sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Eis o que aprendi analisando a nova Guerra Fria por 365 dias consecutivos - Korybko

Andrew Korybko* | Substack | # Traduzido em português do Brasil

Falando humildemente, ninguém na Alt-Media Community ou na Mainstream Media publicou tantas análises quanto eu no ano passado, que ultrapassam cumulativamente mais de 1.000, visto que eu em média três por dia e às vezes libero até cinco. Eu recalibrei meus modelos conforme exigido pelas mudanças de circunstâncias, a fim de refletir a realidade com a maior precisão possível, sabendo que é impossível produzir um trabalho perfeito, mas sempre aspirando fazer o melhor que posso.

Sou um analista político americano baseado em Moscou que escreveu sobre a Nova Guerra Fria nos últimos 365 dias consecutivos desde o início da operação especial da Rússia na Ucrânia exatamente um ano atrás. Comecei compartilhando meus pensamentos no OneWorld e continuei fazendo isso no Substack depois que o primeiro foi extinto. Ocasionalmente, também publico na CGTN, para a qual dou entrevistas de rádio de vez em quando, bem como em outros sites para os quais trabalho como freelancer. Duas vezes por semana, também faço breves análises de vídeos que compartilho nas redes sociais.

Antes de resumir tudo o que aprendi, gostaria de compartilhar algumas das minhas chamadas “análises fundamentais” que permanecem relevantes até agora. Eles fornecerão aos leitores uma visão detalhada de alguns dos pontos que abordarei no presente artigo. Todos também são incentivados a me fazer perguntas no Twitter se estiverem interessados em saber mais sobre meus pensamentos. Aqui estão os materiais de apoio que constituem minha visão de mundo como está atualmente:

* 25 de fevereiro: “Sou um orgulhoso polonês americano com ascendência ucraniana: eis por que #IStandWithRussia”

* 15 de março: “Por que os EUA priorizaram a contenção da Rússia sobre a China?”

* 26 de março: “A Rússia está travando uma luta existencial em defesa de sua independência e soberania”

* 18 de abril: “Vladimir Putin: Monster, Madman ou Mastermind?”

* 15 de maio: “O que é desonestamente difamado como ‘propaganda russa’ é apenas a visão de mundo multipolar”

* 5 de agosto: “O Ministério das Relações Exteriores da Rússia explicou de forma abrangente a transição sistêmica global”

* 1º de setembro: “A fantasia política de ‘descolonizar a Rússia’ está fadada ao fracasso devido ao patriotismo de seu povo”

* 5 de outubro: “A Rússia ainda vencerá estrategicamente, mesmo no cenário de impasse militar na Ucrânia”

* 29 de outubro: “A importância de enquadrar adequadamente a nova Guerra Fria”

* 12 de novembro: “20 críticas construtivas à operação especial da Rússia”

* 29 de novembro: “A evolução das percepções dos principais atores ao longo do conflito ucraniano”

* 26 de dezembro: “As cinco maneiras pelas quais 2022 mudou completamente a grande estratégia russa”

* 22 de fevereiro: “Putin lembrou a todos que a Rússia está usando a força para acabar com a guerra iniciada pelo Ocidente”

Falando humildemente, ninguém na Alt-Media Community (AMC) ou na Mainstream Media (MSM) publicou tantas análises quanto eu no ano passado, que cumulativamente ultrapassam mais de 1.000, visto que eu em média três por dia e às vezes libero até cinco. Eu recalibrei meus modelos conforme exigido pelas mudanças de circunstâncias, a fim de refletir a realidade com a maior precisão possível, sabendo que é impossível produzir um trabalho perfeito, mas sempre aspirando fazer o melhor que posso.

Apliquei o processo de sete etapas que compartilhei com os leitores quase meia década atrás, na primavera de 2018, para ajustar meu trabalho, que os leitores podem revisar aqui se ainda não estiverem familiarizados com ele. Espero que meu exemplo possa inspirar outras pessoas a seguirem meus passos, se assim o desejarem, ou pelo menos aprender mais sobre o processo comprovado de produção de análises de qualidade. Sem mais delongas, aqui está o que aprendi analisando a Nova Guerra Fria por 365 dias consecutivos:

----------

* Os EUA estão fazendo um jogo de poder sem precedentes para a dominação global

Tudo o que aconteceu no ano passado prova que os EUA não vão sentar e deixar a transição sistêmica global para a multipolaridade prosseguir sem impedimentos. Está travando uma Guerra Híbrida multidimensional no mundo com a intenção de atrasar indefinidamente esse processo, com a guerra por procuração da OTAN contra a Rússia via Ucrânia sendo o principal exemplo disso. Depois de reafirmar com sucesso sua hegemonia unipolar sobre a Europa, os EUA agora querem expandir sua “esfera de influência” no Sul Global.

* Nem o novo bloco de fato da Guerra Fria é tão unificado quanto pode parecer

A Nova Guerra Fria pode ser resumida como a luta entre o Bilhão de Ouro do Ocidente liderado pelos EUA e o Sul Global liderado conjuntamente pelos BRICS e SCO sobre a direção da transição sistêmica global, com o primeiro mencionado querendo manter a unipolaridade enquanto o último quer acelerar a multipolaridade. No entanto, nenhum deles é tão unificado quanto parece, já que os membros nominais do Bilhão de Ouro Hungria, Israel e Turquia desafiam regularmente os EUA, enquanto o Brasil, membro do BRICS, é politicamente contra a Rússia, o que expliquei aqui.

* A maior parte do que a AMC e MSM produzem é cópia e notícias falsas

Os leitores podem ser perdoados por terem ficado com a impressão de que cada bloco de fato da Nova Guerra Fria é unificado desde que o AMC e o MSM falsamente promoveram tais afirmações sobre o Sul Global e o Bilhão de Ouro, respectivamente. Eles contam com uma combinação de notícias falsas e copium, que se refere a narrativas fabricadas artificialmente para apresentar desenvolvimentos desvantajosos como supostamente benéficos, a fim de impulsionar sua agenda. Ambos geralmente não são confiáveis e ninguém deve considerar suas reivindicações como garantidas.

* A rápida ascensão da Índia à proeminência global é o principal evento do Cisne Negro

De todos os desenvolvimentos inesperados que surgiram no ano passado, o principal evento do cisne negro é a rápida ascensão da Índia como uma grande potência globalmente significativa. Ele visa montar um terceiro pólo de influência em meio ao enfraquecido duopólio bi-multipolar de superpotência sino-americana, a fim de acelerar a fase tripolar da transição sistêmica global antes de sua forma final de multipolaridade complexa (“multiplexidade”), daí o motivo de Soros estar mirando nela. . Leitores intrépidos podem aprender mais sobre isso revisando os hiperlinks anteriores.

* O resultado da nova détente sino-americana será decisivo

A China e os EUA vêm explorando uma série de compromissos mútuos com o objetivo de estabelecer um “novo normal” em suas relações com o objetivo de preservar conjuntamente a mencionada ordem mundial bimultipolar desde a Cúpula de Xi-Biden em meados de novembro. A Nova Détente foi inesperadamente complicada pelo incidente do balão no início de fevereiro, no entanto, o que poderia levar Pequim a abandonar esses planos. O resultado desse processo, que os hiperlinks anteriores detalham, será decisivo para a Nova Guerra Fria.

----------

Espero que o insight que compartilhei possa iluminar as pessoas para que percebam o complexo processo que se desenrola em todo o mundo de novas maneiras que melhorem sua compreensão sobre elas. Tudo o que está acontecendo é tão caótico e imprevisível, mas ainda assim existem algumas tendências discerníveis, que identifiquei em meu trabalho ao longo do ano passado. Estou convencido de que a transição sistêmica global para a multipolaridade é irreversível pelos motivos que expliquei, mas também não espero que ela seja concluída tão cedo.

*Andrew Korybko -- Analista político americano especializado na transição sistêmica global para a multipolaridade

Sem comentários:

Mais lidas da semana