quinta-feira, 30 de março de 2023

Angola | VEDETAS EQUIVOCADAS E MANIFESTAÇÕES FALHADAS -- Artur Queiroz

Hariana

Artur Queiroz*, Luanda

O negócio do entretenimento televisivo precisa de criar vedetas que alimenta e promove para depois viver delas. Ilusão vezes ilusão dá ilusionismo. A TPA criou a Hariana, uma menina americanizada, certificada pela CIA e com entrada garantida na Casa Branca. Ser recebido por ela é o mesmo que uma audiência do genocida Biden. A Vice-Presidente da República Esperança da Costa teve essa benesse, em forma de entrevista.

A Hariana diz com sotaque gringo: Entre nós política é só para homens, mulher não dá nada, como se sente por ter chegado tão alto? E sua excelência respondeu mais ou menos assim: Nunca me passou pela cabeça chegar tão alto, mulher é para ficar em casa, menina não vai à escola. E eu aqui tão alto!

Com o devido respeito, o disparate é livre, a leviandade mais ou menos, a estupidez natural tolera-se. Mas convinha que a TPA tirasse do ar a promoção da entrevista e rapidamente. Porque a conversa de Hariana e a Vice-Presidente da República nada tem a ver com Angola. Adultera gravemente a realidade angolana. O canal público de televisão não pode fazer isso. Eu sei que os propagandistas de serviço passam esta falsificação: Angola só existe desde que o Presidente João Lourenço foi eleito em 2017, como cabeça de lista do partido MPLA!     

Não é verdade. Com paciência e indulgência vou explicar à Hariana e a sua excelência a Vice-Presidente da República o que está errada naquele paleio que se faz passar por entrevista. O MPLA era uma organização revolucionária que desencadeou a Luta Armada de Libertação Nacional, no dia 4 de Fevereiro de 1961. Engrácia Francisco Cabenha participou na revolução. 

Na guerrilha do MPLA participaram muitas mulheres. Deolinda Rodrigues de Almeida, Irene Cohen, Lucrécia Paim, Engrácia dos Santos e Teresa Afonso representam essas Heroínas. Pertenciam ao Esquadrão Kamy quando foram presas, torturadas e mortas em Kinkuzu, Zaire, (hoje RDC)) pelas tropas da FNLA. Maria Mambo Café pertenceu ao primeiro Bureau Político do MPLA. Foi ministra. A nossa Inga (Luzia Inglês) dirigiu muitos anos a Organização da Mulher Angolana (OMA). O que é esta organização? Um espaço para as mulheres fazerem política.

Senhora Vice-Presidente da República! Menina Hariana! Na conversa erradamente chamada entrevista falam de uma Angola que só existe na vossa imaginação. Mas sim, existiu durante o colonialismo, Por favor, não estacionem nesse pântano pestilento mesmo que a CIA assim ensine a menina entrevistadora feita vedeta da TPA. Já agora, aí vai uma dica. Perguntem a Tchizé dos Santos como se faz uma vedeta. Ela sabe. Foi assim que um dia ressuscitou o canal dois. Enfim, agora pensa com a cabeça do Gangsta mas é uma distracção do acaso. 

Ao nível da Hariana foi guindado Gelson Emanuel Quintas, mais conhecido por Man Genas. Traficante de droga, resolveu vender os seus serviços à UNITA. Fez denúncias caluniosas e depois fugiu para Maputo. Uma delegação de três deputados do Galo Negro foi à capital moçambicana para apoiar o seu traficante e caluniador. Entre os deputados está um tal Olímpio Quilumbo apresentado como “quatro vice-presidente do Grupo Parlamentar da UNITA”.

O quarto chefe dos deputados da associação criminosa disse à Voz da América (o Presidente João Lourenço também deu uma entrevista a este instrumento da CIA) que “depois de ter estado no Serviço de Imigração e Fronteiras e no Ministério do Interior, o pedido de encontrar-me com Man Genas foi indeferido. Só podemos concluir que o Governo moçambicano mostrou-se indisponível em atender a nossa solicitação, que é tão simples”.

Para este sicário falar com um traficante de droga e caluniador foragido à Justiça Angolana é uma coisa muito simples. O deputado Quilombo (ou Kiombo?) aproveitou para propagar as calúnias do próprio Man Genas. Assim ficámos a saber quem o manobrou e instrumentalizou. Mas com medo que o traficante e caluniador dê com a língua nos dentes, deputados eleitos pelo povo foram a Maputo comprar o seu silêncio. Falharam!  

Os sicários da UNITA fardaram um jovem à Savimbi e espalharam a imagem. De repente, o Savimbi fingido desapareceu, Os seus fardadores e pagadores ousaram pôr a circular que foi preso! Aí o Paulo Flores e a Tchizé dos Santos aderiram à greve do dia 31 de Março “ninguém sai de casa”. A Laura Macedo diz que também fica na casota do canil “assim não somos agredidos pelas forças comandadas pelos Guardiões da Ditadura. A Polícia e seus Cães não vão poder nos abocanhar”. 

Pelos vistos o dinheiro dos diamantes de sangue do Galo Negro nunca mais acaba. Esta “manifestação” é mesmo da UNITA que, sem argumentos políticos, sem estrutura, sem capacidade para fazer o jogo democrático, usa cada vez mais a marginalidade para chegar ao poder. 

O deputado Adriano Sapiñala, da UNITA, lançou o apelo: “Bom dia Angola, dia 31 a senha é ficar em casa”. O seu companheiro Gangsta, também foragido da Justiça, faz os mesmos apelos. Mobilizou o Paulo Flores! Desde que vi um porco andar de bicicleta e mais tarde uma bicicleta andar de porco, nada me surpreende. 

Nas redes sociais também circulam os apelos “Dia 31 vou bumbar” ou “Diga sim ao trabalho”. Vamos ver se ganham os marginais apoiados pela associação criminosa UNITA ou a decência. 

O embaixador dos EUA em Luanda, Tulinabo S. Mushingi, visitou a Empresa Edições Novembro, proprietária do Jornal de Angola. O seu empregado Faustino Henrique é editor de Opinião do periódico, tem duplo emprego! Já ganhou mais um punhado de dólares. Mas este escapa ao crivo do combate à corrupção. 

A ONU fez hoje uma acusação gravíssima. Na Líbia dominada pelos grupos armados ao serviço da OTAN (ou NATO) estão a ser cometidos graves crimes contra a Humanidade. Já sabíamos. Mas desta vez é muitíssimo mais grave. A Organização das Nações Unidades denunciou que esses crimes hediondos são cometidos com o apoio da União Europeia. 

Não admira. O cartel está nas mãos de nazis. Isto de desnazificar a Ucrânia tem de ir mais longe. França com urgência. Portugal urgentemente. Israel, urgentíssimo. Reno Unido era para ontem. Depois venham dizer que não vos avisei. 

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana