão cansativo. É apenas outra coisa que tenho que considerar além de me preocupar com políticas e detalhes, consequências e lealdades. Ele queima combustível.

O que podemos fazer sobre isso? Como Jacinda, acredito que a resposta é ser honesto sobre o fato de que a política é um jogo emocional e não burocrático. E constantemente pressionando por um ambiente político mais empático, que será gerado por mais mulheres líderes e políticas, não menos.

Não sou tão idealista a ponto de pensar que a política vai mudar de rumo no meu tempo. Mas devemos construir as estruturas em nossa política e nossa mídia que condenam e criminalizam os perpetradores desse abuso e aqueles que obtêm lucros maciços ao espalhá-lo. Devemos criar estruturas de apoio nas quais as mulheres políticas e ativistas possam se apoiar sem serem vistas negativamente ou como fracas.

Infelizmente, mesmo enquanto escrevo minhas sugestões de mudança, sei que são as mulheres que terão que trabalhar para alcançá-la, como sempre fazemos. Este trabalho consome mais combustível – combustível que outros não precisam gastar na busca de uma vida política. Não é de admirar que Jacinda esteja exausta.

*Jess Phillips é parlamentar trabalhista de Birmingham Yardley

Imagem: Jacinda Ardern, primeira-ministra, anunciando sua renúncia em Napier, Nova Zelândia ontem. Fotografia: Kerry Marshall/Getty Images

Sem comentários:

Mais lidas da semana